Faço parte da equipe da Marketing da empresa Forlogic, estou prestes a me formar em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
pela UTFPR. Gosto de pensar que os desenhos que faço são arte e que um dia irei parar de comprar mais livros do que posso ler. Você pode me encontrar no Facebook , Linkedin e Twitter.
-
This author does not have any more posts.
Há cerca de duas semanas atrás, a Monise publicou um post sobre as 3 características do plano de ação que não funciona!, que falava que metas mal estabelecidas não geram resultados. E realmente, quem nunca traçou, mesmo que mentalmente, uma meta assim que o ano começou e, com o passar do tempo, acabou percebendo que atingir a meta desejada seria mais difícil do que se imagina? Aliás, quantas metas você já deixou de lado desde o início desse ano? O que há de errado com sua definição de metas?
Ao estabelecer uma meta, é comum cometer o erro de achar que ela está clara. É preciso lembrar que metas são feitas para alcançar um objetivo, de melhoria ou de crescimento, que deve ser bem especificado.
Conheço muitas pessoas, inclusive eu, que traçaram a meta “começar a correr na praça perto de casa”. E nós nunca alcançamos a meta.
Essa não é uma meta, é apenas uma intenção. Uma meta precisa ser visível. Ao invés de apenas querer correr na praça, minha meta será: “começar a correr às 18:30 hrs na praça, 3 vezes na semana a partir de amanhã, para que, dentro de doze meses, eu esteja correndo 10 quilômetros em menos de 60 minutos”.
Observou como além de mais detalhada, minha meta também ficou mensurável e possível de ser atingida?
Uma das ferramentas estratégicas que auxiliam na definição e alcance de resultados através de metas, é o chamado método SMART.
15 comentários em “Indicadores SMART: Você tem metas ou intenções?”
Seguindo a linha de raciocínio do Falconi, vemos que a boa meta faz buscar novos conhecimentos e crescer!
“Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma etapa de um dos planos.”
Gerhard Erich Boehme
Pingback: O Brasil ainda precisa de Qualidade a essa altura? - Blog da Qualidade
Pingback: ISO 9001:2015 – 9.1.3 Análise e avaliação (Requisito 9.1 – Parte 3) - Blog da Qualidade
Pingback: #084 - Como elevar a maturidade da gestão em médias empresas
Pingback: #004 - Visão geral sobre indicadores - Qualicast
Pingback: #012 - Visão geral sobre o Balanced Scorecard (BSC) - Qualicast
Pingback: Como e porquê desenvolver um bom plano de ação para o alcance de resultados
Pingback: Não é planejamento estratégico, é divertimento estratégico! - Blog da Qualidade
Pingback: 3 características do plano de ação que NÃO funciona! - Blog da Qualidade
Pingback: Como você controla suas não conformidades? - Blog da Qualidade
Pingback: Você conhece seus indicadores de esforço? - Blog da Qualidade
Pingback: Quais novas ações você fará em 2016 que trarão resultados diferentes? - Blog da Qualidade
Pingback: ISO 9001:2015 – Os objetivos da qualidade no SGQ - Blog da Qualidade
Pingback: Execução: a importância de executar - Blog da Qualidade