Blog da Qualidade

Como um software para gestão de auditorias pode te ajudar

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Thais Mendes

Thais Mendes

+ posts

Sou especialista no Qualiex, auditora líder da ISO 9001:2015, ISO 31000:2018 E ISO 22000:2018. Contribuo com pessoas que tem o desafio de melhorar o trabalho por meio de tecnologia, qualidade, e conteúdo. Sou mãe de pet, amo cactos, e adoro passar tempo com a família e amigos.

A gestão de auditorias é um elemento necessário dentro de uma empresa.  Eu vou te ilustrar o porquê. Conforme o período de auditorias se aproxima, talvez você se encontre em meio a uma avalanche de papéis e planilhas, lutando para estruturar e sistematizar o programa de auditoria. Mantenha a calma, pois ainda existe uma solução viável.

Neste artigo, vou guiá-lo através dos benefícios de um software de gestão de auditorias. Além disso,  vou mostrar como ele pode auxiliar sua empresa a cortar custos e fornecer uma perspectiva clara e objetiva das áreas que necessitam de melhorias

O que são auditorias e gestão de auditorias?

Auditoria é um processo que tem como objetivo verificar se uma organização está cumprindo os requisitos de qualidade e conformidade estabelecidos por normas, regulamentos, processos ou clientes.

A realização de auditorias regulares é fundamental para garantir a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços, e para identificar e corrigir eventuais não conformidades, riscos ou oportunidades de melhoria.

No entanto, a gestão de auditorias não é uma tarefa simples. Envolve diversas etapas, desde o planejamento, execução, consolidação dos resultados, análise, disponibilização do relatório, até o acompanhamento das ações corretivas e preventivas.

Além disso, requer o envolvimento de diferentes pessoas, áreas e documentos. Fazer tudo isso manualmente traz uma série de desafios e limitações, tais como:

  • Falta de padronização: cada auditor pode ter seu próprio método, critério ou ferramenta para realizar a auditoria, o que pode comprometer a qualidade e a consistência dos resultados.
  • Perda de tempo: coletar e analisar os dados manualmente pode demandar muito tempo e esforço dos auditores, além de gerar retrabalho e atrasos.
  • Falta de confiabilidade dos resultados: realizar cálculos, preencher planilhas ou elaborar relatórios manualmente pode aumentar a probabilidade de erros humanos, ou inconsistências nos dados.
  • Falta de rastreabilidade: armazenar e gerenciar os registros da auditoria em papel ou em diferentes sistemas pode dificultar o acesso, o controle e a atualização das informações relacionadas à auditoria.

Diante desses desafios, como fazer uma gestão de auditorias eficiente e segura?

A solução ideal é recorrer a um software especializado para essa finalidade.

Utilizando um software para gestão de auditorias, você adquire uma ferramenta que automatiza e simplifica todo o procedimento de auditoria, abrangendo desde o planejamento inicial até o monitoramento de ações corretivas e preventivas. Com um software dedicado à gestão de auditorias, é possível:

  • Padronizar o processo de auditoria: definir os critérios, métodos e ferramentas para realizar as auditorias de forma uniforme e consistente.
  • Aumentar a eficiência: coletar, registrar e analisar os dados de forma rápida e precisa.
  • Reduzir os erros: eliminar os cálculos manuais, as milhares planilhas e os relatórios inconsistentes, utilizando um sistema confiável.
  • Melhorar a rastreabilidade: armazenar e gerenciar todas as informações em um único lugar, facilitando o acesso e o controle.

gestão de auditorias

Qual software utilizar?

Um exemplo de software para gestão de auditorias é o Qualiex. Ele é uma solução completa e integrada para gestão da qualidade, que oferece um módulo específico para gestão de auditorias.

Com o Qualiex Auditorias, você pode:

  • Planejar as auditorias: definir o programa de auditorias com objetivos, escopo, cronograma, equipe necessária para cada auditoria.
  • Executar as auditorias: realizar as auditorias utilizando checklists personalizados e padronizados, registrar as evidências fotográficas, vídeo ou em áudio, avaliar os resultados e criar as não conformidades ou ações.
  • Analisar as auditorias: visualizar os dados das auditorias em gráficos, comparar o resultado entre diferentes áreas, identificar as principais causas das não conformidades.
  • Relatar as auditorias: gerar relatórios automáticos e padronizados das auditorias realizadas, com todos os dados consolidados e detalhados.
  • Acompanhar as auditorias: monitorar o status das ações corretivas e preventivas, verificar a eficácia das soluções implementadas.

Além disso, o Qualiex Auditorias se integra com o módulo Ocorrências que te permite registrar, analisar, tratar e prevenir as não conformidades que ocorrem na organização, como reclamações de clientes, defeitos de produtos, acidentes de trabalho etc.

Pare de sofrer e perder tempo

A gestão de auditorias é uma tarefa complexa, com um software específico.  Para este fim, você poderá gerir auditorias de forma mais fácil, ágil e confiável.

Com um software como o Qualiex Auditorias, você pode reduzir custos, garantir a qualidade e a conformidade. Além disso,  ter uma visão clara e objetiva do que pode ser aprimorado na sua empresa. E também integrar a gestão de auditorias com outras ferramentas de gestão da qualidade.

Se você quer saber mais sobre o Qualiex e como ele pode te ajudar na gestão de auditorias, entre em contato conosco. Ainda mais,  você pode solicitar uma demonstração gratuita. Estamos à disposição para tirar suas dúvidas e atender suas necessidades.

Clique aqui para agendar uma apresentação com nossos especialistas pelo WhatsApp.

Sobre o autor (a)

1 comentário em “Como um software para gestão de auditorias pode te ajudar”

  1. Pingback: 4 Estratégias para a Redução de Erros na Gestão de Documentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!