Blog da Qualidade

Como a análise SWOT apoia a estratégia organizacional

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Marliton Passos

Marliton Passos

+ posts

Sou graduado em Engenharia de Produção e já desenvolvi projetos de melhoria nos segmentos da saúde, varejo e têxtil.

Fui membro da equipe de Engenharia em indústria do segmento têxtil onde pude coordenar uma equipe de mais de 300 funcionários, desenvolver ferramentas computacionais para gestão e controle dos processos produtivos, além da sistemática de Planejamento, Programação e Controle de Produção. Desenvolvi estudo de layout Fabril, Implementei o planejamento, programação e controle da manutenção Industrial e seus indicadores.

Atualmente sou consultor de negócios e diretor financeiro do Grupo Brain

No contexto empresarial a necessidade de manter-se alerta e atento aos novos rumos que “as coisas” vão tomando é cada vez mais vital. Se no antigo normal isto já era um processo considerado constante e rápido, no novo normal pós pandemia da COVID-19 esse ritmo foi intensificado ainda mais e, além disso, o Norte tornou-se também mais incerto. Com isso, devemos refletir e trabalhar intensamente na estratégia organizacional.

Imersos neste tipo de ambiente, as organizações precisam lançar mão de práticas que lhes permitam navegar por estes mares que mudam de comportamento a todo instante, sem aviso prévio. 

Mas o que podemos fazer em cenários tão incertos como os que se apresentam para nós? 

A resposta para esta pergunta é formular estrategicamente nossas ações. Porter diz que “a essência da formulação estratégica é lidar com a competição”, ou seja, exatamente aquilo que este sendo exigido de qualquer organização que queira se manter viva.

A estratégia pode ser entendida como a forma (ações, meios, caminhos, ferramentas e etc.) pela qual determinado objetivo será alcançado. Pense na seguinte situação: Você está perdido em meio a uma área de floresta e, na busca por ajuda, você se depara com a necessidade de atravessar um rio.

Você pode fazer isso de algumas formas: Pode tentar atravessar o rio a nado, pode fazer uma pequena jangada (barco de madeira), pode procurar um local onde as margens do rio sejam mais próximas, ou até mesmo pode decidir seguir o curso do rio na busca por ajuda. 

Note que, vários são os caminhos ou estratégias que podem ser utilizadas, a grande questão aqui é: Como decidir qual delas é a melhor opção?

Ter a exata consciência de quais são suas habilidades mais fortes e fracas e conseguir identificar locais que oportunizem uma travessia mais ou menos tranquila facilitará bastante sua decisão e aumentará sua chance de sobreviver. Vejamos, se você souber nadar, a travessia a nado é uma possibilidade, do contrário, ela não fará sentido. Por outro lado, por mais que haja na beira deste rio pedaços de madeira que lhe permitam construir um pequeno barco, se você não possuir algumas ferramentas mínimas, não conseguirá construir o barco. 

Conheça o potencial da sua organização e supere os desafios

Pois bem, nesta história a empresa é a pessoa perdida,  a floresta são seus desafios e o objetivo é  superá-los na travessia do rio. A análise SWOT é o meio que nos permite identificar exatamente quais são essas forças e fraquezas organizacionais e também quais circunstância externas a organização podem gerar facilidades ou dificuldades na travessia do rio da competição.

Não é à toa que ela está na base da formulação estratégica, pois propicia o reconhecimento do que podemos explorar positivamente e no que devemos estar atentos para que nossa tarefa não seja ainda mais dificultada. 

Assim sendo, a construção e a devida interpretação do resultado da SWOT darão a organização a consciência de qual estratégia será mais efetiva na perseguição de seus objetivos. Dentro da formulação da estratégia organizacional, a etapa de diagnóstico representada pela SOWT possui uma boa parcela de contribuição para o sucesso da estratégia que será construída.

Sobre o autor (a)

3 comentários em “Como a análise SWOT apoia a estratégia organizacional”

  1. Elvira Rosa Pereira Henriques

    De forma simplificada, por meio de uma analogia, você mostra o que é o SWOT…parabéns!!

  2. Prof. Washington Santos

    Meu antigo professor de projetos dizia que não precisávamos ficar procurando por caminhos difíceis ou outras ferramentas tensas para diagnosticar algo, bastava tão somente ter intimidade com a SWOT (FOFA) que as respostas estariam ali na sua frente! E você traz essa ratificação de forma leve e inteligível. Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!