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Como apontar riscos e identificar pontos de melhoria

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Juliana Geremias

Juliana Geremias

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Graduada em Administração de Empresas, MBA em Gestão da Qualidade e Auditora Líder ISO 9001. "Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Você quer garantir que os processos da sua empresa estejam alinhados às metas minimizando os riscos e apontando as melhorias envolvidas no negócio. Vou te apresentar uma excelente ferramenta para que isso ocorra.

Trata-se de estabelecer um processo meticuloso na rotina da empresa. É ela a Auditoria Interna, que além de garantir segurança jurídica, auxilia no aumento de lucros.

Para entender melhor e entender a importância dessa prática para seu negócio vamos a explicação, boa leitura!

O que é uma Auditoria Interna?

Primeiramente vamos entender o que é uma auditoria.

Auditoria nada mais é do que uma análise cuidadosa e sistemática das atividades desenvolvidas em uma organização.

Ela tem como objetivo averiguar se essas atividades estão de acordo com as planejadas e estabelecidas previamente.

As auditorias podem ser classificadas em: auditoria externa e auditoria interna. Trata-se de uma atividade independente, cujo objetivo é agregar valor à empresa, por meio de um trabalho de avaliação e consultoria.

Por usa vez a Auditoria Interna é um processo objetivo, usado para avaliar a governança corporativa procurando analisar os controles e processos utilizados, identificando pontos de melhoria gerando oportunidades de crescimento, detectando irregularidades na organização.

Por fim, também vale destacar que a Auditoria Interna não é apenas para empresas que buscam ou já possuem certificações. Contudo ela pode ser usada por qualquer empresa que queira ter o controle interno assegurando conformidade desde os processos até com as leis vigentes.

Quais as vantagens de realizar a auditoria interna?

Diante desses conceitos, agora podemos falar um pouco sobre os benefícios da auditoria interna. Obviamente, eles podem variar de acordo com o tamanho, a área de atuação e as peculiaridades da sua empresa.

Conheça as 5 vantagens em instaurar auditoria Interna na sua empresa

  1. Controle Interno – Quando usada como ferramenta ela apoia na verificação da execução dos processos da empresa
  2. Apontamento de Riscos e Não conformidades

Uma vez que para as análises são levados em conta: a avaliação das políticas e controles da empresa, a auditoria é capaz de identificar problemas reais ou ricos em potencial que podem prejudicar a empresa. Ou seja, é uma forma de identificar riscos e minimizar seus efeitos. Contudo é também uma forma de identificar não conformidades.

3. Identificação de possibilidades de melhoria

Cabe lembrar que, essa ferramenta não serve apenas para identificar problemas. Pelo contrário, com ela se torna mais fácil identificar pontos de melhorias contribuindo com o crescimento da empresa.

4. Aumento da credibilidade da empresa

Pois é uma forma de buscar a transparência e a eficiência nos processos, mostrando aos diferentes públicos o quanto isso é importante para a organização.

5. Contribui para a tomada de decisões

Não bastar apontar oportunidades. O fato é que ter uma visão externa de cada setor contribui na percepção e previsibilidade para diferentes cenários e possibilidades, refletindo diretamente para a tomada de decisões.

gestão de riscos

Conclusão

Enfim, a auditoria interna é a ferramenta ideal para identificar a efetividade de todas as formas de controle e a utilização das normas e políticas propostas. Portanto, vale a pena conhecer um pouco mais e realizar esse tipo de atividade no seu negócio.

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1 comentário em “Como apontar riscos e identificar pontos de melhoria”

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