Blog da Qualidade

[RESUMO] FestQuali 2020 – Parte 2

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Luccas Castorini

Luccas Castorini

+ posts

Sou Tecnólogo em Manutenção Industrial, Técnico em Segurança do Trabalho e Administrador. Atualmente estou cursando mestrado em Engenharia em Mecânica, na UTFPR-CP onde pesquiso sobre o tema Manufatura Sustentável. Tenho experiência profissional sobre implementação de NR’s especialmente a NR12. Amo Rock, tocar violão, ler e ser Gamer nas horas vagas. Caso queira bater um papo comigo pelo meu Linkedin fico a disposição.

Vivemos mais  uma Semana Mundial da Qualidade com sucesso! Durante essa semana incrível que vivemos no FestQuali 2020, foram apresentadas palestras nos auditórios Rio 2020, Inovação e Qualidade. Cada um desses auditórios trouxe, de forma íntegra uma visão diferente sobre qualidade. Qualidade nos processos, nas atividades, e até mesmo nas relações. Durante essa semana reunimos mais de 1.500 pessoas que se conectaram pelo mesmo propósito, pela mesma causa e a mesma necessidade: construir a qualidade que está por vir. Nesse artigo trazemos um resumo sobre o FestQuali 2020.

Durante a semana foram apresentadas mais de 100 horas de conteúdo, sendo divididas entre os períodos da manhã, tarde, noite e apresentadas pelos maiores especialistas em cada área do Brasil e é claro, com especialistas internacionais! 

E, como muitas pessoas que estavam no evento não conseguiram acompanhar todas as palestras, nós disponibilizamos todo o conteúdo por 30 dias pós evento! Porém, essa é uma exclusividade que apenas os participantes do evento têm!

Neste artigo estaremos fazendo um breve resumo sobre o FestQuali 2020 e de alguns temas trabalhados em palestras do auditório inovação e auditório Qualidade! Vamos lá?

Os processos do negócio e a retomada pós pandemia

Apresentador: Rogério Meira 

Rogério Meira iniciou sua fala com duas belas analogias: comparar o momento do começo da pandemia com a entrada de um safety car, onde todas as empresas tiveram que de uma maneira forçada ficar no mesmo patamar e em uma futura “relargada” (a retomada das atividades), teria mais “potência” aquela que melhor soube gerenciar seus recursos durante o processo da pandemia. 

A segunda analogia foi feita com a música Pare o Mundo que eu Quero Descer de Silvio Brito, ele nos trouxe uma segunda importante reflexão, o que nós estamos fazendo com o nosso ativo mais importante: “O TEMPO”, pela primeira vez tivemos que parar, desacelerar, o muitos se perguntaram o que fazer com esse tempo que antes me faltava e agora me sobra. Isso nos faz pensar? Será que estamos investindo bem nosso tempo?

Compliance em compras públicas e Infraestrutura: é possível? 

Apresentador: Jefferson Carvalho (SP).

Ter um processo de Compliance, evitaria muitos problemas, como o desvio de dinheiro público, obras superfaturadas, entre outros pontos, além de evitar muitos “elefantes brancos” que existem em nosso País.

A proposta apresentada pelo Jefferson e de um sistema que aborde o momento antes de ser feita uma obra. O Compliance implementado a obras públicas além de ser uma garantia de qualidade e um não a corrupção.

Aula sobre as Competências da função Qualidade 

Palestrante: Claudia Ferrari 

O desenvolvimento de softs skills e hard skills, são valores e competências cada vez mais bem avaliados pelas empresas. O termo competência pode ser definido como a capacidade decorrente do conhecimento que alguém tem sobre um assunto. É a soma de conhecimentos ou habilidades. Não adianta somente ter um conhecimento, ou saber fazer algo se não tiver ação. 

E a Claudia Ferrari citou um exemplo muito bonito, o do voluntariado, que é uma oportunidade de crescimento e aprendizagem para quem se dedica a promover tal ação gerando uma contribuição enorme para a empresa que propõe tal ação.

Sistema Íntegro de Gestão 

Palestrante: Monise Carla

O Sistema de Gestão é uma ferramenta que ajuda na organização e padronização das atividades executadas, mas nada adianta apresentar ou querer implementar um sistema de gestão, se o líder não exerce, “vivencia” tal movimento, não dá o EXEMPLO, não engaja com sua equipe com a suas atitudes. 

A Monise trouxe alguns exemplos muito bacanas sobre qualidade. Um deles é que foi abordado durante a palestra e do cantor Bruce Sprinteen, que durante um show, um fã pede uma música que ele não cantava a 15 anos. Bruce simplesmente dá um show de liderança na frente de 45 mil pessoas (como diria o Faustão: Quem sabe faz ao vivo) começa a ensinar a banda e a chegarem em um tom e no ritmo certo da música “You Never Can”. O resultado não poderia seria nada menos que excepcional.

FESTQUALI 2021

Esse foi apenas um breve resumo de tudo o que rolou nos dias 12/11 e 13/11 no FESTQUALI 2020, porém, o evento abordou muitos outros temas de suma importância para a qualidade no Brasil. 

E se você leu esses resumos e ficou pensando: Poxa, eu não comprei o ingresso e não consegui participar do FESTQUALI RIO 2020, e agora?

Ai que vem a parte boa: em 2021 tem mais. Nós já estamos organizando o FESTQUALI MIAME 2021, e pretendemos reunir mais de 3 mil pessoas em prol da qualidade! Porém, esse é assunto para um próximo artigo. Lembrando que, se você não conseguiu participar do evento, você pode comprar o acesso a todas as palestras, basta clicar aqui!

E se você participou do evento, conta aqui nos comentários o que você está achou? Conseguiu acompanhar as palestras?

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!