Ana Carolina Lopes: Coordenadora de Arquivo e Estatística na Unimed Bebedouro,formada em Administração,mais informações sobre mim: facebook https://www.facebook.com/anacarolina.lopes.73
Hoje vamos falar de Paradigmas, quebrar paradigmas para uma organização é fator fundamental para se destacar e alcançar o sucesso, ficar refém do mesmo modelo é perigoso e pode levar ao fracasso. Segundo Araújo, (2001:45) paradigma é uma forma de enxergar o mundo, é um padrão, ele informa como analisar e interpretar fatos, eventos ou determinadas situações.
Efeito paradigma nas empresas
Passar a acreditar em uma única maneira de realizar uma tarefa, nos impede de verificar novas oportunidades, o que se torna uma barreira para aceitar e compreender ideias. O efeito paradigma pode cegar os gestores das organizações, pois bloqueia a visão do futuro impedindo de se adaptar as transformações do ambiente.
Lidamos com paradigmas o tempo todo, a mudança de cultura em uma empresa traz a tona uma série de paradigmas que por sua vez dificultam a implantação de uma gestão de qualidade.
Alguns paradigmas comumente encontrados nas organizações:
- Planejamento é algo que fica somente no papel
- Elaborar plano com objetivos e metas é perda de tempo
- Marketing é muito caro para ser implantado
- Vendedor já nasce feito
- Sucesso é questão de sorte e competência técnica
- Ficar justificando todos os erros sem neutraliza-los.
- Não se adaptar as transformações do ambiente.
- A qualidade deve estar focada somente em produtos e não em processos.
Uma quebra de paradigmas se deu com a Gestão da Qualidade Total, com a necessidade de mudança romperam-se modelos burocráticos e centralizadores que eram o paradigma da época, obtendo-se assim renovação constante que trouxe vários benefícios para gestão como: a descentralização e a flexibilização das formas de gestão, a valorização do capital intelectual, a valorização do impacto do elemento humano nos processos de gestão etc.
Pela sua própria natureza as organizações em sua grande maioria são conservadoras, o comodismo de ficar repetindo o que esta dando certo é natural para muitas lideranças o que se resume bem na máxima: “em time que esta ganhando não se mexe” o que não existe mais, com as mudanças constantes e inevitáveis é enquanto o time estiver ganhando que devemos fazer experiências e dar oportunidades para todos os elementos e ações necessárias.
Os paradigmas estão aí para ser quebrados, o grande desafio é identificá-los e ter pró atividade para mudar!
Referências:
CAMPOS, VICENTE FALCONI. Controle da Qualidade Total (No Estilo Japonês). Edição: várias. Belo Horizonte: DG Editors, 1990, 1992 e 1999.
ARAUJO,Luis César.Tecnologias de Gestão Organizacional.Editora Atlas 2002.
3 comentários em “Quebrando paradigmas em busca da inovação”
Excelente postagem. Parabéns Ana Carolina
Ótimo o artigo sobre a quebra dos paradigmas, realmente o início depende de cada um nos.
Excelente artigo Ana Carolina,se todas as pessoas soubessem,que elas já são basta tão somente mudar os paradigmas. basta formar tudo no seu subconsciente e dizer,faça si.
Conheça mais sobre mudança de paradigmas neste endereço — > http://bit.ly/conhecendosuamente