Sistemas de gestão

Qualidade na Saúde vs. Qualidade na Indústria

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É muito prazeroso comentar sobre a gestão da qualidade na saúde, porque os desafios são muitos, complexos e mutáveis, mas os resultados são muito significativos.

Os mapeamentos dos processos da instituição é o ponto inicial para que as atividades sejam desenhadas, que sejam identificadas as passagens de responsabilidades, os protocolos necessários, onde ficam os gap’s (perigos e riscos) e a forma de monitoramento para mitigar os perigos para que não se tornem os riscos (eventos).

A assistência segura e limpa é o foco da gestão da qualidade na área da saúde.

Na área industrial, apesar de muito mais madura em relação a gestão da qualidade, até pouco tempo atrás, entendia que conquistar uma norma de certificação seria o necessário para evidenciar a qualidade nos produtos ou serviços.

Hoje, muitas empresas com olhar visionário, já entenderam que o produto deve trazer principalmente a segurança ao cliente. E o atendimento efetivo (eficaz + eficiente) é o essencial para sobrevivência de qualquer negócio.

Portanto a preocupação com a SEGURANÇA do paciente e cliente final é a principal semelhança entre as gestões da qualidade na saúde e na indústria.

A principal diferença está no profissional da qualidade, pois nas normas da qualidade da área da saúde não existe mais o processo Qualidade, a responsabilidade pela gestão não acontece em um setor ou equipe, mas através da interação e do comprometimento de TODOS os envolvidos. Os profissionais da qualidade agora são norteadores e facilitadores da gestão.

Já na indústria, o escritório de processos ou qualidade e suas responsabilidades na implementação da gestão, continua há décadas com o mesmo perfil, buscando para si a responsabilidade quase que total da implementação, correção, melhoria de processos e otimização dos serviços prestados.

A nova revisão da ISO 9001:2015 promete mudar esse cenário, e isso vai ser muito importante no contexto da Qualidade.

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