Cultura organizacional

Aprender com a Gestão do Conhecimento

Gestão de Conhecimento Qualidade
Imprimir artigo

Falo aqui não como uma especialista, mas sim como observadora. Vejo que esta forma de ver e conceber empresas que aprenderam a gerir seu conhecimento é bastante significativa, quando pensamos que cada vez mais lidamos com massas de informação, que podem ou não gerar conhecimento. Gosto sempre de frisar isso, pois em minha concepção a gestão do conhecimento não é algo que pré-existente em algum lugar e simplesmente o tomamos. Considero-a como o produto de uma ação consciente em transformar informação em algo mais. Nesse contexto, podemos entender mais sobre o assunto estudando a Gestão do Conhecimento ou a transferência e conversão de conhecimento.

O mundo contemporâneo precisa reconhecer as formas de lidar com compartilhamento que gera conhecimento e inovação e que está  em constante movimentação.  Daí a importância não apenas de produzir, mas essencialmente de distribuir criativamente o conhecimento que se tem além de manter uma inquietação necessária aos constantes acréscimos e melhorias.

Questões sobre como oferecer  o ambiente propício para que tal ciclo virtuoso ocorra é um dos desafios das instituições. Não basta ter planos, estratégias, metas bem traçadas e delineadas se no seu corpo faltarem profissionais com tal espírito compartilhador e   interdisciplinar. Sob esta ótica, é preciso não de ?tarefeiros?, meros executores, mas antes de tudo pessoas com a capacidade de engendrar e compartilhar… colaborativo  e motivador  da criatividade e Inteligência própria e as alheias.

…receitas não servem à pessoas! São eficientes na culinária!

Não creio em receitas prontas, e muito menos daquelas que seguem em listas com os 10 pontos…os 6 ou os 5 pontos… Isso não existe! O primeiro passo efetivo a ser dado é reconhecer que as receitas não servem à pessoas! São eficientes na culinária!

Acredito sim, que pessoas com o perfil (citado acima) e que tenham um bom repertório intelectual, metodológico, amplamente experienciado em suas vivências profissionais, o que garantirá maiores chances de êxito, apenas e tão somente isso. O mesmo profissional terá resultados diversos de acordo com o ambiente e a cultura organizacional que estará inserido.

As questões em torno desse tema são múltiplas, e contribuições e experiências são importantes, o que você pensa do assunto !?

 

Post publicado originalmente dia 15 de outubro de 2013, estamos republicando em nossas férias. Boas festas! 😉

Autor

Comentários

Posts Relacionados

Gestão do Conhecimento Qualidade
← Post mais recente
Como melhorar a comunicação e os resultados em sua empresa?