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Jogo do milhão na qualidade: a ideia completa para semana da qualidade!

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Juliana Geremias

Juliana Geremias

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Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

A Semana da Qualidade está chegando! E aí, você já tem as dinâmicas prontas para engajar seu time? Pensando nisso, resolvi trazer uma ideia para semana da qualidade completa para te ajudar nessa missão.

A dinâmica foi baseada no formato do “Jogo do Milhão”. O objetivo é tornar a Semana da Qualidade mais interativa e divertida!

Escolha do tema

A sugestão para esse jogo é focada nos temas ISO 9001 e ISO 9000, mas fique à vontade para acrescentar ou substituir as perguntas de acordo com a realidade da sua empresa. Além disso, você pode aplicar essa dinâmica tanto presencialmente quanto virtualmente.

1.Montagem do Elenco:

  • Universitários: Escale 3 especialistas ou colaboradores internos que tenham conhecimento sobre as normas ISO, qualidade e processos. Eles estarão disponíveis para ajudar em perguntas difíceis.

Dica: convide 3 especialistas em qualidade externos à empresa (podem ser pessoas convidadas especialmente para o evento) ou parceiros de negócio.

  • Ligação: O participante poderá fazer uma “ligação” para essa pessoa e pedir ajuda em uma questão.

Deixe que cada equipe escolha seus universitários.

  • Plateia: Demais integrantes das equipes, podendo ser de diversas áreas da empresa (RH, produção, comercial etc.). Eles podem participar como público e serem consultados pelo participante, da rodada de perguntas, em uma pergunta por meio de votação (ex: levantar as mãos ou utilizar aplicativos de votação online).

O ideal é que cada equipe consulte sua plateia, ou seja, os demais integrantes da sua equipe.

2.Regras do jogo

Serão 20 perguntas sobre ISO 9001, ISO 9000 e processos de qualidade. Portanto, cada equipe deve ter um representante para responder as perguntas.

Cada participante tem direito a 3 ajudas, a escolher a ordem entre elas. As ajudas são:

    1. Universitários – consulta com os especialistas.
    2. Ligação – ligar para um especialista de preferência.
    3. Plateia – perguntar para sua plateia, que vota na resposta correta.

Sugestão de perguntas para o jogo

1. O que é a ISO 9000?

  • A) Uma norma de gestão ambiental
  • B) Uma norma de segurança da informação
  • C) Um guia de fundamentos e vocabulário para gestão da qualidade
  • D) Um manual de práticas de segurança no trabalho
  • Resposta: C

2. Qual é o principal objetivo da ISO 9001?

  • A) Melhorar os processos internos e aumentar a satisfação do cliente
  • B) Aumentar a lucratividade
  • C) Reduzir os custos com matéria-prima
  • D) Expandir a empresa globalmente
  • Resposta: A

3. Qual é o foco central do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)?

  • A) Conformidade legal
  • B) Atendimento ao cliente
  • C) Melhoria contínua
  • D) Controle de produção
  • Resposta: C

4. O que significa o Ciclo PDCA?

  • A) Planejar, Desenvolver, Controlar, Avaliar
  • B) Planejar, Desenvolver, Comunicar, Avaliar
  • C) Planejar, Desenvolver, Conferir, Agir
  • D) Planejar, Doar, Coordenar, Administrar
  • Resposta: C

5. A ISO 9001 é aplicável a empresas de quais setores?

  • A) Apenas manufatura
  • B) Somente empresas de tecnologia
  • C) Qualquer setor de atividade
  • D) Somente grandes indústrias
  • Resposta: C

6. Quais são os requisitos para obter a certificação ISO 9001?

  • A) Ter um manual de processos
  • B) Implementar um sistema de gestão da qualidade e passar por auditoria externa
  • C) Ser uma empresa de grande porte
  • D) Ter pelo menos 10 anos de atuação no mercado
  • Resposta: B

7. Qual é o papel da auditoria interna na ISO 9001?

  • A) Garantir a conformidade da empresa com a legislação
  • B) Avaliar a eficácia do SGQ e identificar áreas de melhoria
  • C) Investigar falhas operacionais
  • D) Analisar o comportamento dos colaboradores
  • Resposta: B

8. Qual é a importância do contexto da organização na ISO 9001?

  • A) Define os riscos e oportunidades do negócio
  • B) É utilizado para avaliar a performance financeira
  • C) Identifica apenas as necessidades do mercado
  • D) Ajuda na identificação de stakeholders relevantes
  • Resposta: A

9. O que significa “ações corretivas” na ISO 9001?

  • A) Eliminar a causa de uma não conformidade detectada
  • B) Melhorar a produtividade da empresa
  • C) Implementar novas tecnologias
  • D) Garantir a segurança dos colaboradores
  • Resposta: A

10. Qual das seguintes práticas é uma exigência da ISO 9001?

  • A) Ter um departamento de qualidade separado
  • B) Identificar e gerenciar riscos e oportunidades
  • C) Ter certificação ambiental
  • D) Obter feedback dos clientes
  • Resposta: B

11. Na ISO 9001, o que é exigido em relação aos “recursos”?

  • A) Utilizar apenas tecnologias de ponta
  • B) Garantir que a equipe tenha competências adequadas e os recursos necessários para desempenhar seu trabalho
  • C) Investir em novos equipamentos anualmente
  • D) Alocar pelo menos 10% do orçamento para treinamentos
  • Resposta: B

12. O que é uma “não conformidade” no contexto da ISO 9001?

  • A) Um erro na produção
  • B) Um processo que não atende aos requisitos estabelecidos
  • C) Um problema financeiro
  • D) Um desvio nas vendas
  • Resposta: B

13. Qual é o papel da “Alta Direção” segundo a ISO 9001?

  • A) Apenas definir metas financeiras
  • B) Liderar o sistema de gestão da qualidade e assegurar sua eficácia
  • C) Supervisionar o departamento de qualidade
  • D) Implementar a ISO 14001
  • Resposta: B

14. Qual é a importância do monitoramento e medição na ISO 9001?

  • A) Garantir que os produtos sejam vendidos corretamente
  • B) Identificar possíveis melhorias e garantir conformidade com os requisitos
  • C) Assegurar que todos os equipamentos sejam calibrados
  • D) Realizar auditorias mensais
  • Resposta: B

15. O que o termo “evidências objetivas” significa na ISO 9001?

  • A) Provas baseadas em opiniões
  • B) Provas baseadas em fatos e dados verificáveis
  • C) Relatórios gerenciais
  • D) Resultados de auditorias internas
  • Resposta: B

16. O que é exigido pela ISO 9001 em relação aos “processos externos”?

  • A) Garantir que todos os fornecedores sejam certificados
  • B) Controlar e monitorar processos terceirizados para garantir conformidade com requisitos
  • C) Fazer contratos apenas com grandes empresas
  • D) Implementar uma ISO 45001
  • Resposta: B

17. O que significa “melhoria contínua” na ISO 9001?

  • A) Aumentar o lucro constantemente
  • B) Otimizar os processos para aumentar a satisfação do cliente e eficiência
  • C) Reduzir a quantidade de funcionários
  • D) Investir apenas em novas tecnologias
  • Resposta: B

18. Qual é o benefício de um Sistema de Gestão da Qualidade bem implementado?

  • A) Menos horas de trabalho
  • B) Aumento da eficiência operacional e redução de custos
  • C) Maior diversidade de produtos
  • D) Expansão para novos mercados
  • Resposta: B

19. Qual das opções descreve corretamente o “escopo” na ISO 9001?

  • A) Todos os produtos vendidos pela empresa
  • B) As atividades e processos cobertos pelo SGQ
  • C) Apenas a área financeira
  • D) O portfólio de clientes
  • Resposta: B

20. Qual é a relação entre a ISO 9000 e a ISO 9001?

  • A) ISO 9000 é um guia de vocabulário e fundamentos; ISO 9001 estabelece os requisitos do SGQ
  • B) ISO 9000 é mais importante que a ISO 9001
  • C) ISO 9000 é aplicável apenas a grandes empresas
  • D) ISO 9001 não depende da ISO 9000
  • Resposta: A

Dicas finais para essa ideia

  • Prêmios: Para engajar mais os participantes, você pode oferecer brindes relacionados ao tema (livros sobre qualidade, cursos online etc.) para a equipe que acertar o maior número de perguntas.
  • Animação: Durante o jogo, mantenha o tom leve e divertido para criar uma atmosfera descontraída.
  • É importante deixe claro as regras e critérios de avaliação inclusive as premiações caso tenha. Aaah! É importante definir o número máximo de equipes e de integrantes por equipe.

Incentive o aprendizado de forma divertida!

Essa dinâmica não só vai tornar a Semana da Qualidade mais divertida, mas também contribuirá diretamente para o engajamento dos colaboradores e o aprendizado coletivo.

O formato gamificado permite que os participantes absorvam conceitos importantes das normas ISO 9001 e ISO 9000 de forma prática e envolvente, reforçando o papel da qualidade nos processos da empresa.

Além disso, o trabalho em equipe, as ajudas estratégicas e a competição saudável promovem uma integração maior entre os setores, fortalecendo o senso de colaboração e o compromisso com a melhoria contínua.

Ao final, todos saem ganhando: a qualidade da empresa e o engajamento do time!

Qualiex: o melhor software para a gestão da qualidade!

Gostou da ideia para a semana da qualidade? Com a ajuda do Qualiex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.

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