Blog da Qualidade

A semana de auditoria da sua empresa ainda é uma loucura?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Eduardo Melo

Eduardo Melo

+ posts

Engenheiro Químico pela Escola de Engenharia da UFMG. Black Belt, Six Sigma pela Werkema Consultores. Pós-Graduado em Gestão de Laboratórios pela UNICAMP. Gerente de Laboratórios da CSN Mineração. Coordenador da Comissão de Estudos para Amostragem e Preparação de Amostras em Minério de Ferro para a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Acredita profundamente que: “Nosso maior medo não deve ser o fracasso, mas ser bem sucedido no que não importa.” – Francis Chan. Para me conhecer mais, acesse meu LinkedIn.

A semana promete! Será uma correria louca! Muita coisa para colocar em ordem e muito pouco tempo! Listas de treinamentos, indicadores, gestão à vista, reuniões de análise crítica! Tem de estar tudo perfeito para a próxima semana, afinal, vai ter auditoria! Que atire a primeira pedra, quem nunca fez isso!
A cultura brasileira de qualidade ainda é baseada na identificação de não conformidades, no medo da auditoria e na perda da certificação. E essa não é a postura de umas poucas empresas, ela é cultural, nacional, tupiniquim. A cultura de qualidade no Brasil ainda é muito frágil e incipiente; ainda não vivemos a qualidade no nosso dia a dia!
A qualidade tem de deixar de ser um certificado colocado na parede e passar a ser uma revolucionária cultura na busca constante da excelência. A qualidade total revolucionou o Japão no pós-guerra e colocou-o a frente de grandes potências existentes à época. O Japão passou pela transformação da cultura da qualidade em valor social. A sociedade japonesa cultua a qualidade e sabe a importância que isto tem na história e no futuro de seu país.
É baseado no exemplo japonês que as empresas brasileiras têm de se inspirar. Superar a conformidade aos princípios das normas dos sistemas de gestão e passar a entender que a qualidade e a excelência são valores. E são valores que trazem muita rentabilidade para a organização.
Os princípios que estão nas normas dos sistemas de gestão são extremamente importantes e são facilmente praticados como valores. Vamos refletir, por exemplo, a satisfação do cliente. Que administrador, diretor ou empresário não quer seu cliente satisfeito e fidelizado à sua empresa? E não quer que este cliente use o “boca a boca” para trazer novos clientes e que ajude a expansão da marca?
Então por que esperar a auditoria para enviar as pesquisas de satisfação aos clientes, compilar os seus dados rapidamente, tirar conclusões superficiais e apresentar ao auditor exclusivamente para ter o item avaliado como conforme? Qual o ganho real se têm em tratar desta forma o seu bem mais precioso, o cliente?
Os sistemas de gestão, seja da qualidade ou qualquer outro, devem servir para nos ajudar no nosso dia a dia. Eles nos fornecem informações uteis para que a empresa possa tomar as decisões adequadas, melhorar continuamente, treinar e conscientizar operadores a respeito da necessidade de cumprimento dos requisitos de qualidade, minimizar e evitar erros, entre tantos outros.
Porém, para que o sistema de gestão da qualidade funcione desta forma, precisamos deixar de entender a qualidade como uma obrigação e passar a enxergá-la como valor essencial para a organização. Acreditar que queremos ser mais do que um simples certificado na parede e ser reconhecidos como uma referência para nossos clientes, fornecedores e empregados. Temos de buscar a excelência!
Reavalie a forma como você faz a gestão de sua empresa. Inclua a qualidade como um elemento chave e os resultados surgirão bem mais rápido do que imagina. Participe das reuniões de análise crítica para fazer com que elas valham a pena e não para serem apenas o cumprimento de um formalismo. As informações compartilhadas são essenciais para o dia a dia da gestão de sua empresa. Treine seus empregados e avalie seus fornecedores, utilize as ferramentas da qualidade. Assim é que se faz verdadeira melhoria continua!
Que a próxima auditoria não seja uma correria às suas vésperas, mas que seja a consolidação de um sistema de gestão que evolui a cada dia, no sentido de fazer da qualidade um VALOR para sua empresa!
Acabe com a correria na semana da auditoria

Sobre o autor (a)

4 comentários em “A semana de auditoria da sua empresa ainda é uma loucura?”

  1. Não usaria o modelo japonês como referência (vide caso Toyota nos EUA) e quanto ao mercado brasileiro é semelhante aos seus políticos…………sem tirar e nem por.

    1. Eduardo Melo

      Márcio, muito obrigado pelo seu comentário! Existem muitos modelos e cada empresa e gestor se adapta melhor a um ou a outro. O mais importante é praticar a QUALIDADE como valor. Grande abraço! Eduardo

  2. Viviane Isoflex

    esse artigo é muito importante! trabalhei numa empresa que era exatamente assim, quando chegava a época de auditoria era uma correria só! felizmente um novo gestor implantou a metodologia lean, reuniões diárias, indicadores e organizou os processos, uma das coisas mais importantes foi o uso de Pasta plastica A4 que ajudou na divulgação e controle da informação. Mas saliento que manter a cultura é o maior desafio da qualidade, haja vista que no Brasil não temos a disciplina como algo natural em nossa sociedade.

    1. Eduardo Melo

      Viviane, obrigado por compartilhar sua experiência conosco. Parabéns pelo sucesso em mudar a cultura da empresa. Grande abraço! Eduardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!