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ForLogic Tracker: como aplicar o 8D (8 Disciplinas) de maneira sistêmica

Imagem de pessoas discutindo como aplicar o 8d (8 Disciplinas) na empresa em que trabalham.
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No último texto que escrevi, expliquei o que é o 8D (ou 8 Disciplinas), e como ele ajuda a conduzir a resolução de um problema. Passamos pelas disciplinas, falamos sobre cada ferramenta que poderia ser utilizada, mas e agora? Como começo a executar isso?

O tamanho do ciclo 8D é considerável, são várias ferramentas que podem ser utilizadas, vários formulários que podem ser preenchidos e várias pessoas que devem ser envolvidas. Executar uma metodologia como essa e ir até o fim sem deixar o vento levar seus formulários ou ter envolvidos sequestrados pelo “eu não sabia” é uma tarefa árdua.

Por que é tão complexo aplicar o 8D?

As maiores súplicas dos profissionais da Qualidade em relação a tratativa de NC, independente da metodologia aplicada, são referentes a como manter um fluxo claro. Se o fluxo estiver bem estabelecido, ele ajudará a equipe a não se perder na tratativa ao longo do caminho, seja com prazos ou com a falta de engajamento dos envolvidos.

Hoje, alguns softwares conseguem apoiar o processo de resolução de problemas nesse sentido, fazendo com que todas as informações fiquem centralizadas e que as pessoas sejam notificadas em relação a mudanças e a prazos. Entretanto, nem todo sistema se adapta ao seu fluxo de tratativa de Não Conformidades. Então, utilizar o 8D pode significar mais algumas planilhas sendo desenvolvidas ou mais um sistema sendo contratado.

Algumas empresas utilizam vários sistemas de controle ou diversas planilhas: uma para tratar os problemas de clientes; outra para o problema de fornecedores; outra para falhas de processos internos, e; outra para processos complexos. Isso causa distorção nas informações, excesso de planilhas e perda de tempo ao buscar a consolidação de tudo relacionado às NCs. Além, é claro, de tornar mais complexo entender quais são as maiores causas de problemas na organização.

Como aplicar o 8D de maneira sistêmica

O que quero reforçar neste texto é que você precisa aplicar o 8D na resolução dos seus problemas complexos utilizando o mesmo sistema que você trataria os seus problemas não complexos. Assim você mantém tudo centralizado e consegue ter uma visão macro da sua empresa.

Você precisa de um local em que possa visualizar todos os seus tipos de problemas e escolher a forma como quer tratar cada um, seja utilizando o ciclo PDCA, o método das 8 Disciplinas, o MASP ou o método X, Y, Z.

Utilize a ferramenta certa

Quando pensamos o Forlogic Tracker assumimos esse desafio. Nós não queríamos apenas criar um sistema que apoiasse o processo de Não Conformidades de forma genérica, generalista. Nós queríamos, antes de tudo, apoiar o SEU processo, de forma individual e personalizada.

E foi aí que criamos a personalização de fluxos. Com ela, temos a garantia de que o seu processo vai ser colocado dentro do sistema, que você vai seguir e sistematizar as etapas necessárias para sua empresa, para o seu contexto. Você é quem escolhe por onde seu problema deve passar para encontrar a causa raiz e ser resolvido.

Mas, como o ForLogic Tracker faz isso?

Quando você contrata o sistema, ele vem com o fluxo padrão PDCA. Optamos por deixar o PDCA padrão, pois ele é utilizado no fluxo de tratativa da maioria das empresas. Assim, quando uma NC é tratada, ela vai seguir esse fluxo:

Imagem da tela do Forlogic Tracker mostrando como agilizar a tratativa de não conformidades com o fluxo PDCA padrão.

Etapas padronizadas do fluxo PDCA.

No entanto, para que o sistema se adeque ao seu processo, o Tracker possibilita criar outros fluxos baseados em outras ferramentas de gestão, como o 8D.  Nesse caso, ao trabalhar uma NC em que será utilizado o 8D, o sistema seguirá as etapas da metodologia para padronizar toda a tratativa da não conformidade:

Imagem da tela do ForLogic Tracker mostrando como aplicar o 8D (8 Disciplinas) de maneira sistêmica.

Tela do Tracker com o fluxo 8D em execução.

Como você padroniza o 8D atualmente?

Se você vai começar a aplicar o 8D, provavelmente já pensou nessas perguntas: Como centralizar as informações? Quais planilhas vou precisar? Como vou controlar os prazos das ações? Como vou notificar os envolvidos? Etc.

Se você já aplica, provavelmente já teve problemas relacionados a estas mesmas perguntas: informações perdidas ou confusas; horas de trabalho juntando várias planilhas; perdas de prazos e pessoas desengajadas na tratativa.

O Forlogic Tracker pode te ajudar com esses problemas, otimizando a sua tratativa e garantindo a qualidade das informações. Se você está disposto a melhorar esse contexto e quer simplificar o seu trabalho, acesse o nosso site e solicite uma conversa com nossos especialistas em gestão:

Acessar site do Tracker

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