Blog da Qualidade

Diagrama de Dispersão ou de correlação: Saiba o que é e como fazer

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

O diagrama de dispersão ou de correlação também faz parte das sete ferramentas da qualidade e é utilizado para comprovar a relação entre uma causa e um efeito.

Diz respeito de uma representação gráfica de valores simultâneos de duas variáveis relacionadas a um mesmo processo, mostrando o que acontece com uma variável quando a outra se altera, ajudando desta forma a verificar a relação entre elas.

O que é o Diagrama de dispersão?

Um diagrama de dispersão, também conhecido como gráfico de dispersão ou gráfico de correlação, é uma representação visual que permite analisar a relação entre duas variáveis em um conjunto de dados. É uma ferramenta amplamente utilizada em análises estatísticas e na tomada de decisões informadas em diversos campos, como negócios, ciência, engenharia e economia.

Esse tipo de gráfico apresenta pontos individuais em um plano cartesiano, onde cada ponto representa a observação de duas variáveis diferentes. A posição de cada ponto é determinada pelo valor das variáveis nos eixos X e Y, respectivamente. Ao plotar os pontos, é possível identificar se existe uma relação entre as variáveis e como ela se comporta.

Exemplo de Diagrama de Dispersão

O quadro abaixo apresenta uma amostra contendo idade, peso e altura dos alunos de uma faculdade. O diagrama de correlação auxilia na determinação da relação entre estes dados.

Diagrama de dispersão
Amostra de idade, peso e altura
Diagrama de dispersão
Diagrama de correlação entre altura e peso

Entretanto avaliando em outra perspectiva, avaliando a idade e o peso, pela tabela apresentada, o diagrama não apresenta que não existe correlação entre a idade e o peso das pessoas, pois os pontos não se agrupam em torno de uma linha reta, o que significa que não há relação linear entre as duas variáveis.

Diagrama de dispersão
Diagrama de correlação entre idade e peso

Como interpretar um diagrama de dispersão?

A interpretação de um diagrama de dispersão envolve a análise da forma geral dos pontos e a identificação de padrões ou tendências. Vamos explorar alguns aspectos importantes a serem observados ao interpretar esse tipo de gráfico:

1- Padrão geral: Ao observar o diagrama de dispersão, verifique se existe algum padrão aparente na distribuição dos pontos. Eles podem estar agrupados em torno de uma linha reta, formar um padrão curvilíneo ou não apresentar um padrão claro.

2- Direção da relação: Verifique se existe uma tendência geral de aumento ou diminuição nas variáveis representadas pelos eixos X e Y. Se os pontos estiverem inclinados de forma ascendente da esquerda para a direita, indica uma relação positiva, onde o aumento em uma variável está associado ao aumento na outra. Se os pontos estiverem inclinados de forma descendente, indica uma relação negativa, onde o aumento em uma variável está associado à diminuição na outra.

3- Força da relação: Avalie a dispersão dos pontos em torno da tendência geral. Se os pontos estiverem próximos da linha central, indica uma relação forte, onde as variáveis são altamente correlacionadas. Se os pontos estiverem mais espalhados, indica uma relação fraca ou inexistente entre as variáveis.

4- Outliers: Identifique pontos isolados que estão distantes da tendência geral do diagrama de dispersão. Esses pontos, conhecidos como outliers, podem representar observações atípicas ou erros de medição e devem ser investigados para entender sua influência na relação entre as variáveis.

Utilizando um diagrama de dispersão para análise e tomada de decisões

Os diagramas de dispersão são valiosas ferramentas para a análise de dados e a tomada de decisões informadas em uma organização. Algumas aplicações práticas incluem:

Identificar correlações

Ao analisar um diagrama de dispersão, é possível identificar se existe uma relação entre duas variáveis e qual é a sua natureza (positiva, negativa ou inexistente). Assim, você pode conseguir insights valiosos sobre o comportamento dos dados e auxiliar na compreensão de fenômenos complexos.

Prever tendências

Com base na tendência geral observada no diagrama de dispersão, é possível fazer previsões sobre o comportamento futuro das variáveis. Essa informação pode ser usada para antecipar possíveis cenários e auxiliar na tomada de decisões estratégicas.

Identificar outliers e anomalias

Ao visualizar os pontos no diagrama de dispersão, é possível identificar observações atípicas que se desviam da tendência geral. Esses outliers podem fornecer informações valiosas sobre eventos incomuns ou erros no processo de coleta de dados.

Avaliar a eficácia de intervenções

Em estudos experimentais, os diagramas de dispersão podem ser usados para avaliar a eficácia de intervenções ou mudanças realizadas em um sistema. Comparando diagramas de dispersão antes e depois da intervenção, é possível analisar se houve alguma alteração na relação entre as variáveis.

O diagrama de dispersão é uma poderosa ferramenta de análise visual que permite identificar e compreender as relações entre variáveis em um conjunto de dados. Utilizando essa técnica, as organizações podem tomar decisões informadas, identificar padrões, detectar anomalias e antecipar tendências, contribuindo para uma gestão mais eficaz e embasada em dados.

Saiba para que serve, como fazer e veja exemplos práticos de Diagramas de Dispersão clicando no botão abaixo:
Saiba mais sobre o Diagrama de Dispersão

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!