Blog da Qualidade

Dia da Mulher, você sabe como surgiu?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Thais Mendes

Thais Mendes

+ posts

Sou especialista no Qualiex, auditora líder da ISO 9001:2015, ISO 31000:2018 E ISO 22000:2018. Contribuo com pessoas que tem o desafio de melhorar o trabalho por meio de tecnologia, qualidade, e conteúdo. Sou mãe de pet, amo cactos, e adoro passar tempo com a família e amigos.

O Dia Internacional da Mulher, quanto data comemorativa, foi oficializado pela ONU em 1975, e é comemorado e lembrado todos os anos, mas você sabe por que e como esse dia surgiu?

A história por traz do dia 8 de março 

O surgimento do Dia Internacional das Mulheres se deu por diversos fatos históricos, inicialmente, simbolizando a luta das mulheres pela reivindicação por igualdade salarial em comparação aos homens, e hoje se estende também à luta contra o machismo e a violência.

Nos primórdios do capitalismo industrial a força de mão de obra era majoritariamente composta por mulheres e crianças, sendo submetidas a longas jornadas de trabalho e salários miseráveis. Foi preciso muita luta para que a classe operária conquistasse alguns direitos em relação a isso.

A mobilização política das mulheres trabalhadoras contra a desigualdade de gênero no âmbito profissional foi uma grande influência para o 8 de março.

Em 1910, na cidade de Copenhague, aconteceu o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, onde Clara Zetkin, ativista e membro do Partido Comunista Alemão, propôs a criação de um Dia Internacional das Mulheres, mas sem definir a data. A proposta foi motivada tanto pelo movimento feminista, que estava iniciando, quanto pelas correntes revolucionárias de esquerda.

Outro acontecimento que foi um grande impulsionador para o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, foi o incêndio da fábrica Triangle Shirtwaist, em Nova Iorque, que aconteceu em 25 de março de 1911. Vitimou 146 pessoas, sendo 125 mulheres e 21 homens, a maioria estrangeiros. Esse acontecimento ressalta ainda mais as péssimas condições das instalações das fábricas da época. Além disso, os donos das fábricas trancavam as portas para que os operários não participassem de motins e greves. A fábrica pegou fogo e estava com as portas trancadas.

A partir disso, muitos protestos e greves aconteceram nos EUA, Europa, e especialmente na Rússia, que em 1917 foi fortemente marcado pelo ciclo revolucionário que derrubou a monarquia czarista. Neste clima de revolução, as mulheres trabalhadoras do setor têxtil entraram em greve, no dia 8 de março. Este dia entrou para a história.

Aos poucos, o dia 8 de março se tornou símbolo principal em homenagem às mulheres, associado à greve das russas e também ao incêndio em Nova Iorque.

A partir de 1960, a comemoração do dia 8 de março já tinha se tornado tradicional. E em 1975 a ONU declarou o Ano Internacional das Mulheres, com debates sobre a igualdade, o desenvolvimento e a paz.

Importância do Dia Internacional da Mulher

Esta data é um marco na luta contra a  desigualdade e violência contra a mulher. Há um poema que vai de encontro com o propósito dessa data tão importante, é do pensador Bráulio Bessa, que diz o seguinte:

Mulher tu não és igual 

tu não és regra, ou padrão 

não existe manual 

modelo nem perfeição 

tu és o que quiser ser 

mesmo com tanta opressão  

tu és forte, tu és brava

uma força que não some

um amor valente e doce, um sentimento sem nome.

Como ressalta o pensador “mulher tu não é igual, tu não és regra ou padrão’’, a busca das mulheres é pela equidade em direitos e oportunidades. É assegurar que as pessoas tenham o que precisam.

A sociedade evoluiu muito desde o surgimento desta data, mas ainda temos desafios a enfrentar, direitos a reivindicar, e oportunidades para criar.

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com

 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!