Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby
As operações de manufatura e serviços tem relação direta com o volume e variedade do produto ou serviço produzido. Operações de baixo volume apresentam uma alta variedade e vice-versa, portanto, cada tipo de processo em manufatura ou serviço implica na forma de como as atividades das operações são organizadas, levando-se em conta seu volume e variedade.
TIPOS DE PROCESSOS EM MANUFATURA
– Processos de projeto: este tipo de processo trabalha com itens discretos e customizados, com inicio e fim bem definidos, oque representa um período relativamente longo de produção. Tem como característica baixo volume e alta variedade e geralmente o produto fabricado é único.
Exemplo: Construção de navios, aviões, produção de filmes, etc.
– Processos de jobbing: os processos de jobbing também possuem como característica baixo volume e alta variedade, mas enquanto que em processos de projeto cada produto possui recursos especificamente para ele, em processos de jobbing os recursos da produção são divididos entre eles. A operação processa uma série de produtos que diferirão entre si por suas características.
Exemplo: Restauradores de móveis e alfaiates (que dividem os recursos da operação para fabricação de outros produtos).
– Processos em lotes: como o próprio nome diz, os produtos são fabricados em lotes. Possuem como característica alto volume e baixa variedade.
Exemplo: Produção de roupas, calçados, etc.
– Processos de produção em massa: também possuem como característica alto volume e baixa variedade, mas apresentam um volume ainda maior do que os processos em lotes.
Exemplo: Fabricação de automóveis, eletrodomésticos, etc.
– Processos contínuos: os processos contínuos situam-se além dos processos de produção em massa, pelo fato de operarem em volumes ainda maiores e variedades muito baixas, pois trabalham em um processo inenterrupto devido as características da operação.
Exemplo: Petroquímicas, fornecimento de energia elétrica, fábricas de papel.
TIPOS DE PROCESSOS EM SERVIÇOS
– Serviços profissionais: serviços profissionais apresentam um baixo volume e alta variedade devido ao seu alto nível de customização, sendo que é adaptado para atender às necessidades individuais dos clientes. São baseados em pessoas, com ênfase no processo.
Exemplo: Consultores, advogados, cirurgiões, etc.
– Serviços de massa: serviços de massa apresentam alto volume e baixa variedade. São baseados em equipamentos com orientação para o produto. Como não é um serviço profissional, deve seguir procedimentos preestabelecidos.
Exemplo: Supermercados, rodovias, aeroportos.
– Lojas de serviços: as lojas de serviços encontram-se entre os serviços profissionais e os de massa, pois são caracterizadas por níveis de contato com o cliente, customização, volumes de clientes e liberdade de decisão.
Exemplo: Bancos, escolas, lojas, hotéis, etc.
Como vimos, as operações que possuem uma alta variedade de produtos e serviços, consequentemente apresentarão um baixo volume devido ao fato de que não tem como trabalhar com grandes quantidades quando a operação exige atenção a detalhes.
Desta forma, é improvável trabalhararmos com alto volume/alta variedade e baixo volume/baixa variedade.
Aprenda mais sobre Layout nas Operações Produtivas.
REFERÊNCIA
SLACK, Nigel. Administração de Produção. São Paulo: Atlas, 2002.
2 comentários em “Processos em manufatura e serviços”
SHFJDVC NBDSDBDRMDDNCD
CBDF,DBCC