Blog da Qualidade

Como um SGQ apoia as indústrias alimentícias a alcançar o sucesso

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Com o aumento da concorrência, fica cada vez mais evidente a necessidade de indústrias inseridas no mercado de alimentos terem produtos de qualidade percebidas pelo cliente final. Isso vai garantir competitividade, lucratividade e sustentabilidade para o negócio, beneficiando todo um conjunto de stakeholders.  

Mas, o que um SGQ tem a ver com tudo isso? Vamos, primeiro, definir o que é um SGQ e, depois, contextualizar como  

O que é um SGQ 

Gestão da Qualidade é o esforço de supervisionar as atividades, tarefas e processos utilizados na criação de um produto ou serviço para garantir que sejam mantidos um padrão alto e consistente.  

Agora, ficou simples entender o que é um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). É justamente a ferramenta que vai apoiar esse seu esforço para atingir e manter o seu padrão de qualidade.   

SGQ e a área de alimentos 

A Gestão da Qualidade é muito importante dentro da indústria alimentícia, pois a qualidade dos alimentos produzidos está diretamente relacionada à saúde e satisfação dos clientes. Ainda, uma boa gestão agrega redução de custos e mais rentabilidade, consequentemente, mais competitividade e sustentabilidade ao negócio em si.  

Porém, as necessidades dos clientes mudam e as empresas precisam acompanhar de perto essas mudanças para se manterem inseridas no mercado. Apesar da evolução tecnológica, o princípio da qualidade segue igual: busca pela melhoria contínua que atenda as expectativas e necessidades dos clientes. Aí que podemos dizer que o SGQ entra para ser um elemento ativo e importante para ajudar as empresas inseridas na indústria alimentícia.  

Pensa no tamanho do desafio destas empresas! No Brasil, são 9 mil leis e normas que devem ser cumpridas e as penalidades são pesadas, na maioria das vezes. A implantação de um bom sistema de Gestão da Qualidade é muito importante. Em muitos casos, contratar uma consultoria especializada é recomendável, não apenas para implantar um SGQ, mas também para interpretar as leis que regulamentam o segmento.  

Diante desse cenário e, embora existam várias maneiras de cumprir as regulamentações, principalmente em segurança dos alimentos, os profissionais de gestão da qualidade que trabalham em indústrias de alimentos precisam conhecer os requisitos pertinentes às suas atividades. Dessa forma, podem decidir como vão gerenciar todos os processos que envolvem estes requisitos e conformidades.  

A eficácia da gestão, nesses casos, depende da minúcia da equipe ao implementar, fiscalizar e documentar todas as etapas do processo. Alguns pontos importantes que precisam ser considerados: 

  1. A alta direção precisa estar 100% presente no processo de implantação do SGQ.  
  1. Realizar constantemente fiscalização em toda a linha de produção 
  1. Ter e manter uma avaliação de riscos muito cuidadosa e ampla 
  1. Cada passo da implementação deve ser documentado 

A implementação de um sistema de gestão da qualidade alinhado às normas internacionais torna seu negócio mais competitivo dentro e fora do Brasil.  

Temos alguns clientes desse segmento que utilizam o Qualiex como software para Gestão da Qualidade. Se você é um profissional da qualidade e está tendo dificuldades, vamos conversar, sem compromisso – acesse o site e preencha o formulário  e um de nossos especialistas  entrará em contato.  Clique aqui para acessar o site

 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!