Blog da Qualidade

Você se atenta para a melhoria dos processos do seu sistema de gestão?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Fernanda Gabrielle

Fernanda Gabrielle

+ posts

Especialista Qualiex graduanda em Análises de Sistemas, trabalho no relacionamento com o cliente na Forlogic e me considero mãe de pet, curto uns rock e muita música nacional, já assisti Friends 20 mil vezes e qualquer coisa, só me chamar no Likendin

Sabemos que toda empresa se preocupa em como realizar o controle do sistema de gestão para alcançar melhorias pois, esse processo pode ser muito burocrático, entretanto, algo com que devíamos nos preocupar, na verdade, é com a Melhoria Contínua dos processos, porque é a partir daí que conseguiremos alcançar os objetivos e sempre estar próximo do propósito da empresa.

Se preocupe com a melhoria dos processos e não com a burocracia do sistema de gestão

Com toda uma documentação para ser registrada e controlada, indicadores para serem analisados e ações para serem realizadas, fica difícil não se preocupar em manter esse controle em dia, podendo se tornar uma tarefa cansativa e estressante. Para eliminar esse desgaste, existem Ferramentas de Gestão que agilizam o trabalho, poupando tempo e preocupação com o sistema de gestão.

Acreditamos que a melhoria dos processos pode ser menos burocrática e mais confiável com o uso de um software!
Atividades como: cobrar colaboradores para a leitura de novas instruções de trabalho, inserir dados do indicador, manter os controles de revisão e resultados alcançados, torna a gestão muito mais fácil e rápido.

Mas então como eu posso realizar a melhoria dos processos?

Identificar os processos:

Precisamos identificar o que está sendo executado no momento e, também, identificar o porquê estamos executando, para avaliar se o processo está gerando valor para a organização.

Priorização dos processos:

Após a identificação do processo que está sendo executado é que se tem mais clareza, do que precisa ser melhorado e onde melhorar. É nessa fase que se identifica quais os processos requerem mais atenção durante a execução.

Converse com as pessoas e as ouça:

Só vamos atingir a melhoria dos processos quando, os colaboradores que executam as atividades, entendam como as atividades devem ser realizadas em sua totalidade e, passem a enxergar valor no que estão entregando. Fique atento ao que o seu colaborador tem a contribuir para melhorar o processo.

Capacitação:

A capacitação da sua equipe é extremamente importante pois, de nada vai adiantar estar com o processo bem estruturado e documentado, se os responsáveis pela ação não estiverem bem capacitados e preparados para executá-los.

O que o líder deve ter sempre em mente é: fazer o direcionamento dos esforços dos colaboradores para a geração de valor para o cliente e o cumprimento do propósito da organização.
“A melhoria de processo é fundamental para qualquer tipo de empresa. Tudo o que você faz depende da competência das pessoas que trabalham com você …” Leia mais sobre o assunto como o artigo 3 perguntas obrigatórias antes de iniciar uma melhoria de processo!

Se você quiser saber mais sobre qualidade, acompanhe o Qualicast nosso podcast exclusivo, com conteúdos inéditos!

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com/

 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!