Blog da Qualidade

[REVIEW] Qualicast #060 – ISO Survey 2019: Certificações ISO no Brasil

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Thais Mendes

Thais Mendes

+ posts

Sou especialista no Qualiex, auditora líder da ISO 9001:2015, ISO 31000:2018 E ISO 22000:2018. Contribuo com pessoas que tem o desafio de melhorar o trabalho por meio de tecnologia, qualidade, e conteúdo. Sou mãe de pet, amo cactos, e adoro passar tempo com a família e amigos.

Você sabe o que é a ISO Survey e como ela auxilia os profissionais da qualidade a evoluir? Ou ao menos sabe dos dados da ISO Survey 2019?

Neste texto vou explorar uma visão geral sobre assunto com base na discussão do Qualicast, episódio #060 – ISO Survey 2019: Certificações ISO no Brasil. Este Qualicast conta com a presença do Neifer França, diretor da QMS Certificadora.

Para ouvir a discussão na íntegra, é só dar play:

O que é ISO Survey?

A ISO Survey é um levantamento anual, realizado pela ISO, do número de certificados validados para padrões do sistema de gestão ISO. Os dados para a pesquisa são disponibilizados pelos organismos de certificações credenciados no IAF MLA.  

Por ser uma pesquisa eletiva, ou seja, as certificadoras não possuem a obrigação de respondê-la, o resultado da pesquisa é uma estimativa da quantidade de certificados ISO emitidos mundialmente, portanto, não é o número real de certificados. Usamos esses números para entender a proporção e magnitude das certificações no mundo. 

A primeira edição da pesquisa foi publicada em 1998, e desde então, todos os anos temos acesso aos novos resultados, assim é possível realizar uma comparação de queda ou crescimento dos certificados por norma e país.

Os resultados da ISO Survey contém três conjuntos de dados:

  • Os números de certificados válidos para cada país para as 12 normas do sistema de gestão ISO,
  • O número de locais cobertos pelos certificados para cada país para as 12 normas do sistema de gestão ISO,
  • O número de segmentos por país cobertos pelos certificados para as 10 normas do sistema de gestão ISO (ISO 22000 e ISO 13485 não contêm dados sobre setores).

A importância da ISO Survey para as empresas e profissionais da Qualidade

Mesmo sendo uma estimativa, analisar a ISO Survey é de suma importância para uma empresa, pois com ela conseguimos:

  • Avaliar se as certificações para o segmento da empresa cresceram ou diminuíram, e com quais normas isso aconteceu;
  • Avaliar a tendência e insights para o desenvolvimento de novos produtos;
  • Avaliar a tendência para abrir novos mercados de atuação;
  • Utilizá-la para a elaboração da estratégia da empresa; etc.

Para se destacar o profissional da qualidade precisa conhecer o mercado no qual está inserido, não podendo se limitar em estudar apenas norma que a empresa onde trabalha se certificou. Ele deve estudar as normas em que possui interesse e, saber identificar e compreender a peculiaridade de cada uma delas.

Para o profissional que busca conhecimento, a ISO Survey pode dar um norte para o que estudar, quais normas estão sendo mais utilizadas e quais são as tendências dessas normas. Esse conhecimento pode ser o diferencial para a própria carreira, no qual trará expansão sobre os variados caminhos para trilhar na qualidade, excelência e gestão, tendências do mercado e estar sempre à frente das mudanças

Resultado da ISO Survey 2019

A ISO 9001, que visa a qualidade e foco no cliente, é a líder da pesquisa com 883.521 certificados válidos em 2019.

A segunda colocada é a ISO 14001, com foco em gestão ambiental, com 321.580 certificados válidos.

A terceira colocada é a ISO/IEC 27001, com foco na segurança da informação, com 36.362 certificados válidos. Esta, publicada em 2005, vem ganhando destaque nos últimos anos, desde o lançamento da GPDR, LGPD e principalmente em 2020, ano em que muitas empresas começaram a trabalhar remotamente e voltaram a atenção para a segurança da informação.

Abaixo segue os números da pesquisa:

De acordo com a pesquisa de 2019, na América Latina a norma mais utilizada é a ISO 9001. O Brasil lidera este ranking, com 17.952 certificados válidos. Abaixo seguem os países que mais utilizam essa norma:

Porém, aqui eu abordei apenas alguns tópicos deste episódio inédito do Qualicast, por isso, recomendo que você ouça nossos especialistas diretamente na íntegra!

Para ficar por dentro dos dados que comentei neste artigo, é só acessar a ISO Survey clicando aqui

Você já sabia da existência dessa pesquisa? Coloque aqui nos comentários! Vou gostar de dar continuidade nessa discussão.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!