Sou graduada em Administração pela Universidade Estadual do Norte do Paraná e faço parte do time comercial da Forlogic Software. Apaixonada pelo mundo da Qualidade e da tecnologia. Você pode me encontrar no Linkedin
No último texto que escrevi, expliquei o que é o 8D (ou 8 Disciplinas), e como ele ajuda a conduzir a resolução de um problema. Passamos pelas disciplinas, falamos sobre cada ferramenta que poderia ser utilizada, mas e agora? Como começo aplicar as 8 disciplinas?
O tamanho do ciclo 8D é considerável, pois:
- várias ferramentas que podem ser utilizadas;
- vários formulários que podem ser preenchidos;
- muitas pessoas que devem ser envolvidas.
Executar uma metodologia como essa e ir até o fim sem deixar o vento levar seus formulários ou ter envolvidos sequestrados pelo “eu não sabia” é uma tarefa árdua.
Por que é tão complexo aplicar as 8 disciplinas?
As maiores súplicas dos profissionais da Qualidade em relação a tratativa de NC, independente da metodologia aplicada, são referentes a como manter um fluxo claro. Se o fluxo estiver bem estabelecido, ele ajudará a equipe a não se perder na tratativa ao longo do caminho, seja com prazos ou com a falta de engajamento dos envolvidos.
Hoje, alguns softwares conseguem apoiar o processo de resolução de problemas nesse sentido, fazendo com que todas as informações fiquem centralizadas e que as pessoas sejam notificadas em relação a mudanças e a prazos. Entretanto, nem todo sistema se adapta ao seu fluxo de tratativa de Não Conformidades. Então, utilizar o 8D pode significar mais algumas planilhas sendo desenvolvidas ou mais um sistema sendo contratado.
Algumas empresas utilizam vários sistemas de controle ou diversas planilhas, cada uma com um objetivo, como:
- tratar os problemas de clientes;
- resolver problema de fornecedores;
- listar falhas de processos internos,
- processos complexos.
Isso causa distorção nas informações, excesso de planilhas e perda de tempo ao buscar a consolidação de tudo relacionado às NCs. Além, é claro, de tornar mais complexo entender quais são as maiores causas de problemas na organização.
Como aplicar o 8D de maneira sistêmica
O que quero reforçar neste texto é que você precisa aplicar o 8D na resolução dos seus problemas complexos utilizando o mesmo sistema que você trataria os seus problemas não complexos. Assim você mantém tudo centralizado e consegue ter uma visão macro da sua empresa.
Você precisa de um local em que possa visualizar todos os seus tipos de problemas e escolher a forma como quer tratar cada um, seja utilizando o ciclo PDCA, o método das 8 Disciplinas, o MASP ou o método X, Y, Z.
Utilize a ferramenta certa para aplicar as 8 disciplinas
Quando pensamos o Forlogic Tracker assumimos esse desafio. Nós não queríamos apenas criar um sistema que apoiasse o processo de Não Conformidades de forma genérica, generalista. Nós queríamos, antes de tudo, apoiar o SEU processo, de forma individual e personalizada.
E foi aí que criamos a personalização de fluxos. Com ela, temos a garantia de que o seu processo vai ser colocado dentro do sistema, que você vai seguir e sistematizar as etapas necessárias para sua empresa, para o seu contexto. Você é quem escolhe por onde seu problema deve passar para encontrar a causa raiz e ser resolvido.
Mas, como o ForLogic Tracker faz isso?
Quando você contrata o sistema, ele vem com o fluxo padrão PDCA. Optamos por deixar o PDCA padrão, pois ele é utilizado no fluxo de tratativa da maioria das empresas. Assim, quando uma NC é tratada, ela vai seguir esse fluxo:
No entanto, para que o sistema se adeque ao seu processo, o Tracker possibilita criar outros fluxos baseados em outras ferramentas de gestão, como o 8D. Nesse caso, ao trabalhar uma NC em que será utilizado o 8D, o sistema seguirá as etapas da metodologia para padronizar toda a tratativa da não conformidade:
Como você padroniza o 8D atualmente?
Se você vai começar a aplicar as 8 disciplinas, provavelmente já pensou nessas perguntas: Como centralizar as informações? Quais planilhas vou precisar? Como vou controlar os prazos das ações? Como vou notificar os envolvidos? Etc.
Se você já aplica, provavelmente já teve problemas relacionados a estas mesmas perguntas: informações perdidas ou confusas; horas de trabalho juntando várias planilhas; perdas de prazos e pessoas desengajadas na tratativa.
O Forlogic Tracker pode te ajudar com esses problemas, otimizando a sua tratativa e garantindo a qualidade das informações. Se você está disposto a melhorar esse contexto e quer simplificar o seu trabalho, acesse o nosso site e solicite uma conversa com nossos especialistas em gestão: