Blog da Qualidade

Diagrama de relacionamento

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

O diagrama de relacionamento (DR) é uma combinação de configuração gráfica com texto que descreve o fluxo e as relações da tarefa executada de forma manual e automatizada, onde a lógica do sistema é traçada passo a passo e o que é executado é detalhado juntamente com o que é efetuado pelo computador ou por qualquer outra atividade externa de apoio.
Da mesma forma que o mapa do processos (MAP), o DR utiliza símbolos padronizados que são encontrados em qualquer tipo de software.

Figura 1: Simbolos DR

COMO ELABORAR UM DIAGRAMA DE RELACIONAMENTO
O diagrama de relacionamento deve ser iniciado após a confecção do mapa de processos detalhando as tarefas de cada serviço, onde cada função ou processo deverá ter agrupamentos identificados de tarefas, como se fossem trabalhos separados. O que acaba ocorrendo é que cada mapa de processos terá um ou mais diagramas de relacionamento a ele associado, e cada diagrama de relacionamento deve conter a remissão ao mapa de processos que ele descreve e detalha.

O diagrama de relacionamento é apresentado em três colunas:
– A primeira, à esquerda, detalha o fluxo operacional que descreve as tarefas executadas manualmente.
– A segunda coluna, no centro, descreve as atividades do sistema, onde devem aparecer todos os arquivos acessados e as funções internas.
– Na terceira coluna, à direita, são descritas as ações contendo uma narrativa abreviada que descreve o que foi estabelecido no diagrama nas duas colunas anteriores.

O fluxo se desenvolverá para a frente e para trás, entre as três colunas, descrevendo quando as pessoas executam uma tarefa e quando o computador responde a essas mesmas ações.
Não existem regras que definam quantas tarefas podem estar sendo executadas ou em qual sequência de passos.
EXEMPLO

Figura 2: DR parcial da conferência de pedidos de vendas

O diagrama de relacionamento é um detalhamento do mapa de processos e ambos devem gerar novas ações, ajudando a empresa desenvolver processos onde os resultados obtidos sejam positivos.

REFERÊNCIA
ALVAREZ, Maria Esmeralda Ballestero. Administração da qualidade e da produtividade: abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2001.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!