,

Blog da Qualidade

Eliminar Quotas – 11º dos 14 Princípios de Deming

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Marcela Maia

Marcela Maia

Website | + posts

Atuando como Analista de Relacionamento com o Cliente, sou formada em Administração e Letras, MBA em Gestão Estratégica de Empresas, Auditora Líder da ISO 9001:2015 e ajudo as pessoas com os processos de Gestão da Qualidade e a utilizar o software Qualiex, também valorizo muito a cordialidade no atendimento.

Hoje vamos falar de um assunto bem polêmico, sobre o 11º princípio de W. Edwards Deming, “eliminar quotas numéricas”. Como assim? 

Porque o próprio Deming dizia e faz total sentido, “o que você não mede, você não pode gerenciar!”.

Mas vamos entender um pouco mais do que ele está dizendo com esse princípio. Inclusive esse item foi dividido em duas partes.

Eliminar as quotas e padrões de produção para força de trabalho

Ele traz que quando o foco está somente na quota, isso é um impeditivo para que os colaboradores sintam orgulho do trabalho que realizam, porque dessa forma nós acabamos realizando o trabalho como se fôssemos um robô. E fazendo um paralelo com o 1º princípio “Constância de propósito”, vai por água abaixo, as pessoas não trabalham com um propósito claro e não veem significado no trabalho. 

anuncio-qualiex-documentos-1200x300-2-0

E já foi cientificamente comprovado, que quando remuneramos as pessoas de acordo com a produção, atividade que ela entrega, isso derruba a produtividade. Você pode ler mais sobre isso em outros livros como, “Motivação 3.0”, Daniel H. Pink.

É citado um exemplo prático de uma funcionária que tem que atender 25 ligações por hora, e não é só isso. Ela tem que ser gentil e não apressar os clientes. O que essa funcionária deve entregar? Porque concordam que é impossível cumprir essa meta e entregar a qualidade de um bom atendimento ao mesmo tempo?

Deming traz muito claro que “O grande trabalho da administração, é substituir essa gestão por quota, por liderança!”

Eliminar a administração por números

Falando um pouco do item B. Que ele diz “Eliminar a administração por números”. Devemos ter um caminho, ou seja, um método para entregar.

Um exemplo bem simples, é em uma partida de futebol, o técnico ficar olhando para o placar e torcer para que o número mude. O número pode mudar e melhorar, mas se outras medidas forem tomadas, como mudança de estratégia, alteração de jogadores, mais tempo dedicado a treinos.

Você pode entender um pouco mais desses princípios nesse material em áudio:

 

Ou então acessando esse vídeo:

 

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nossos softwares:
Gestão da Qualidade https://qualiex.com/ | Gestão da Metrologia https://metroex.com.br/

Sobre o autor (a)

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Software para gestão da qualidade

Próximo evento Forlogic!

Conheça nossos canais

Conheça o que CEOs e especialista nos assunto estão fazendo para desenvolver as estratégias de suas empresas

Planejamento Estratégico | Transmitido ao vivo em 21 de jan. de 2021

Qualicast - O Podcast da QUALIDADE

21 de Setembro de 2021
Gestão de Documentos para Sua Empresa