Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby
A Semana da Qualidade está chegando! E aí, você já tem as dinâmicas prontas para engajar seu time? Pensando nisso, resolvi trazer uma ideia para semana da qualidade completa para te ajudar nessa missão.
A dinâmica foi baseada no formato do “Jogo do Milhão”. O objetivo é tornar a Semana da Qualidade mais interativa e divertida!
Escolha do tema
A sugestão para esse jogo é focada nos temas ISO 9001 e ISO 9000, mas fique à vontade para acrescentar ou substituir as perguntas de acordo com a realidade da sua empresa. Além disso, você pode aplicar essa dinâmica tanto presencialmente quanto virtualmente.
1.Montagem do Elenco:
- Universitários: Escale 3 especialistas ou colaboradores internos que tenham conhecimento sobre as normas ISO, qualidade e processos. Eles estarão disponíveis para ajudar em perguntas difíceis.
Dica: convide 3 especialistas em qualidade externos à empresa (podem ser pessoas convidadas especialmente para o evento) ou parceiros de negócio.
- Ligação: O participante poderá fazer uma “ligação” para essa pessoa e pedir ajuda em uma questão.
Deixe que cada equipe escolha seus universitários.
- Plateia: Demais integrantes das equipes, podendo ser de diversas áreas da empresa (RH, produção, comercial etc.). Eles podem participar como público e serem consultados pelo participante, da rodada de perguntas, em uma pergunta por meio de votação (ex: levantar as mãos ou utilizar aplicativos de votação online).
O ideal é que cada equipe consulte sua plateia, ou seja, os demais integrantes da sua equipe.
2.Regras do jogo
Serão 20 perguntas sobre ISO 9001, ISO 9000 e processos de qualidade. Portanto, cada equipe deve ter um representante para responder as perguntas.
Cada participante tem direito a 3 ajudas, a escolher a ordem entre elas. As ajudas são:
-
- Universitários – consulta com os especialistas.
- Ligação – ligar para um especialista de preferência.
- Plateia – perguntar para sua plateia, que vota na resposta correta.
Sugestão de perguntas para o jogo
1. O que é a ISO 9000?
- A) Uma norma de gestão ambiental
- B) Uma norma de segurança da informação
- C) Um guia de fundamentos e vocabulário para gestão da qualidade
- D) Um manual de práticas de segurança no trabalho
- Resposta: C
2. Qual é o principal objetivo da ISO 9001?
- A) Melhorar os processos internos e aumentar a satisfação do cliente
- B) Aumentar a lucratividade
- C) Reduzir os custos com matéria-prima
- D) Expandir a empresa globalmente
- Resposta: A
3. Qual é o foco central do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)?
- A) Conformidade legal
- B) Atendimento ao cliente
- C) Melhoria contínua
- D) Controle de produção
-
Resposta: C
4. O que significa o Ciclo PDCA?
- A) Planejar, Desenvolver, Controlar, Avaliar
- B) Planejar, Desenvolver, Comunicar, Avaliar
- C) Planejar, Desenvolver, Conferir, Agir
- D) Planejar, Doar, Coordenar, Administrar
- Resposta: C
5. A ISO 9001 é aplicável a empresas de quais setores?
- A) Apenas manufatura
- B) Somente empresas de tecnologia
- C) Qualquer setor de atividade
- D) Somente grandes indústrias
- Resposta: C
6. Quais são os requisitos para obter a certificação ISO 9001?
- A) Ter um manual de processos
- B) Implementar um sistema de gestão da qualidade e passar por auditoria externa
- C) Ser uma empresa de grande porte
- D) Ter pelo menos 10 anos de atuação no mercado
- Resposta: B
7. Qual é o papel da auditoria interna na ISO 9001?
- A) Garantir a conformidade da empresa com a legislação
- B) Avaliar a eficácia do SGQ e identificar áreas de melhoria
- C) Investigar falhas operacionais
- D) Analisar o comportamento dos colaboradores
- Resposta: B
8. Qual é a importância do contexto da organização na ISO 9001?
- A) Define os riscos e oportunidades do negócio
- B) É utilizado para avaliar a performance financeira
- C) Identifica apenas as necessidades do mercado
- D) Ajuda na identificação de stakeholders relevantes
- Resposta: A
9. O que significa “ações corretivas” na ISO 9001?
- A) Eliminar a causa de uma não conformidade detectada
- B) Melhorar a produtividade da empresa
- C) Implementar novas tecnologias
- D) Garantir a segurança dos colaboradores
- Resposta: A
10. Qual das seguintes práticas é uma exigência da ISO 9001?
- A) Ter um departamento de qualidade separado
- B) Identificar e gerenciar riscos e oportunidades
- C) Ter certificação ambiental
- D) Obter feedback dos clientes
- Resposta: B
11. Na ISO 9001, o que é exigido em relação aos “recursos”?
- A) Utilizar apenas tecnologias de ponta
- B) Garantir que a equipe tenha competências adequadas e os recursos necessários para desempenhar seu trabalho
- C) Investir em novos equipamentos anualmente
- D) Alocar pelo menos 10% do orçamento para treinamentos
- Resposta: B
12. O que é uma “não conformidade” no contexto da ISO 9001?
- A) Um erro na produção
- B) Um processo que não atende aos requisitos estabelecidos
- C) Um problema financeiro
- D) Um desvio nas vendas
- Resposta: B
13. Qual é o papel da “Alta Direção” segundo a ISO 9001?
- A) Apenas definir metas financeiras
- B) Liderar o sistema de gestão da qualidade e assegurar sua eficácia
- C) Supervisionar o departamento de qualidade
- D) Implementar a ISO 14001
- Resposta: B
14. Qual é a importância do monitoramento e medição na ISO 9001?
- A) Garantir que os produtos sejam vendidos corretamente
- B) Identificar possíveis melhorias e garantir conformidade com os requisitos
- C) Assegurar que todos os equipamentos sejam calibrados
- D) Realizar auditorias mensais
- Resposta: B
15. O que o termo “evidências objetivas” significa na ISO 9001?
- A) Provas baseadas em opiniões
- B) Provas baseadas em fatos e dados verificáveis
- C) Relatórios gerenciais
- D) Resultados de auditorias internas
- Resposta: B
16. O que é exigido pela ISO 9001 em relação aos “processos externos”?
- A) Garantir que todos os fornecedores sejam certificados
- B) Controlar e monitorar processos terceirizados para garantir conformidade com requisitos
- C) Fazer contratos apenas com grandes empresas
- D) Implementar uma ISO 45001
- Resposta: B
17. O que significa “melhoria contínua” na ISO 9001?
- A) Aumentar o lucro constantemente
- B) Otimizar os processos para aumentar a satisfação do cliente e eficiência
- C) Reduzir a quantidade de funcionários
- D) Investir apenas em novas tecnologias
- Resposta: B
18. Qual é o benefício de um Sistema de Gestão da Qualidade bem implementado?
- A) Menos horas de trabalho
- B) Aumento da eficiência operacional e redução de custos
- C) Maior diversidade de produtos
- D) Expansão para novos mercados
- Resposta: B
19. Qual das opções descreve corretamente o “escopo” na ISO 9001?
- A) Todos os produtos vendidos pela empresa
- B) As atividades e processos cobertos pelo SGQ
- C) Apenas a área financeira
- D) O portfólio de clientes
- Resposta: B
20. Qual é a relação entre a ISO 9000 e a ISO 9001?
- A) ISO 9000 é um guia de vocabulário e fundamentos; ISO 9001 estabelece os requisitos do SGQ
- B) ISO 9000 é mais importante que a ISO 9001
- C) ISO 9000 é aplicável apenas a grandes empresas
- D) ISO 9001 não depende da ISO 9000
- Resposta: A
Dicas finais para essa ideia
- Prêmios: Para engajar mais os participantes, você pode oferecer brindes relacionados ao tema (livros sobre qualidade, cursos online etc.) para a equipe que acertar o maior número de perguntas.
- Animação: Durante o jogo, mantenha o tom leve e divertido para criar uma atmosfera descontraída.
- É importante deixe claro as regras e critérios de avaliação inclusive as premiações caso tenha. Aaah! É importante definir o número máximo de equipes e de integrantes por equipe.
Incentive o aprendizado de forma divertida!
Essa dinâmica não só vai tornar a Semana da Qualidade mais divertida, mas também contribuirá diretamente para o engajamento dos colaboradores e o aprendizado coletivo.
O formato gamificado permite que os participantes absorvam conceitos importantes das normas ISO 9001 e ISO 9000 de forma prática e envolvente, reforçando o papel da qualidade nos processos da empresa.
Além disso, o trabalho em equipe, as ajudas estratégicas e a competição saudável promovem uma integração maior entre os setores, fortalecendo o senso de colaboração e o compromisso com a melhoria contínua.
Ao final, todos saem ganhando: a qualidade da empresa e o engajamento do time!
Qualiex: o melhor software para a gestão da qualidade!
Gostou da ideia para a semana da qualidade? Com a ajuda do Qualiex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.
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