Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby
No episódio #98 do Qualicast, nossos Qualicasters Jeison Arenhart e Monise Carla falaram em como por em prática o Planejamento estratégico. E para esse assunto, o convidado especial foi Keine Alves, líder, educador e pesquisador. Atualmente lidera a Horus Mentoria, uma empresa de inteligência nos negócios. Tem uma vasta experiência que foi construída por mais de 25 anos como empresário, negociador, empreendedor, educador e conselheiro empresarial. Além disso, acumula a condição de palestrante e autor de artigos de gestão de negócios, educação e filosofia.
Quais expectativas um Planejamento Estratégico deveria atender?
Primeiramente, o Planejamento deve ter um objetivo claro e medível. Os objetivos devem ser pensados dentro do contexto que seja capaz de juntar sua equipe que seja capaz de desenvolver um olhar diferenciado do mercado, resumindo a expectativa deve atender esse contexto de objetivos que estão entorno.
O planejamento deve estar conectado com o objetivo, então a expectativa que ele deve atender é a da premissa da formação do planejamento, “Seu planejamento foi construído para atender o que?”
Quais são os principais desafios depois que o planejamento supostamente acaba?
O planejamento estratégico é um processo que vai se auto ajustando, então deve haver um período de ajustes, para encontrar o que está em excesso ou o que está faltando. Fazer com que os envolvidos compreendam esses ajustes é um desafio. A liderança deve ter disciplina, e ainda, ter claro o objetivo e saber o que falar diariamente.
O que seriam boas Práticas para desdobrar o planejamento?
- Definir os objetivos que atendam as expectativas das partes interessadas (ou seja: a alta gestão, a equipe e o cliente);
- Trazer diariamente o Planejamento para as reuniões;
- Fazer um “rodízio’ de quem puxa as pautas nas reuniões;
- Sempre que possível trazer a participação do cliente;
- Trazer não somente os problemas para reuniões, mas também soluções e informações fundamentadas;
- Usar relatório de auditorias para apontar onde podemos melhorar;
- Profissional da qualidade tem o papel de conectar as atividades ao Planejamento estratégico;
- Além disso, empoderar Equipes.
Como manter o planejamento no dia a dia
Contudo o planejamento precisa se tornar processual, deixar de ser tratado como um evento.
Além disso, colocar todas as ferramentas a favor do planejamento estratégico respondendo sempre à questão: “como essa ação contribui para o planejamento?”. Exemplo dessas ferramentas são reuniões, pesquisas NPS entre outras.
O que faz o time engajar e se comprometer com o planejamento estratégico?
O engajamento, está diretamente ligado ao desafio individual, por exemplo se o desafio do indivíduo está ligado ao processo da empresa, e se o dia dele está direcionado a superar esse desafio vai surgir a sensação “é aqui que eu quero estar”.
Lembrando que o líder deve sempre inspirar, pois isso levará o liderado a se comprometer com o trabalho.
“O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho”.
(Peter Drucker)
Ouça o Qualicast na íntegra
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