Blog da Qualidade

O que é o MPS-BR? Descubra os Níveis de Maturidade

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Daiany Silva

Daiany Silva

+ posts

Líder de implantação MPS-BR e ISO:9001 no Grupo Forlogic. Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR, e pós-graduada em Testes de Software pela UEL. Mais informações no Linkedin.

O que é o MPS-BR?

O MPS-BR ou Melhoria de Processos do Software Brasileiro, é um modelo de qualidade de processo criado em 2003 pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) para melhorar a capacidade de desenvolvimento de software nas empresas brasileiras.

Para a definição do MPS-BR levou em consideração normas e modelos internacionalmente reconhecidos como CMMI (Capability Maturity Model Integration), e nas normas ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 e na realidade do mercado brasileiro de software.
Os níveis de maturidade no modelo MPS-BR estabelecem patamares de evolução dos processos.

Quais os níveis de maturidade do MPS-BR?

O nível de maturidade em que se encontra uma organização permite prever o seu desempenho futuro ao executar um ou mais processos.

O modelo define sete níveis de maturidade: A (Em Otimização), B (Gerenciado Quantitativamente), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Definido), F (Gerenciado) e G (Parcialmente Gerenciado), sendo o nível G o primeiro a ser implementado e o nível A o nível máximo que a empresa poderá atingir.

A implementação do MPS-BR exige a aplicação de vários processos referentes ao produto de software. Para alcançarmos o nível F precisamos implementar os seguintes processo:

  • Gerência de Requisitos (Evolução do nível G) – O propósito do processo gerência de Requisitos é gerenciar os requisitos do produto e dos componentes do produto do projeto e identificar inconsistências entre os requisitos, os planos do projeto e os produtos de trabalho do projeto;
  • Gerência de Projetos (Evolução do nível G) – O propósito do processo gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto;
  • Gerência de Portfólio (Opcional) – o propósito desse processo é iniciar e manter projetos que sejam necessários, suficientes e sustentáveis, de forma a atender os objetivos estratégicos da organização, é dispensável para empresas que tem apenas um produto e não tem a necessidade de gerenciar vários projetos diferentes ao mesmo tempo;
  • Gerência de Aquisição (Opcional) – o propósito desse processo é gerenciar a aquisição de produtos que satisfaçam às necessidades expressas pelo adquirente, é opcional para empresas que não necessitam adquirir produtos a parte;
  • Gerência de Configuração – tem o propósito de estabelecer e manter a integridade de todos os produtos de trabalho de um processo ou projeto e disponibilizá-lo a todos os envolvidos;
  • Gerência de Medição – tem o propósito de coletar, armazenar, analisar e relatar os dados relativos aos produtos desenvolvidos e aos processos implementados na organização e em seus projetos, de forma a apoiar os objetivos organizacionais;
  • Gerência da Qualidade- o propósito desse processo é assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estão em conformidades com os planos e recursos definidos.

A implantação do modelo MPS-BR tem como principal benefício o melhoramento na qualidade dos produtos aumentando assim a competitividade da empresa em relação aos outros produtos da mesma linha de mercado.

Qualiex: O melhor Software para a Gestão da Qualidade!

Gostou das dicas sobre MPS-BR? Com a ajuda do Qualiex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.

E tem mais: Se você é pequena empresa pode contar com a tecnologia Qualiex disponível sob medida para sua organização. O Qualitfy é perfeito para encaixar no orçamento de sua pequena empresa e fazer ela conquistar os resultados que busca.

E ainda, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!

Sobre o autor (a)

5 comentários em “O que é o MPS-BR? Descubra os Níveis de Maturidade”

  1. Gostei, muitas informções úteis pro meu trabalho do Curso de Licenciatura em Computação, na disciplina engenharia de software..vlw

  2. Pingback: MPS.BR: o que é e quais os benefícios - Blog Fácil News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!