Blog da Qualidade

Como por em prática o Planejamento Estratégico no dia a dia do Negócio

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

No episódio #98 do Qualicast, nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla falaram em como por em prática o Planejamento estratégico. E para esse assunto, o convidado especial foi Keine Alves, líder, educador e pesquisador. Atualmente lidera a Horus Mentoria, uma empresa de inteligência nos negócios. Tem uma vasta experiência que foi construída por mais de 25 anos como empresário, negociador, empreendedor, educador e conselheiro empresarial. Além disso, acumula a condição de palestrante e autor de artigos de gestão de negócios, educação e filosofia.

Quais expectativas um Planejamento Estratégico deveria atender?

Primeiramente, o Planejamento deve ter um objetivo claro e medível. Os objetivos devem ser pensados dentro do contexto que seja capaz de juntar sua equipe que seja capaz de desenvolver um olhar diferenciado do mercado, resumindo a expectativa deve atender esse contexto de objetivos que estão entorno.

O planejamento deve estar conectado com o objetivo, então a expectativa que ele deve atender é a da premissa da formação do planejamento, “Seu planejamento foi construído para atender o que?

Quais são os principais desafios depois que o planejamento supostamente acaba?

O planejamento estratégico é um processo que vai se auto ajustando, então deve haver um período de ajustes, para encontrar o que está em excesso ou o que está faltando. Fazer com que os envolvidos compreendam esses ajustes é um desafio. A liderança deve ter disciplina, e ainda, ter claro o objetivo e saber o que falar diariamente.

O que seriam boas Práticas para desdobrar o planejamento?

  • Definir os objetivos que atendam as expectativas das partes interessadas (ou seja: a alta gestão, a equipe e o cliente);
  • Trazer diariamente o Planejamento para as reuniões;
  • Fazer um “rodízio’ de quem puxa as pautas nas reuniões;
  • Sempre que possível trazer a participação do cliente;
  • Trazer não somente os problemas para reuniões, mas também soluções e informações fundamentadas;
  • Usar relatório de auditorias para apontar onde podemos melhorar;
  • Profissional da qualidade tem o papel de conectar as atividades ao Planejamento estratégico;
  • Além disso, empoderar Equipes.

Como manter o planejamento no dia a dia

Contudo o  planejamento precisa se tornar processual, deixar de ser tratado como um evento.

Além disso, colocar todas as ferramentas a favor do planejamento estratégico respondendo sempre à questão: “como essa ação contribui para o planejamento?”. Exemplo dessas ferramentas são reuniões, pesquisas NPS entre outras.

O que faz o time engajar e se comprometer com o planejamento estratégico?

O engajamento, está diretamente ligado ao desafio individual, por exemplo se o desafio do indivíduo está ligado ao processo da empresa, e se o dia dele está direcionado a superar esse desafio vai surgir a sensação “é aqui que eu quero estar”.

Lembrando que o líder deve sempre inspirar, pois isso levará o liderado a se comprometer com o trabalho.

“O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho”.

(Peter Drucker)

Ouça o Qualicast na íntegra

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!