Blog da Qualidade

Por que sua empresa deve fazer a gestão de fornecedores?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Fabio Francisco de Assis

Fabio Francisco de Assis

+ posts

Coordenador de Atendimento ao Cliente na ForLogic Software, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Pensando em como obter a satisfação do cliente, é impossível não pensar no início da cadeia, que é o setor de compras, por meio da gestão dos fornecedores. Afinal, é ali que está a base para a empresa conseguir entregar produtos e serviços de qualidade. 

O resultado disso é obvio: com produtos e serviços de qualidade, a empresa tende a conquistar cada vez mais espaço no mercado. Além de fidelizar seus clientes e ter uma vantagem competitiva difícil de ser derrubada. 

Embora isso seja lógico, na prática, nem sempre a gestão dos fornecedores é feita da maneira correta. Ou, então, a gestão é feita olhando para alguns aspectos e ignorando outros. 

Qual a importância da Gestão de Fornecedores? 

Uma boa gestão de fornecedores passa por vários aspectos, onde alguns deles são detalhes, mas que se ignorados podem resultar em problemas lá na frente. Ou, se feitos de maneira correta, garantem o bom funcionamento da empresa. 

Como falei no início do artigo, uma das principais atribuições do setor de compras está na gestão dos fornecedores 

Ela não termina no fechamento do contrato, pelo contrário, se inicia ali um relacionamento. Esse passo é muito importante, pois garante o bom funcionamento de toda a empresa. 

Falando do processo como um todo, podemos apresentá-lo de forma simples através de uma sequência de ações: 

  • Seleção 
  • Acompanhamento das etapas de aquisição 
  • Avaliação de métrica  
  • Desenvolvimento do Fornecedor por meio das devolutivas  

E sim, essa é uma responsabilidade da empresa que visa ter bons fornecedores. 

Claro que neste post, estamos tratando deste processo de forma abrangente. Caso queira conferir mais conteúdos sobre gestão de fornecedores, escreva aqui nos comentários. Assim, podemos elaborar novos materiais para apoiar você. 

Se você ainda não ouviu o Qualicast #083, recomendo que dê play no botão abaixo logo após terminar essa leitura. Neste episódio, Jeison e Monise receberam Daniele Passos para um papo super bacana sobre gestão de fornecedores. Confere aí! 

Benefícios da Gestão de Fornecedores 

A gestão de fornecedores visa trazer benefícios à empresa. Alguns deles são: 

Entrega de melhor Custo-Benefício 

Mais importante até do que economia para a empresa, é ter a certeza de que desperdícios estão sendo evitados.  

É claro que redução de custos para a empresa é algo sempre muito bem-vindo. Administrar bem os recursos cedidos pela empresa é um papel importante assumido pelo setor de compras. 

Essa efetividade de utilização de recursos é algo que garante o melhor custo-benefício para seus produtos e serviços. 

Redução de riscos 

Quando o fornecedor não entrega qualidade em seus produtos e serviços a empresa está vulnerável à riscos como: 

  • Reputação; 
  • Credibilidade com os clientes;  
  • Evasão de clientes; 
  • Diminuição de receitas. 

 Entrega de valor ao cliente 

Quando o fornecedor é bem gerido e os feedbacks são constantes, o fornecedor tem condições para melhorar pontos falhos e evoluir cada vez mais suas entregas.  

Com os fornecedores performando, a empresa tem o alicerce para entregar seus produtos e serviços também com qualidade 

Claro que não é só o fornecedor que garante a entrega da empresa com qualidade. Seus insumos e serviços entregam para a empresa, subsídios para aumentar o valor agregado dos produtos e serviços. Assim, fortalecendo a reputação da empresa diante do mercado. 

Aumento de vendas 

Com maior entrega de valor ao cliente e consequente aumento da reputação no mercado consumidor, as vendas tendem a aumentar. Isso porque cria-se um diferencial competitivo em relação à concorrência. 

Como fazer uma boa gestão de fornecedores? 

Então, pensando em tudo isso que falamos até aqui, como podemos fazer uma boa gestão de fornecedores? Aí vai algumas dicas: 

Objetivos da empresa 

A única maneira de elaborar um plano de compras que gere os resultados planejados é que esse plano esteja alinhado com os objetivos estratégicos da empresa. Ou seja, é preciso saber o que a empresa valoriza e quais os caminhos estão sendo traçados. 

Seleção de Fornecedores 

O segundo passo é recrutar fornecedores com competência técnica e produtiva. Para isso é necessário termos um padrão comparativo, que não é possível com menos de três fornecedores sendo avaliados para a seleção. 

Também é preciso ter critérios muito claros e com pesos definidos para que essa avaliação seja o mais alinhada possível com a estratégia da busca do fornecedor. Por exemplo: 

  • prazo de entrega; 
  • bom preço; 
  • evidências de comprometimento com a qualidade. 

Por fim, nessa linha de fornecedores, fale com quem já utilizou ou utiliza os produtos e serviços do fornecedor. Esse feedback é valioso e traz à tona informações que na sua avaliação podem não ser detectadas. 

Processos 

O passo seguinte é ter a garantia de processos maduros, consolidados e gerenciados. Os processos vão ajudar a tornar efetivo o que foi planejado com o fornecedor, inclusive realizando e avaliando as métricas.  

Além disso, o processo ajuda a avaliar o fornecedor, dando feedbacks periódicos com base nas métricas realizadas, indicando acertos e erros. 

Com isso, é possível proporcionar o desenvolvimento do fornecedor. Como comentei no início do artigo, um fornecedor que entrega nos garante o alicerce para termos produtos e serviços com comprometimento com a qualidade. 

Assim, o objetivo principal de ter esses processos gerenciados é apoiar o desenvolvimento do fornecedor. E não simplesmente fazer um “cara, crachá” com os indicadores avaliativos do fornecedor.  

Trocar de fornecedor sem trabalhar um plano de ação de evolução de pontos negativos e manutenção de pontos positivos também não é uma prática adequada. 

Aplique tecnologia 

Automação te dá além de agilidade ao processo, acompanhamento e controle das informações de maneira segura e confiável. 

Portanto um software para gestão, como o Qualiex, vai deixar os seus processos ligados à gestão de fornecedores muito mais fluido. Assim, temos a oportunidade de desenvolver discussões contínuas de melhorias no processo e, consequentemente, um aumento de resultado. 

Relacionamento 

O tópico de processos eu comentei sobre desenvolver o fornecedor e não focar apenas em “não atendeu a meta, troca”. 

O processo ajudar a definir pontos de contato, mas não resolve o relacionamento. Relacionamento requer esforço, mas esse esforço deve ser convertido em resultado, por meio de aproximação do fornecedor.  

Fazer com que ele conheça suas dores e ajude a pensar em como resolvê-las, fazê-lo entender seu processo, seus planos e metas.  

Assim, muito mais do que um fornecedor, você terá um parceiro de negócios forte, desenvolvido e que vai lhe entregar muito mais do que um produto e serviço. Vai ajudar você aumentar o valor agregado às suas entregas aos seus clientes. 

No Qualicast #095, nossos Qualicasters abordam outros aspectos a serem levados em consideração na hora de aprovar orçamentos, para além do preço. A discussão é pautada pelo 4º Princípio de Deming. Ouça agora mesmo! 

Desenvolva parcerias que impulsionem seu negócio 

Podemos concluir que a relação cliente x fornecedor deve ir além do transacional, e ser muito mais relacional, com acompanhamento, medição e feedbacks constantes.  

Visando sempre o desenvolvimento do fornecedor para obtenção da garantia de melhores resultados e produtos e serviços de qualidade e maior valor agregado. 

Ao estabelecer parcerias sólidas e alinhadas com os objetivos estratégicos da organização, é possível garantir a entrega de produtos e serviços de qualidade. Além disso, uma gestão eficiente contribui para impulsionar a competitividade, mitigar riscos e fortalecer a reputação no mercado.  

Uma abordagem centrada na parceria e no aprimoramento mútuo entre cliente e fornecedor não apenas aumenta o valor agregado para os clientes finais. Mas também estabelece as bases para um ecossistema empresarial sustentável e próspero. 

Qualiex: O melhor Software para a Gestão da Qualidade!

Gostou das dicas sobre Gestão de Fornecedores? Com a ajuda do Qualiex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.

E tem mais: Se você é pequena empresa pode contar com a tecnologia Qualiex disponível sob medida para sua organização. O Qualitfy é perfeito para encaixar no orçamento de sua pequena empresa e fazer ela conquistar os resultados que busca.

Além de sermos o melhor software para gestão da qualidade, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco!

Sobre o autor (a)

1 comentário em “Por que sua empresa deve fazer a gestão de fornecedores?”

  1. Pingback: Avaliação de fornecedores na Saúde: como estruturar? - Qualidade para Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!