Para que um serviço apresente todos os elementos da qualidade e seja sentido como excepcional pelo cliente é preciso que os 5 gaps sejam eliminados. Os gaps significam as divergências que ocorrem dentro de uma empresa e entre a empresa e o cliente, o que resulta em má qualidade na prestação do serviço. Os cinco gaps são:
RAZÕES PARA OCORRÊNCIA DOS 5 GAPS
- Gap 1: divergência entre a expectativa do cliente e o que a empresa ou o prestador do serviço entendeu como sendo a expectativa do cliente.
- Gap 2: divergência entre o entendimento da empresa e as especificações que elabora para atender o cliente.
- Gap 3: divergência entre as especificações elaboradas e o serviço gerado.
- Gap 4: divergência entre o serviço gerado e a comunicação externa ao cliente.
- Gap 5: divergência entre o serviço esperado e o serviço fornecido.
- Primeira fase: análise dos gaps.
- Segunda fase: planejamento da ação necessária para diminuir ou eliminar os gaps.
- Terceira fase: desdobramento das estratégias, dos processos de comunicação e direcionamento de toda a empresa, através do compromisso dos colaboradores e da liderança.
- Gap 1: o almoxarife entende que a produção quer embalagens com não menos de 100 peças daquele material.
- Gap 2: o almoxarife especifica ao separador e embalador do material que coloque o produto em caixas nas quais caibam ao menos 100 peças.
- Gap 3: o embalador tem dificuldade para encontrar caixas iguais e decide embalar o produto na quantidade total correta, mas com quantidade variável por caixa (quando tiver as caixas suficientes).
- Gap 4: são 16:00 horas (o almoxarifado fecha às 17:00 horas e o material é necessário para o segundo turno de produção, que inicia às 17:00 horas), e apesar de o material ainda não estar totalmente separado, o almoxarife avisa à produção que o material já está separado e que vai entregá-lo às 17:00 horas para o segundo turno da produção.
- Gap 5: às 17:00 horas o material ainda não chegou. O material chega às 17:30 horas (a produção está parada), as caixas não contém o mesmo número de peças, o que obriga o supervisor da área a contar todo o material recebido, e elas não podem ser empilhadas uma sobre a outra, poupando espaço, porque são todas diferentes. Muitas caixas não permitem empilhamento porque o material da caixa não suporta o peso.
- Eliminação do gap 1: identificar o que foi entendido e mostrá-lo ao cliente.
- Eliminação do gap 2: dizer ao embalador que deve separar o material em caixas iguais que resistam ao empilhamento e suportem exatamente 100 peças por caixa, para facilitar a contagem na produção e a divisão da produção entre as máquinas.
- Eliminação do gap 3: estabelecer uma metodologia de controle do processo e separação, contagem e embalagem de peças.
- Eliminação do gap 4: somente avisar a produção quando o serviço estiver concluído e o meio de transporte das caixas até a produção estiver disponível.
- Eliminação do gap 5: verificar o atendimento junto ao cliente.

- Gap 1: má investigação das necessidades do cliente e comunicação deficiente com o cliente e dentro da empresa.
- Gap 2: falta de compromisso com a qualidade; falta de metodologia no estabelecimento de especificações e dificuldade em perceber se é possível a execução do serviço.
- Gap 3: falta de conhecimento para realizar o serviço; falta de trabalho em times e problemas de relacionamento e de motivação.
- Gap 4: desconhecimento quanto ao andamento dos trabalhos; falta de controle das operações; comunicações inadequadas e motivação para exagerar a realidade.
- Gap 5: é o resultado final proporcionado pelos 4 gaps anteriores.
REFERÊNCIAMARTINS, Petrônio G. LAUGENI, Fernando Piero. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva, 2006.
4 comentários em “Os 5 Gaps da Qualidade”
Olá Rosemary!
Procedimentos de trabalho bem definidos e específicos para cada um dos gaps juntamente com uma auditoria interna periódica podem minimizar, e muitio, esses erros internos.
Abraço
Anderson!
muito bem explicado, me ajudou muito na prova de gestão de serviços da faculdade, um abraço