Blog da Qualidade

A Relação entre Produtividade e Motivação

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Marco Zanqueta

Marco Zanqueta

+ posts

É palestrante motivacional há 9 anos e usa sua expertise de mais de 20 anos como mágico profissional para ministrar suas palestras trazendo um novo jeito de motivar as pessoas. Palestrou e treinou executivos de grandes empresas como: Tam, General Motors e Petrobrás.

Diversos estudos comprovam que esses dois conceitos andam lado a lado. Um bom exemplo é a pesquisa realizada pela Right Management, uma consultoria americana de recursos humanos. Segundo a pesquisa, a motivação pode fazer com que os colaboradores produzam até 50% mais. Para chegar a esse dado, mais de trinta mil funcionários, de quinze diferentes países, foram entrevistados.
Por isso, mais importante que planos de ação e definição de metas é o cuidado com a qualidade de vida dos trabalhadores. Atualmente, diversas empresas já perceberam que estratégia sem foco na motivação é sinônimo de resultados abaixo do esperado. É essencial estar atento às necessidades dos funcionários, desde um bom ambiente de trabalho até uma técnica diferenciada de motivar, reconhecer e recompensar.
Como palestrante motivacional, sei que existem diversos métodos para manter uma equipe motivada. É essencial entender que uma boa empresa para se trabalhar, na visão dos colaboradores, não é necessariamente aquela que paga melhor. O local de trabalho ideal oferece integração, momentos de descanso e metas flexíveis. A pressão pode causar estresse e conflitos, pontos que diminuem a produtividade.
É claro que fazer com que um grande grupo de funcionários esteja sempre motivado é uma tarefa difícil. Por isso, é preciso desenvolver estratégias que auxiliem na realização profissional dos colaboradores. Afinal, estar feliz com a profissão é possível, mas também depende da empresa fazer com que os funcionários se sintam recompensados e, dessa maneira, tornem-se cada vez mais produtivos.

Sobre o autor (a)

4 comentários em “A Relação entre Produtividade e Motivação”

  1. Augusto Barbato

    Desde que empresas nacionais passaram a investir em plano de melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores passamos a observar que o seu nível de produção melhorou sensivelmente. Parabéns pelo artigo!

  2. EDIO ANTONIO DE OLIVEIRA FILHO

    Com certeza depois que começaram investir nas melhorias da qualidade de vida, principalmente na saúde mental, aumentou muito a produtividade, quando uma equipe tem um propósito claro, ela está sempre motivada, constrasta bem com essa história.

  3. Pingback: Impactos de la gestión de la seguridad y salud de los trabajadores en los indicadores de productividad

  4. Pingback: O que é o círculo dourado e como ele ajuda a definir seu propósito? – Pd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!