Blog da Qualidade

A Importância de automatizar uma Análise de Competência 90°

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Gabriel Souza

Gabriel Souza

+ posts

Graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR-CP, atualmente desenvolvedor na empresa Forlogic Software.

Apesar de atualmente o uso da tecnologia estar bem difundida no Brasil e no mundo, quem nunca usou uma planilha do Excel ou até mesmo um bloco de notas para armazenar algumas informações e, passado algum tempo, perdeu aqueles dados que pareciam ser tão valiosos? Isso é mais comum do que se imagina, apesar de muitas empresas já terem migrado para o uso de softwares, para ajudar neste processo, algumas ainda insistem nessa rotina e perdem a oportunidade de colher vários benefícios.

Mas afinal o que é Avaliação 90º graus?

Também conhecida por ser uma análise direta, o modelo é conhecido pela sua simplicidade, ela auxilia o líder na avaliação de seus subordinados. É considerada a melhor opção para analisar colaboradores pois na primeira fase  mede o desempenho dos colaboradores, no período que antecede a avaliação. Na segunda fase ela baseia-se na primeira fase para fazer a projeção dos próximos 12 meses de desempenho do colaborador.

Para que ela seja eficaz, é importante que os indicadores escolhidos para aplicar nesse método avaliativo sejam estabelecidos previamente, de forma clara, e ainda devem ser aplicados de maneira igualitária para todos os colaboradores.

Nessa avaliação se analisa o desempenho dos colaboradores com foco em competências.  Feita através de um questionário distribuído entre os respectivos liderados, para que eles respondam perguntas em forma de escala. O questionário deve ser formado por perguntas sobre diferentes características consideradas importantes.

Após a aplicação, os gestores devem sempre dar um feedback do resultado aos colaboradores e  a partir daí ir para um segundo momento, que envolva a autoavaliação e/ou avaliação de seus superiores.

É possível criar várias etapas nessa avaliação, assim os resultados não se limitam a apenas um olhar.  Lembre-se sempre que uma avaliação de desempenho não pode ser vista como algo ameaçador, que resulte em demissões ou punições.

Quando uma análise de Competência, desse porte é feita em planilha, por mais elaborada que ela seja, pode ser necessário constantes manutenções para adequar as mudanças organizacionais, bem como deixaria muito mais difícil de comparar dados, montar relatórios e gráficos para acompanhar a evolução da equipe, e ainda, é muito fácil  destes dados serem perdidos, corrompidos ou ficarem fora do alcance.

A mudança para um software de gestão de competências pode parecer algo complicado no início, pois “abandonar um velho hábito” que já está enraizado no dia a dia. É uma tarefa difícil ! Mas com o passar do tempo é perceptível os diversos benefícios que a implantação do software nos traz, e ainda nos convence a nunca mais querer trabalhar com planilhas. Mudanças nunca são fáceis, porém quando se trata do acompanhamento do nosso staff, devemos sempre optar por ter essas informações no melhor lugar possível, protegidas e acessíveis a qualquer momento, pois um dos pilares mais valiosos de uma empresa são os funcionários.

Direcionamento para alcançar resultados

Atualmente, com a grande competitividade dentro do mercado e com o constante surgimento de novidades que mudam totalmente nossa perspectiva de agir e trabalhar, temos que estar acompanhando de perto nossa equipe, para dar-lhes o direcionamento correto e alinhá-los com as metas e expectativas da empresa.

Portando, se torna fundamental executar uma análise de competência 90° de qualidade e utilizando-se das melhores ferramentas disponíveis no mercado, pois queremos sempre contar com grandes profissionais ao nosso lado, para que possamos realizar nosso trabalho com excelência e surpreender cada vez mais nossos clientes

Gestão de Competência com o Qualiex Staff

E já que estamos compreendendo o quanto o uso da tecnologia pode auxiliar na gestão de competências, que tal conhecer uma ferramenta desenvolvida exatamente para esta finalidade? O Qualiex Staff, como seu próprio nome já revela, foi elaborado com este propósito, a fim de auxiliar no gerenciamento da sua equipe de trabalho.

Dentro do módulo é possível analisar cargos, competências, contando também com relatórios e dashboards, tudo isso para que você possa verificar as habilidades de seus colaboradores e direcioná-los para os processos certos dentro de sua empresa.

Além do mais, ainda é possível cadastrar treinamentos e realizar a avaliação da eficácia destes treinamentos, bem como especificar quais treinamentos e habilidades são necessárias para ocupar determinado cargo e com isto o Staff consegue te dar um feedback ágil de quais de seus colaboradores estão preparados para enfrentar um novo desafio.

E não para por aí, o módulo conta com diversas outras funcionalidades e com o apoio contínuo da equipe Qualiex, para estar tirando suas dúvidas e buscando sempre estar trazendo novidades para seus clientes. Ficou curioso(a)? Acesse o Módulo gestão de Competências do Qualiex e veja nosso vídeo introdutório e agende uma apresentação, está na hora de deixarmos as planilhas de lado e otimizarmos o nosso processo.

E se precisar daquela ajudinha… já sabe né? Corre para o Blog da Qualidade, que tem sempre um conteúdo “quentinho saindo do forno” para te auxiliar.

Referência: Gestão de Competências

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!