Sou especialista no Qualiex, auditora líder da ISO 9001:2015, ISO 31000:2018 E ISO 22000:2018. Contribuo com pessoas que tem o desafio de melhorar o trabalho por meio de tecnologia, qualidade, e conteúdo. Sou mãe de pet, amo cactos, e adoro passar tempo com a família e amigos.
Após o planejamento estratégico muitas organizações não sabem como trabalhar para atingir os objetivos definidos. Por isso, no artigo de hoje você entenderá as vantagens de elaborar um bom plano de ação e como ele pode auxiliar a alcançar o resultado esperado.
Como elaborar um bom plano de ação
Quando se define objetivos e metas é fundamental o planejamento de ações para atingi-los e o caminho que será percorrido até alcançarmos o resultado desejado. O primeiro passo para termos um bom plano de ação é o esclarecimento dos objetivos e metas que devem ser claros para toda a organização.
O segundo passo é realizarmos o desdobramento estratégico, no qual os objetivos serão escalonados para todos os colaboradores e todos terão ações que contribuirão para atingir o resultado esperado.
O terceiro passo é fazer com que as metas sejam atingidas e resultados alcançados. Para realizar esse conjunto de atividades utilizamos duas ferramentas da qualidade: o PDCA e o 5W2H, são ferramentas simples de se aplicar e que auxiliam em resultados satisfatórios pois são baseadas na melhoria contínua.
O PDCA deve ser o core do plano de ação, e se divide de 4 etapas:
1. Planejamento (P) – como o próprio nome diz, nessa etapa deve ser feito o planejamento e registro das ações. Além disso, é fundamental a escolha da ferramenta que auxiliará no gerenciamento do mesmo.
Para a definição das ações utilizamos o 5W2H que esclarece o que deverá ser feito por meio das perguntas:
- O que fazer (what)?
- Por que será feito (why)?
- Onde será feito (where)?
- Quando será feito (when)?
- Por quem será feito (who)?
- Como será feito (how)?
- Quanto custará fazer (how much)?
Com todas essas perguntas respondidas não haverá dúvidas no momento da execução da ação.
2. Fazer (D) – nessa etapa as ações planejadas devem ser executadas no prazo definido. É importante que os detalhes da execução sejam registrados para a análise do resultado.
3. Verificar (C) – nessa etapa é necessário analisar a execução das ações e checar se foram ou não o suficientes para atingir o resultado esperado. Nessa fase a análise das informações registradas e tomada de decisão é fundamental!
4. Agir (A) – ao chegar nessa etapa significa que o plano de ação teve sucesso, podemos criar padrões com base nele, divulgar o sucesso com a equipe e iniciar o ciclo virtuoso da melhoria contínua dos resultados!
O quarto e último passo é iniciar o PDCA novamente, criando e executando novos planos de ação que contribuirão para os resultados da organização.
As vantagens de executar um bom plano de ação
Não planejar ações é não saber o caminho a seguir e, assim, qualquer caminho serve, fato que gera perda de recursos como tempo e dinheiro. Além de influenciar o desengajamento dos colaboradores, uma vez que a mudança de prioridade do trabalho muda constantemente, resultados abaixo da meta, objetivos não atingidos, e assim por diante.
As vantagens na utilização do plano de ação são a clareza do que está sendo trabalhado, o foco nas atividades vitais, colaboradores engajados, produtividade da equipe e mais agilidade no atingimento de metas e objetivos.
Não deixe de planejar e executar ações pois elas serão o caminho que te levará ao sucesso, ao alcance dos objetivos e metas ambiciosas, gerando bons resultados e prosperidade para a organização.
Clique aqui para saber mais sobre 3 características do plano de ação que NÃO funciona! – Blog da Qualidade
Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com/