[RESUMO] FestQuali 2020

Imagem do festquali com os escritos resumo. Essa imagem simboliza o artigo sobre https://conteudo.qualiex.com/assistir-semana-da-qualidade-2020

Estamos no terceiro dia da Semana Mundial da Qualidade 2020! E durante esses dias, já foram apresentadas palestras nos auditórios Rio 2020, Inovação e Qualidade. Todas as apresentações com temas de suma importância e que intensificam ainda mais as reflexões sobre como podemos desenvolver ainda mais a qualidade em nossa sociedade e empresas. Nesse artigo faremos um breve resumo sobre festquali 2020!

Já foram apresentados aproximadamente mais de 90 palestras divididas entre os períodos da manhã, tarde e noite sendo apresentadas pelos maiores especialistas em cada área do Brasil. Mais uma vez, contando com vários nomes internacionais, ou seja, um evento único no país!

Hoje estaremos fazendo um breve resumo sobre o festquali 2020 e algumas palestras que mais chamaram atenção durante esses três dias de evento! Vamos lá?

Auditório Inovação 

Gestão do Conhecimento e a ISO 30401 apresentada por Juliano Keller Alvez

A palestra apresentada pelo Juliano nos proporcionou vários insigths, e o que mais chamou atenção de quem estava acompanhando foi: o conhecimento organizacional está se tornando um diferencial de competitividade atualmente, sendo que colaboradores melhores capacitados geram e produzem mais. O conhecimento é um ativo que necessita ser gerenciado como qualquer outro, isso se aplica desde uma grande organização até uma pequena organização.

O Sistema de Gestão do Conhecimento é um recurso para atingir resultados organizacionais, e não um fim em si mesmos.

Relação entre a Norma Regulamentadora 01 e a ISO 45001 por Delter Lopes

Sem sombra de dúvidas o gerenciamento de riscos e um Sistema de Gestão de Segurança são fatores importantes que deveriam ser levados e aplicados em qualquer Organização, seja pela saúde financeira da empresa até pela própria saúde e segurança de seus colaboradores.

Infelizmente a cultura do Brasil é que investir em segurança (seja desde o fornecimento de um EPI de qualidade até em treinamentos e capacitação dentro da área) é tomado como um custo e não um investimento. Quem sabe com a atualização da Norma Regulamentadora 01 e a ISO 45001 não conseguiremos futuramente mudar esse cenário no Brasil.

Auditório Rio 2020

5S Power com Valério Brisot

Com total certeza as empresas que tem na sua cultura organizacional implementada a cultura do 5S, apresentam um diferencial. Os cinco sensos Seiri (senso de utilização), Seiso (senso de organização), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de padronização) e por último o Shitsuke (senso de disciplina) geram um acréscimo de valores de que resultam em resultados positivos sejam financeiros ou organizacionais. 

Os desafios do Engenheiro de Produção com a Indústria 4.0 Thiago Coutinho

A revolução industrial passa por um importante marco, a Industria 4.0, que tem como princípios: Capacidade de operação em tempo real, Virtualização, descentralização, Orientação a serviços e Modularidade.

Tecnologias como sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas, Redes e Inteligência artificial, começam a fazer parte de um contexto onde se é possível saber em um exato momento, o quanto, o que é, e o que será produzido, e com certeza o futuros Engenheiros de Produção que não se atentarem a tais desafios ficarão em total desconexão com o mercado.

E se eu não estou participando do FESTQUALI 2020?

Esse foi apenas um resumo do festquali 2020, porém, como já citamos no artigo anterior, para todos os leitores do Blog da Qualidade nós estamos disponibilizando algumas palestras exclusivas do evento! Então, você pode reunir o pessoal aí da sua empresa e acompanhar gratuitamente algumas das melhores palestras do FESTQUALI 2020! Para isso, basta clicar aqui, escolher o conteúdo que quer assistir e aproveitar cada segundo!

E se você está participando do evento, me conta aqui nos comentários o que você está achando? Está conseguindo acompanhar as palestras?

whatsapp

Receba as melhores notícias do dia por WhatsApp.

Clique aqui e confira nossos grupos!