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Gestão de Fornecedores com PDCA

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Andrea

Andrea

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Coordenadora na área de Logística e Suprimento, atuei como RD em vários segmentos, o que me ajudou a entender um pouco mais sobre os objetivos da qualidade. Formada em Logística pela UNIP em São Paulo e autora do Blog Diabetes Tipo 1, e agora?, onde divulgo um pouquinho da minha experiência como mãe que convive com a doença. Você poderá me encontrar também no Linkedin e Google+.

Cotar, negociar, homologar e fechar. Pronto!
Orientar os fornecedores quanto as normas e procedimentos da empresa e nunca mais terei problemas com eles. Certo? Errado! A homologação é apenas o inicio de um longo processo na Gestão dos seus parceiros e a ISO 9001 é clara e mandatória:

7.4.1 – Processo de AquisiçãoA organização deve assegurar que o produto adquirido está conforme com os requisitos especificados de aquisição. O tipo e a extensão do controle aplicado ao fornecedor e ao produto adquirido devem depender do efeito do produto adquirido na realização subsequente do produto ou no produto final.
A organização deve avaliar e selecionar fornecedores com base na sua capacidade de fornecer produto de acordo com os requisitos da organização. Critérios para a seleção, a avaliação e reavaliação devem ser estabelecidos. Devem ser mantidos registros dos resultados das avaliações e de quaisquer ações necessárias, oriundas da avaliação.

Ou seja: Para garantir um atendimento eficiente a seus clientes, se faz necessário comprar materiais de qualidade.
A gestão do fornecimento com PDCA é aplicável a todo fornecedor  que venha a impactar no resultado final do produto ou serviço .
Para  isso precisamos criar uma rotina na qual possamos otimizar a relação com nossos fornecedores, acompanhar seu desempenho e criar possibilidades de atender com eficiência as necessidades da empresa.

Alinhe as etapas com o PDCA para gerenciar este processo:

Plan(Planejamento): Avalie se a empresa possui gestão da qualidade, estabeleça a missão, visão e objetivos. Trace diretrizes e metodologias para atingir as metas.
Do(Execução): Conheça a capacidade do fornecedor e descubra informações para que você possa criar indicadores com dados relevantes para execução das atividades. Se necessário, agende uma visita para essa avaliação.
Check(Verificação): Crie procedimentos de inspeção no recebimento, monitorando os resultados, avalie a eficácia dos planos de ação com informações dos indicadores conforme determinado no  planejamento e identifique possíveis falhas.
Act(Ação): Registre as ocorrências, corrija as falhas e crie planos de ação para  tornar eficiente o processo.

É importante que você discuta com seus fornecedores todas as diretrizes definidas, alinhando em conjunto a dinâmica que envolve essa relação, para potencializar novas oportunidades e melhorias.
Esse é a melhor caminho para fortalecer as parcerias e garantir a satisfação do seu cliente.

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