Ana Carolina Lopes: Coordenadora de Arquivo e Estatística na Unimed Bebedouro,formada em Administração,mais informações sobre mim: facebook https://www.facebook.com/anacarolina.lopes.73
Controle de qualidade e garantia de qualidade são peças fundamentais para o sucesso operacional de qualquer serviço/produto dentro de uma organização. A maior parte delas apresenta dificuldades para elaborar Instruções de Trabalho que atenda um padrão esperado de acordo com as normas.
A Instrução de Trabalho é um documento muito importante, item que pertencente ao Sistema de Gestão da Qualidade juntamente com outros componentes como: política de qualidade, objetivos, procedimentos, registros que devem ser descritos e documentados.
A Figura ilustra a estrutura e hierarquia da documentação do sistema de Gestão de Qualidade.
A instrução de trabalho é o nome dado a um formulário que é utilizado para documentar ou padronizar tarefas geralmente técnicas, especifica e operacionais. Faz a descrição ou ilustração de como fazer determinada tarefa dentro de um processo. Cada serviço/setor deve ter uma série de instruções de trabalho que alcance todos os procedimentos realizados na organização.
Não confunda Instrução de Trabalho com procedimentos, eles podem ter layouts e estruturas parecidas, mas cada um tem uma função diferente.
Dentro da hierarquia demonstrada na figura acima a Instrução de Trabalho vem logo após os procedimentos e a distinção entre eles se faz pelo seu uso:
?Instrução de trabalho (IT): é usada em atividades produtivas, operacionais, sua principal característica é um padrão técnico.? Exemplos: Validação de novos Produtos/Seleção de candidatos/Armazenagem de estoque.
?Procedimento: descreve regras, informações mais detalhadas para o gerenciamento do sistema da qualidade.?Exemplos: Controle de Documentos,Ação Preventiva,Auditoria Interna.
Estrutura /Layout recomendável:
- Logotipo da Empresa
- Título da Instrução de trabalho
- Código da Instrução de Trabalho
- Nome do responsável pela elaboração e aprovação
- Data da emissão
- Número da revisão
- Número total de páginas da Instrução de Trabalho
- Conteúdo
- Registros quando necessário
- Anexos quando necessário
Sobre o conteúdo:
Ao descrever uma Instrução de Trabalho (IT) devemos sempre nos lembrar de que será um documento que descreverá a execução de uma determinada atividade, portanto deverá ser descrito no seu passo a passo para que qualquer colaborador ao executar tal atividade descrita consiga obter resultados esperados pela mesma.
Podemos utilizar de algumas ferramentas para descrever o conteúdo tais como:
- Fluxogramas
- Modelos
- Notas Técnicas
- Manuais de instrução de Equipamentos
- Fotografias
- Lista de Verificação
- Check List
Algumas dicas para Elaborar Instrução de Trabalho:
- Avalie e teste todas as amostras de formulários de Instrução de Trabalho e padronize aquele que melhor se encaixe com as necessidades da empresa.
- Envolva toda a equipe na descrição das rotinas, nada melhor que o operacional para descrever como é feito o operacional.
- Seguir de forma crítica um passo a passo, pois a mesma será documento padronizado para execução de atividades e conteúdo para treinamentos.
- Utilizar de recursos didáticos para descrição do passo a passo fazendo com que o conteúdo fique bem objetivo.
- A segurança para execução das atividades é fundamental, para tanto se faz necessário que a Instrução de Trabalho contemple os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) para execução das atividades de modo a prevenir acidentes.
- Uma Instrução de trabalho deve orientar o uso de recursos necessários para a realização da atividade, depois de identificados os recursos podemos orientar o uso correto de instrumentos, equipamentos etc.
- A distribuição das cópias destes documentos devem ser controladas.
- As instruções de Trabalho devem estar sempre disponíveis dentro do setor.
- As instruções de Trabalho devem ser revisadas sempre houver alguma alteração ou mudança ao executar a rotina, ou caso não haja fazer revisão anualmente.
- Evite usar termos técnicos ou muitas abreviações, se usar mantenha uma tabela de orientação com o significado de cada um.
- Nunca utilize o nome do colaborador como executar e sim cargo/função.
Vantagens em descrever Instruções de Trabalho:
Além de manter e unificar o conhecimento de tal processo aumenta o nível de segurança, facilita o mapeamento e análise da tarefa por pessoa e colaboradores que desconhecem o processo. Quem nunca se viu em maus lençóis com a demissão de um colaborador que era retentor de informações e rotinas que estavam centralizadas nesta pessoa? E agora o que fazer? Com a descrição das Instruções de trabalho isto não acontece mais.
Com a busca da melhoria continua as organizações cada vez mais buscam selos de qualidade e Acreditação de seus serviços, a Instrução de trabalho se torna o documento oficial, que evidencia que o processo executado atende o esperado, é item imprescindível para busca da Qualidade na Gestão.
Padronizar atividades = redução de retrabalho = aumento de eficiência.
Faça você também a descrição das Instruções de trabalho de sua empresa/setor. Padronize com eficiência.
Bom Trabalho!
Referências:
MIRANDA ,Wilson.E-Book.Como Elaborar Instruções de Trabalho ISO 9001:2008 .EBOOK 2008.
JEFFREY H. HOOPER. A Abordagem de Processo na nova ISO 9001. QSP, 2002.
Aprenda como ser mais eficiente no post Desmembrando os 8 princípios da Qualidade.
11 comentários em “Descrição de Instrução de Trabalho: Padronizando para Eficiência”
Bom artigo, parabéns
Apenas fiquei com uma dúvida. Após aprovação da minha instrução de trabalho posso modificar o nome da instrução de trabalho depois de um ano, por exemplo?
Bom dia Bruno. A resposta é bem simples. Sim, você pode mudar o título
da IT, mas lembre-se de avisar a todos os colaboradores, modificar o
registro e descartar o documento obsoleto. Espero ter ajudado! Abraços!
Adriano Torres, CAPM®
Muito Bom. Concordo com o que se encontra disposto. Muito bom.
Bom dia Adriano, no texto você fala sobre escolher o melhor modelo de IT de acordo com a empresa. Onde encontro esses modelos? Parabéns pelo texto!
na cadeia!!!!
credo
bom dia muito bacana artigo só to com uma dúvida qual a diferença entre padrão de trabalho e instrução de processo?
Na verdade a IT está engajado no padrão de trabalho, pois a IT serve para a elaboração escrita ou vídeo ou desenho de um processo padrão, quando vc documenta isso na IT isso vira um padrão de processo.