Blog da Qualidade

Técnica de Pomodoro: mantenha foco e produtividade!

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Ivan Henrique

Ivan Henrique

+ posts

Especialista Qualiex, estudante de Administração na Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Sabe aquela lista de tarefas importantes que deveríamos executar no decorrer do dia e muitas vezes não conseguimos nem dar início? Ou até mesmo o sentimento de que toda e qualquer tarefa que parecia ser simples de executar leva dias e até mesmo semanas para serem finalizadas? A técnica Pomodoro pode te ajudar!

Provavelmente isso acontece porque não conseguimos manter o foco nas tarefas que deveríamos realizar e não sabemos gerir o nosso tempo, nos tornando pessoas com um baixo nível de produtividade.

O Que é a Técnica Pomodoro?

Francesco Cirillo é um Francês que sofria com sua baixa produtividade nos estudos decorrente da falta de concentração. Destinado a melhorar sua produtividade e manter o foco nas tarefas, ele desenvolveu no final dos anos 1980 uma técnica para gerenciamento de tempo conhecida como “Técnica Pomodoro”.

Esse nome deriva da palavra italiana Pomodoro (tomate), fazendo referência a um cronômetro no formato de um tomate. A técnica, de maneira superficial, consiste na utilização de um cronômetro com uma programação de 30 minutos de duração: 25 minutos de execução de atividades sem interrupções e 5 minutos de descanso.

Como o método Pomodoro funciona?

Para ficar mais claro como funciona, fiz sua utilização prática e irei descrever passo a passo como funciona:

  1. Escolha uma tarefa: no meu caso escolhi estudar para uma prova da faculdade;
  2. Configure o cronômetro para 25 minutos: utilizei um aplicativo para celular chamado Focus Keeper, mas existem alguns sites, como o Pomo Work, que disponibiliza a ferramenta gratuitamente. Você pode usar até um cronômetro, mas é importante que após os 25 minutos ele sinalize, para que você seja avisado quando o tempo acabar;
  3. Trabalhe na tarefa durante 25 minutos: no decorrer do tempo, li os slides fornecidos pelo professor com o conteúdo da prova;
  4. Após os 25 minutos de foco em uma única tarefa, faça um intervalo de 5 minutos: nestes 5 minutos tomei água, fui ao banheiro e respondi algumas mensagens no whatsapp e facebook;
  5. Reinicie a tarefa de onde parou e repita o mesmo processo: 25 minutos estudando e 5 minutos de descanso;
  6. Após realizar o mesmo processo por 4 vezes, faça uma pausa longa, de 15 a 30 minutos;
  7. Repita o processo até que a atividade seja concluída: no final de 6 Pomodoros, tinha terminado de ver todo conteúdo. É importe ressaltar que o número de ciclos irá variar de acordo com o tamanho de suas atividades.

Veja abaixo o fluxo do processo de utilização da técnica de Pomodoro:

técnica de Pomodoro
Se você seguir esse fluxo, poderá atingir bons resultados

Confesso que não foi nada fácil me manter concentrado em fazer uma única tarefa durante 25 minutos sem interrupções e priorizar a atividade em execução acima de todas as outras, porém vale ressaltar que com a frequente utilização da técnica é possível diminuir significativamente o tempo de execução das tarefas e ainda manter a qualidade do trabalho.

Resultados da técnica Pomodoro

Para comprovar essa redução no tempo de realização das tarefas, realizei outro teste: a minha atividade era ligar para 80 clientes e eu tinha 4 dias para isso, então utilizei o Pomodoro. Conforme eram realizados os ciclos, pude perceber a evolução na execução. Registrei a utilização da ferramenta e a melhora que tive na tabela abaixo.

É importante  considerar que após 4 os Pomodoros completos eu fiz uma pausa de 15 e não de 30 minutos.

DATA ATIVIDADE CICLOS DE POMODORO DURAÇÃO
10/01/2016 Ligar para 20 clientes 10 5 horas e 15 minutos.
10/02/2016 Ligar para 20 clientes 9 4 horas e 45 minutos.
10/03/2016 Ligar para 20 clientes 6 3 horas e 15 minutos.
10/04/2016 Ligar para 20 clientes 4 2 horas e 15 minutos

Os resultados foram ótimos! Reduzi a duração para fazer as 20 ligações, ou seja, aumentei minha produtividade e diminui os custos da minha operação.

Caso você queira se aprofundar um pouco mais no tema produtividade e organização, ouça esse episódio especial do Qualicast:

Conclusão

A Técnica de Pomodoro é uma excelente escolha para quem tem dificuldade em manter o foco e a concentração nas tarefas, entretanto ela não pode ser usada com a exclusiva finalidade de acelerar o tempo de execução das suas atividades e sim como uma ferramenta que auxilia no gerenciamento do seu tempo, para que você consiga identificar o quanto você é capaz de executar, tanto nas atividades pessoais quanto nas profissionais.

Eu desafio você a escolher uma atividade e testar a técnica pomodoro. É um bom primeiro passo para começar a ter mais acabativa, concluindo o trabalho que começou!

Sobre o autor (a)

1 comentário em “Técnica de Pomodoro: mantenha foco e produtividade!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!