Blog da Qualidade

[RESUMO] O que rolou na terça-feira (06/11) da Semana Mundial da Qualidade 2018

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Bianca Minetto

Bianca Minetto

+ posts

Mestre em Informática (Engenharia de Software) e graduada em Engenharia de Computação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Intercambista durante a graduação no Algonquin College em Ottawa, Canadá. Apaixonada por aprender e educar! Vocês podem me encontrar no Linkedin.

A Semana Mundial da Qualidade 2018 começou a todo vapor! E para começar a semana com o pé direito, a Carolina de Carvalho da Templum Consultoria apresentou a palestra “Compreendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas para cumprir seus requisitos”. Para você ter uma ideia, veja um pouquinho dos pontos que ela abordou:

  • Explicação sobre a estrutura da ISO 9001:2015
  • Apresentação e detalhamento do fluxo das partes interessadas e como isso está relacionado com confiança. As etapas desse fluxo são:
    • Identificar – é preciso definir quem são as partes interessadas. Por exemplo: fornecedores, clientes, órgãos regulamentadores, colaboradores, acionistas, etc.
    • Definir requisitos – é preciso definir os requisitos para saber se temos ou não a confiança das partes interessadas através do cumprimento ou não desses requisitos. Por exemplo: especificações de produtos, conhecimentos, legislações, prazos, custos, lucratividade, fatos sociais, físicos e psicológicos.
    • Monitorar e analisar – é preciso monitorar e analisar se estamos ou não conseguindo atender os requisitos para assim gerar e concretizar a confiança. Por exemplo: indicadores, avaliação de fornecedores, itens não conformes, reclamações, pesquisas internas e externas e análise crítica.
  • Como utilizar o PDCA para compreender as necessidades e expectativas das partes interessadas para cumprir os requisitos e, assim, para que a confiança seja estabelecida.

Por fim, a Carolina concluiu sua palestra reforçando que confiar nada mais é do que acreditar, seja em processos, pessoas, sistemas… o importante é entregar para gerar a confiança.

Ainda dá para conferir a palestra!

A palestra já acabou, mas você ainda pode conferir o conteúdo na íntegra. Depois que o evento acabar, vamos disponibilizar para os inscritos todos os materiais do evento. Então, se você ainda não se inscreveu, se inscreva para não perder as próximas palestras e para ter acesso a todo o conhecimento que foi divulgado pela Carolina. Se inscreva clicando no botão abaixo:

Inscreva-se

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!