Blog da Qualidade

Os Benefícios da Tecnologia para a Gestão do Conhecimento

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

    Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

    patricia

    patricia

    Website | + posts

    Empreendedora, Graduada em Gestão Hoteleira e Turismo pelo CEFET-GO, Coach Pessoal, Profissional e Líder Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching com titulação internacional pelo Behavioral Coaching Institute, Consultora em Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa e Colunista. Especialista em direcionar o conhecimento para o alcance de resultados de profissionais e empresas fundou em 2012 e preside em Goiânia a CKO Brasil, empresa onde realiza trabalhos de Coaching para desenvolvimento pessoal e profissional, Implantação de Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa para desenvolvimento corporativo, além de oferecer Treinamentos, Workshops e Palestras no segmento em que atua.

    Na semana passada falei um pouco sobre Produtividade Corporativa: como alcançá-la através do uso inteligente da informação?, dando sequência no assunto, vamos falar sobre os benefícios sobre o uso inteligente da informação. O modelo Gestão do Conhecimento (GC), iniciado a partir dos anos 90, traz consigo soluções que norteiam toda a empresa na tomada de decisão, uma vez que se trata da integração entre Pessoas (principais autoras do conhecimento) ? Processos ? Colaboração e TI (Tecnologia da Informação).
    Muitos são os benefícios em relação à produtividade com o uso da GC, como por exemplo:
    • Redução do retrabalho;
    • Ganho e melhor uso do tempo ? deixa de desperdiçar o tempo com a investigação de informação armazenadas em vários repositórios, armários e na maioria das vezes na cabeça das pessoas;
    • Reconhecimento das pessoas, dentro da empresa, e da empresa no mercado, uma vez que aumentam a visibilidade e vantagem competitiva, de ambas às partes;
    • Aumento da qualidade nas entregas, uma vez que as informações, incluindo as estratégicas, são padronizadas, compartilhadas e unificadas em um único ambiente e acessadas por seus usuários-chave;
    • Crescimento sustentável da empresa por meio do conhecimento armazenado e distribuído, entre outros benefícios.
    Segundo pesquisa realizada no Brasil com grandes executivos pela Revista HSM Management, os percentuais alcançados com o uso da Gestão do Conhecimento foram:
    • 80,2 % melhor aproveitamento do conhecimento já existente em suas organizações;
    • 76% vantagem de diferenciação em relação aos demais participantes do mercado;
    • 73,2% melhor agilidade na tomada de decisão;
    • 62,4% otimização de processos;
    • 58,4% redução de custos;
    • 52,1% aumento da receita.
    Informações integradas e acessíveis tornam-se ainda mais valiosas naquelas organizações cujo negócio é mais dependente de conhecimento, porque dependem de inovação (ambientes de tecnologia), são submetidas a mudanças constantes (ambientes de alta competitividade) ou têm no próprio conhecimento a sua principal matéria-prima (empresas de consultoria, centros de P&D, escolas, centros de treinamentos etc). Entretanto, é possível trabalhar o conhecimento em outros ambientes de forma estratégica e direcionada. O que se sugere é que a Gestão do Conhecimento seja uma ação planejada e decidida pela alta-direção, sendo ela a principal norteadora dos objetivos estratégicos da empresa, além disso, é indispensável o envolvimento e a colaboração de toda a organização para o alcance dos resultados estabelecidos.  

    Sobre o autor (a)

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Blog da Qualidade

    Artigos relacionados

    Planos 500x800

    Já elaborou um super PLANO DE AÇÃO que não foi executado a tempo?

    O Qualiex pode te AJUDAR!