Graduada em Letras. Especialização em Letras – Estudos Contemporâneos em Literatura em andamento. Experiência com tutoria virtual e marketing de serviços. Possuo habilidades em escrita, leitura e interpretação de textos artísticos e literários. Procuro ser proativa, gosto de desafios e de novas aprendizagens, me considero habilidosa no que diz respeito a falar e tratar com públicos de variados perfis e de trabalhar em equipe. Meu LEMA é agregar valor à empresa, fidelizando e bem tratando os clientes e sendo facilitadora da relação negócios e satisfação. Também estou no Facebook, Twitter, Google+ e Linkedin.
-
Arielehttps://blogdaqualidade.com.br/author/arieleforlogic-net/
-
Arielehttps://blogdaqualidade.com.br/author/arieleforlogic-net/
-
Arielehttps://blogdaqualidade.com.br/author/arieleforlogic-net/
-
Arielehttps://blogdaqualidade.com.br/author/arieleforlogic-net/
Muito se ouve falar sobre a ISO, principalmente em ambientes corporativos, mas será que todos sabem qual é o significado e a sua importância?
O que é a ISO e qual sua função?
A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização. Portanto, é um meio de promover a padronização de produtos e serviços, utilizando normas internacionais para melhoria contínua.
Qual é seu objetivo?
O objetivo é a implantação de um SGQ, que proporcione a melhoria dos processos da organização, aumentando a confiabilidade dos produtos e serviços por ela fornecidos.
Para receber um certificado ISO, a empresa deve se adequar, ou seja, garantir que os requisitos da norma sejam atendidos. E ainda, saiba q qualquer empresa pode implantar uma certificação.
Contudo, qualquer empresa que tenha como foco a melhoria contínua é uma candidata a certificação. E ainda, o certificado serve de garantia, ao cliente, de que a empresa usa boas práticas de qualidade.
Muitas empresas adotam as normas da ISO como boas práticas, mesmo sem obter a certificação, pois muito além de ter um certificado lindo exposto na parede, é preciso validar os benefícios que uma certificação pode trazer. Mais do que necessário, isso se torna quase que obrigatório.
A preocupação em oferecer o melhor produto ou serviço é a melhor prática para uma gestão de sucesso. Apenas lembrando: na contramão fica o fracasso. O que determina o destino é o caminho escolhido hoje.
A ISO é uma norma reconhecida e vista com bons olhos no mundo inteiro, tem sido buscada por gregos e troianos, micro, pequenas e médias empresas, grandes também. Normatizar não é se tornar igual ou perder a liberdade, quando se ganha em qualidade, se ganha o poder de fazer bem aquilo que já sabemos fazer.
“O concorrente a ser temido é aquele que nunca se preocupa com você em tudo, mas continua a fazer o seu próprio negócio melhor o tempo todo.” – Henry Ford
Referência: ISO 9001:2008
Postado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com/
Revisado em: 16/03/2022
11 comentários em “O que é ISO?”
Muitas das empresas ainda não possuem esta certificação e sinceramente não sei o motivo. Talvez falta de informação, talvez por falta de interesse. O fato é que como você mesma disse, não é só um “certificado” na parede. É uma norma internacional, como um reconhecimento de que sua empresa se preocupa em oferecer bons produtos.
Pois é Larissa. Talvez as pessoas precisam se conscientizar da importância de oferecer bons produtos. A intenção não é ter apenas um certificado. Obrigada pela contribuição.
Recomendo a leitura a todos meus contatos
https://blogdaqualidade.com.br/o-que-e-iso/
Obrigada!!! Continue acompanhando!!!
ISO é isso. Parabéns, direto ao ponto!
Pequenas, médias e grandes empresas tem que se preocupar. Nós, cliente, queremos qualidade e mais..queremos garantia desta qualidade.
Disse tudo, Juliana. O mais importante é ter a garantia de que está se oferecendo qualidade, não importa o porte da empresa. Obrigada!!!
Ariele,
ISO não é uma sigla. ISO é o termo grego IGUAL. Visite a página principal do organismo para maiores esclarecimentos.
Agradeço a contribuição, Paulo. Bem lembrado. A denominação “International Organization for Standardization” permite diferentes acrônimos em diferentes idiomas (IOS em inglês, OIN em francês, OIP em português) e, por isso, seus fundadores decidiram usar a abreviatura ISO, que significa “igual”. Qualquer que seja o país ou a linguagem, a abreviatura é sempre ISO, que vem do grego “isos” que significa igual, igualdade, pois o sistema prevê que os produtos detenham o mesmo processo produtivo para todas as peças. Abraço, até mais e continue participando.
man foda