Gestão de processos

Você administra seu tempo com inteligência ou está sempre apagando incêndios?

tempo qualidade
Imprimir artigo

O uso adequado do tempo torna atividades cotidianas mais práticas e inteligentes, além de reduzir o desgaste físico e mental, a improdutividade e o retrabalho.

Uma das frases que gosto muito de relembrar quando estou executando alguma atividade é a do escritor Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol) que diz: ?Una ao esforço a inteligência; trabalharás menos e fará mais.”

Esse trabalhar menos não significa ficar atoa, ocioso, desnecessário e sim, usar esse tempo de redução do trabalho para se pensar numa forma inteligente de evoluir naquilo que se faz, pois tão importante quanto fazer é pensar em como está sendo feito para antever possíveis problemas.

Algumas pessoas conseguem ter um ótimo rendimento e resultado com um hábito simples, o de administrar o seu tempo. Tempo esse tão precioso para alguns, pois pode ser contabilizado até em dinheiro; porém, para outros, ele muitas vezes é descartado, mal utilizado ou desconhecido, pelo simples fato de não ser controlado.

Veja abaixo 10 perguntas simples para saber como o seu tempo está sendo administrado, pense em cada uma delas respondendo sim ou não.

 

1. É constante o atraso de entregas dentro do prazo?

2. Você desconhece ou não tem controle do que fez durante o seu dia, semana e mês?

3. Você tem dificuldades de planejar suas atividades?

4. Você gasta a maioria do seu tempo resolvendo problemas?

5. Você corrige ou repete a mesma atividade com frequência?

6. Você é a única pessoa que resolve a maioria das pendências, problemas e/ou atividades de sua área ou de sua casa?

7. Você está constantemente cansado e sente que a sua produtividade, qualidade e resultado da entrega ou da sua vida estão ficando comprometidos?

8. Você costuma trabalhar após seu expediente normal de trabalho?

9. Quando você tem um compromisso ou reunião, costuma chegar atrasado?

10. Você tem dificuldade em dizer ?Não??

 

Se a maioria das respostas acima for SIM, está na hora de aprender mais sobre como administrar o seu tempo e colocar esse aprendizado em prática, mesmo com uma rotina diária dinâmica ou sob pressão. Mas se a maioria das respostas for NÃO, parabéns, você usa bem o seu tempo e sabe o que ele significa para você; Além disso, tem muito a ensinar para quem não aprendeu ainda.

Se você administra mal o seu tempo, comece a pensar em como mudar isso, se ainda não sabe, na parte 2 desse post vou dar algumas dicas de como utilizar seu tempo com qualidade e de forma inteligente.

 

Post publicado originalmente dia 11 de julho de 2013, estamos republicando em nossas férias. Boas festas! 😉

Autor

Comentários

Posts Relacionados

Melhoria de desempenho
← Post mais recente
Desempenho nas operações: como medir e melhorar?