Ferramentas da qualidade

Você já ouviu falar em Eneagrama? O que tem haver com Qualidade?

eneagrama qualidade
Imprimir artigo

O título deste artigo nos propõe dois questionamentos importantes, e vamos buscar reponde-los iniciando da seguinte forma: – Você já deve ter ouvido falar que uma boa equipe, ou mesmo um líder que saiba explorar as potencialidades de cada indivíduo em favor da equipe são fatores, que dentre outros, são determinantes para o sucesso de um projeto ou até mesmo de uma empresa; o que nos reforça a máxima de que são as pessoas que constroem ou desenvolvem a Qualidade em uma empresa.

O Eneagrama (enea = nove, gamos = pontos) ou Eneagrama das personalidades é uma técnica milenar, mas sua origem é incerta; foi trazida ao Ocidente em meados do século XX adaptando aos dias atuais o uso de toda a sabedoria que a envolve, sendo que o seu principal foco está em analisar, compreender e desenvolver as diversas personalidades ou perfis, buscando as origens das motivações ou reações de cada indivíduo, gerando novas maneiras de se relacionar a partir do autoconhecimento e do aperfeiçoamento pessoal orientado ao desenvolvimento de competências. O foco principal desta ferramenta está em mapear não o que as pessoas fazem, mas por que fazem, investigando de modo profundo, por exemplo, porque uma pessoa reage de determinada maneira; estabelecendo assim um sistema altamente profundo e preciso na descrição de comportamentos humanos.

Atualmente o Eneagrama conta com validação científica e acadêmica, além do fato de que importantes organizações multinacionais também já utilizam o modelo com suas equipes, sendo que este conhecimento vem ganhando espaço no mundo corporativo, desenvolvendo habilidades de liderança e trabalho em equipe, além de potencializar processos de coaching, comunicação assertiva e flexibilidade para atingir metas e resultados.

Os principais reflexos de sua utilização são notados no incremento da produtividade e no aumento da qualidade das ações tomadas, além de transformar os ambientes de trabalho em locais com menos conflitos, mais eficientes e também mais agradáveis para se viver.

Todo este conceito influencia no comportamento organizacional, sendo que este agrega em seu conceito o estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos ou grupos no ambiente das organizações, no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade, e promover a cidadania organizacional, tratando de zelar pela boa qualidade de vida e da excelência na prestação de serviços.

Em linhas gerais, podemos concluir que o Eneagrama é uma ferramenta de vasta utilidade para o comportamento organizacional, tratando do bom desempenho tanto qualitativo quanto quantitativo. A qualidade na prestação de serviços leva ao bom comportamento organizacional e gera a harmonia entre o interior e exterior da organização, provocando em contrapartida o zelo pela responsabilidade social e economia sustentável.

Autor

Comentários

Posts Relacionados

mpe qualidade
← Post mais recente
Prêmio MPE: Práticas de Qualidade