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Gestão de Fornecedores com PDCA

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Cotar, negociar, homologar e fechar. Pronto!

Orientar os fornecedores quanto as normas e procedimentos da empresa e nunca mais terei problemas com eles. Certo? Errado! A homologação é apenas o inicio de um longo processo na Gestão dos seus parceiros e a ISO 9001 é clara e mandatória:

7.4.1 – Processo de AquisiçãoA organização deve assegurar que o produto adquirido está conforme com os requisitos especificados de aquisição. O tipo e a extensão do controle aplicado ao fornecedor e ao produto adquirido devem depender do efeito do produto adquirido na realização subsequente do produto ou no produto final.

A organização deve avaliar e selecionar fornecedores com base na sua capacidade de fornecer produto de acordo com os requisitos da organização. Critérios para a seleção, a avaliação e reavaliação devem ser estabelecidos. Devem ser mantidos registros dos resultados das avaliações e de quaisquer ações necessárias, oriundas da avaliação.

Ou seja: Para garantir um atendimento eficiente a seus clientes, se faz necessário comprar materiais de qualidade.

É aplicável a todo fornecedor de materiais que venham a impactar no resultado final do produto a gestão do fornecimento com PDCA.

Para  isso precisamos criar uma rotina da qual possamos otimizar a relação com nossos fornecedores, acompanhar seu desempenho e criar possibilidades de atender com eficiência as necessidades da empresa.

Alinhe as etapas para gerenciar este processo:

Plan(Planejamento): Avalie se a empresa possui gestão da qualidade, estabeleça a missão, visão e objetivos. Trace diretrizes e metodologias para atingir as metas.

Do(Execução): Conheça a capacidade do fornecedor e descubra informações para que você possa criar indicadores com dados relevantes para execução das atividades. Se necessário, agende uma visita para essa avaliação.

Check(Verificação): Crie procedimentos de inspeção no recebimento, monitorando e confrontando periodicamente os resultados, avalie a eficácia dos planos de ação com informações dos indicadores conforme determinado no  planejamento e identifique possíveis falhas.

Act(Ação): Registre as ocorrências, corija as falhas e crie planos de ação para melhorar o sistema e a qualidade e tornar eficiente o processo.

Esse ato de “registrar” na nova versão, passa a ser tratado como “informação documentada” e como novidade nesta nova versão, o gerenciamento de fornecedores terá a “análise de risco”, que poderá ser incorporada no planejamento.

É interessante que você já comece a se familiarizar com as atualizações e discuta com seus fornecedores novas diretrizes em busca da conscientização, avaliação dos riscos e criação de  e oportunidades de melhorias  para atender as necessidades de forma eficiente.

Esse é a melhor caminho para fortalecer as parcerias e garantir a satisfação do seu cliente.

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