Blog da Qualidade

Gurus da Qualidade: Vicente Falconi

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Victor Assis

Victor Assis

Graduado em Jornalismo e profissional de Marketing. Apaixonado por contar histórias e criar conexões através da comunicação, faz parte no time de Marketing da ForLogic, gerando conteúdo para aproximar a Qualidade de mais pessoas.

Muito provavelmente você já ouviu falar de Vicente Falconi, possivelmente já até leu algum de seus livros. Ao longo de sua trajetória profissional, este Guru da Qualidade contribuiu significativamente para aprimorar a forma como entendemos o conceito de gestão.  

Neste artigo, vamos explorar mais sobre sua história, revelando como suas contribuições transformaram empresas e inspiraram líderes.

Quem é Vicente Falconi 

Nascido em 1940, Vicente Falconi é graduado em Engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e obteve seu mestrado e PhD pela Colorado School of Mines. 

Por quase 30 anos, entre as décadas de 60 e 90, atuou como professor na mesma universidade em que se graduou. Além disso, nos anos 80, Falconi foi ao Japão. No país asiático, adquiriu novas experiências ao lado da Union of Japanese Scientists and Engineers (Juse), a União de Cientistas e Engenheiros Japoneses. 

Neste período em que ficou no Japão, visitando empresas e fábricas do país, ele teve contato com diferentes conceitos e metodologias ligadas à Qualidade. 

Seu papel na disseminação da Qualidade no Brasil 

Ao retornar, Falconi passou a implementar estas ferramentas e métodos em organizações espalhadas por todo o Brasil. Ele foi um dos principais responsáveis por apresentar o conceito de Qualidade Total no país. 

Ao longo do tempo, ele continuou construindo seu legado e se tornou referência no campo da Qualidade. 

Seu trabalho contribuiu significativamente para a disseminação de práticas de Gestão da Qualidade Total no Brasil. Seu nome é citado entre uma “das 21 vozes do Século 21″, pela American Society for Quality. 

Em 1984, foi fundada a FALCONI, empresa de consultoria empresarial e de pessoas, através da Fundação Cristiano Ottoni, instituição vinculada à UFMG. Ao longo das décadas, a FALCONI seguiu evoluindo e, hoje, é uma das referências na área. 

Atualmente, Vicente Falconi é presidente do Conselho de Administração da consultoria. Ele também é membro do Conselho de Administração da Ambev e da Brasil Foods, duas das maiores companhias do país. 

Obras e publicações de Vicente Falconi 

O trabalho de Falconi contribuiu significativamente para a disseminação de práticas de Gestão da Qualidade total no Brasil. 

Além disso, ele consolidou sua expertise em uma série de obras literárias que se tornaram pilares na literatura de qualidade e excelência.  

Essas obras não apenas refletem a profundidade de seu conhecimento, mas também oferecem insights práticos e aplicáveis para moldar estratégias organizacionais.  

Suas principais obras publicadas são: 

  • Qualidade Total – Padronização de Empresas (1991) 
  • TQC – Controle da Qualidade Total (1992) 
  • O Valor dos Recursos Humanos na Era do Conhecimento (1995) 
  • Gerenciamento pelas Diretrizes (1996) 
  • O Verdadeiro Poder (2009) 
  • Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia (2013) 

Ensinamentos de Falconi 

Os ensinamentos de Vicente Falconi vêm impactando positivamente inúmeras organizações, guiando líderes na trilha da eficiência e excelência operacional.  

Algumas das principais ideias guiam a perspectiva de muitos acerca da Qualidade e Gestão. A seguir, iremos apresentar alguns dos pensamentos mais importantes deste Guru da Qualidade. 

Gerenciamento por Diretrizes (GPD) 

Falconi enfatiza a importância do gerenciamento eficaz das atividades diárias de uma organização.  

Em essência, o GPD visa traduzir metas e objetivos estratégicos em diretrizes claras e ações específicas, promovendo uma gestão mais eficaz e orientada para resultados. Este conceito é destrinchado no livro com mesmo título, publicado em 1996.  

Seu objetivo é garantir que cada nível da empresa contribua de maneira significativa para o alcance dos objetivos gerais. Ou seja, o GPD, que também é chamado de Método Falconi, busca criar um alinhamento organizacional. 

A aplicação do Gerenciamento Pelas Diretrizes envolve diversos passos. Entre eles, podemos citar: 

  1. Definição de Metas Estratégicas;
  2. Desdobramento das Metas;  
  3. Formulação de Diretrizes;  
  4. Comunicação Efetiva; 
  5. Gerenciamento  

Com apoio de ferramentas como o PDCA, o Gerenciamento por Diretrizes contribui para um trabalho eficaz e consciente, com processos sólidos e metas claras a todos. Além disso, ao proporcionar maior entendimento aos colaboradores, o método pode fortalecer o engajamento da equipe. 

Podemos preparar um novo conteúdo detalhando o Gerenciamento por Diretrizes. Se você gostaria de saber mais sobre este método, comente no final deste artigo. 

Tomada de decisões baseada em dados 

Você já deve ter ouvido a frase “sem medição, não há gestão”. Falconi acredita que a tomada de decisões baseada em dados é essencial para uma gestão eficaz.  

Decisões informadas são uma necessidade para enfrentar os desafios complexo, no contexto das empresas. A coleta e análise de dados são ferramentas importantes para identificar problemas, oportunidades e tendências que podem apontar para o futuro da organização. 

Falconi destaca que a gestão eficaz deve ser apoiada por dados reais e precisos.  Informações e análises assertivas nos dão condições para decisões concretas e que contribuam para os objetivos da empresa. 

Foco financeiro 

Falconi destaca a necessidade de definir métricas e indicadores claros para medir o desempenho e a qualidade. Ele enfatiza, em especial, que os indicadores financeiros devem ser os principais para uma organização. 

Dessa maneira, o “foco financeiro” enquanto uma abordagem pode apresentar de forma nítida o desempenho da empresa. Esta abordagem reconhece que, em última análise, o sucesso de uma organização se reflete em seus resultados financeiros. 

Ao explorarmos este conceito, podemos entender que o foco nos indicadores financeiros permite extrair informações sobre toda a gestão. Assim, esta abordagem pode contribuir para avaliação mais assertiva sobre a eficiência da empresa.  

Alta rotatividade de colaboradores 

Vicente Falconi também aborda a questão da alta rotatividade nas empresas. Ele reconhece a importância de reter talentos e evitar a alta rotatividade de colaboradores. 

Isso porque uma taxa elevada de rotatividade entre funcionários pode ser sintoma de um problema ainda mais profundo envolvendo a organização. As condições de trabalho oferecidas podem não ser adequadas, por exemplo, levando à insatisfação dos colaboradores. 

Enfim, além da possível perda de conhecimento, custos de treinamento e recrutamento, a alta rotatividade também pode afetar a entrega dos demais funcionários.  

Diante deste cenário, Falconi ainda destaca a importância de uma liderança eficaz e conectada para inspirar e fortalecer o time. 

Vicente Falconi: Um Pioneiro da Qualidade no Brasil 

Não é por acaso que Vicente Falconi é uma das principais referências brasileiras da Qualidade. Seu trabalho contribuiu significativamente para a disseminação de práticas de Gestão da Qualidade Total no Brasil. 

A aplicação dos métodos e princípios propostos por Falconi resultou não apenas em eficiência operacional. Mas, também em uma mudança significativa na maneira como organizações em todo o país fazem sua gestão.  

Sua metodologia tem sido fundamental para empresas que buscam se destacar no mercado. 

Não podemos deixar de destacar seu papel fundamental na disseminação do pensamento estratégico relacionado à qualidade no Brasil 

Sua contribuição impactante e duradoura estabeleceu padrões elevados para a excelência em gestão, deixando um legado valioso para as gerações presentes e futuras no contexto organizacional brasileiro. 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados