Blog da Qualidade

5 pilares para uma boa gestão estratégica

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

André Gabillaud

André Gabillaud

+ posts

Mestre em Engenharia de Produção (UFPE), Especialista em Gerência de Projetos com certificação PMP (Project Management Professional), Graduado em Engenharia de Produção. Possui 20 anos de experiência em organizações como: AMBEV, SANTISTA TÊXTIL atual TAVEX BRASIL, PETROBRAS (Grupo AeC) e G BARBOSA. Em todas elas desenvolvendo trabalhos relacionados na área de gerenciamento da rotina (Controle de Indicadores, Padronização, gestão de anomalias, processos de auditoria em normas de sistemas de gestão ISO 9000, 14000 e OHSAS 18000), Gerenciamento de Projetos (Implementação de sistemáticas de gerenciamento, metodologias e PMO), CEP, Layout, Organização de Sistemas e Métodos, Estudos de Tempos e Movimentos.

Sócio Fundador da Brain Engenharia e professor de disciplinas de Engenharia e Administração nas instituições de ensino, FANESE, IFS (Instituto Federal de Sergipe)

Olha eu novamente aqui gente! Quero compartilhar algo que tem me chamado atenção em nossa caminhada: gestão estratégica. E começo com uma pergunta….(duas vai..rsrs)

Faz sentido planejar e não gerir? Isso não seria desperdício? 

Pois é, quero dizer que já estive nesta situação (sem saber a diferença) e reconhecendo-a tratei de sanar. Sabendo que o desafio da gestão é maior do que o ato do planejamento em si, aponto alguns pilares que são norteadores.

Antes disso (não fiquem chateados rsrs), precisamos entender qual o conceito adotado quando falamos sobre gestão estratégica.

Segundo Yoji Akao, gestão estratégica é o sistema gerencial onde as mudanças no ambiente são visualizadas e as atitudes são tomadas de acordo. Isso nos leva a reconhecer o fator fundamental da gestão, que é a ação que nos move após conhecer o cenário posto.

Os 5 pilares da gestão estratégica

1 – Formulação Estratégica 

É aqui onde muitos param. O desafio nesta fase é construir o direcionamento após uma série de análises internas, externas e setoriais. E a partir de um “norte verdadeiro” (não poderia deixar o lean de fora né?) pergunta-se o porquê de ainda não termos alcançado tal objetivo e a segunda etapa inicia-se.

2 – Desdobramento da Estratégia

A sequência de porquês, desce na hierarquia (ou nos times ágeis,  squads em organizações mais horizontalizadas). A grande entrega dessa fase é (ou deveria ser) as causas (raízes de preferência), que nos orientam a definição dos principais objetivos “funcionais”.

3 – Orçamento Empresarial

Aqui, já sabendo o que fazer e reconhecendo que temos um custo para entregar, tudo isso é de extrema importância para que um orçamento empresarial nasça sob a hipótese de não termos as bases financeiras necessárias para o alcance dos resultados. Afinal, muitos são os sonhos, mas temos que saber se teremos como aportar capital para todas as ações (sejam elas internas ou externas).

4 – Metodologia de Acompanhamento

Se muitos param na formulação, imagine o quão difícil é essa fase. Ausência de processos definidos sobre como diligenciar todos os objetivos estratégicos, tratar os desvios e conectar isso com o gerenciamento da rotina se fazem presentes em boa parte das empresas. Sem falar em cultura viu gente? (aqui é ponta para outro bate papo nosso)

Isso pode ser moroso ou pode ser mais ágil?

5 – Suporte Tecnológico

Esse é o último pilar comentado neste artigo, mas não o menos importante… aqui entra a força do suporte que a tecnologia nos traz. Possuir uma ferramenta integradora, não só para a formulação estratégica, mas de conexão entre ela e os aspectos processuais e de gestão de anomalias que certamente irão surgir é mais que necessário. 

Método e Tecnologia

Aqui na Brain Engenharia, construímos um framework que integra essa sistemática. As bases de uso estão sendo suportadas pelo Qualiex. Se tornou mais fácil conectar pessoas, ações e o caminho é árduo, mas nos sentimos cada vez mais preparados para os desafios que iremos enfrentar.

E você? Como está?… ainda na Formulação Estratégica? Sugiro que busque o feito ao invés do perfeito mas não fique parado! Aprenda com os erros e continue na busca pela excelência na gestão!

Lembrando que o FestQuali pode ser uma fonte de qualificação e inspiração para esse momento. Quem sabe não é aquilo que faltava para sairmos da cadeira e agir!

Sobre o autor (a)

2 comentários em “5 pilares para uma boa gestão estratégica”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!