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Juliana Geremias

Juliana Geremias

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Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Hoje vamos falar sobre processos. Um processo é um conjunto de atividades ou funções estruturadas em uma sequência lógica, realizadas por pessoas ou máquinas, com objetivo de transformar os recursos em bens ou serviços, através de uma metodologia de processamento.
A figura abaixo apresenta a metodologia de funcionamento de um processo.

Todas as atividades produtivas devem ser estruturadas, delimitadas e analisadas como um processo, pois a empresa em si, sua diretoria, seus departamentos, seus colaboradores, todos são considerados como processos.

EXEMPLO DE PROCESSOS:

Como mostrado acima, a transformação tanto do produto quanto do serviço passa por um processo, onde o objetivo é alcançar os resultados desejados através da satisfação dos clientes.
VANTAGENS DE ANALISAR AS OPERAÇÕES PRODUTIVAS COMO PROCESSOS
A organização que enxerga suas operações produtivas como processos possui algumas vantagens em relação às demais, tais como:

  • Tem seu foco voltado para seu negócio principal, definindo de forma clara seus clientes e fornecedores internos e externos, os recursos necessários e custos envolvidos.
  • Estabelece linhas divisórias com outras atividades ou processos, auxiliando na comunicação, definindo responsabilidades e explicitando o fluxo das ações.
  • Facilita a gestão, o controle e a identificação de problemas.
  • A delimitação e o desenho do processo possibilitam a identificação dos problemas ou melhoria, gerando melhores resultados para a organização.

Devemos tomar algumas precauções necessárias com o processo, como por exemplo, ter um gestor com autonomia e responsabilidades definidas para poder tomar as decisões necessárias. Também devemos documentar os processos explicitando todas suas etapas (entradas e saídas) e metas que devem ser alcançadas.
FASES, OBJETIVOS E AÇÕES PARA A GESTÃO DOS PROCESSOS
Cada processo operacional deverá sempre ser analisado, estudado e estruturado, com o objetivo de trazer melhores resultados para a organização.

REFERÊNCIA
RODRIGUES, Marcus Vinicius. Ações para a qualidade: GEIQ, gestão integrada para a qualidade: padrão seis sigma, classe mundial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

 

Sobre o autor (a)

5 comentários em “Processos Operacionais”

  1. Rafael Batista

    Olá, eu estudo qualidade e sempre encontro muita ajuda nos artigos de vcs, gostaria, por favor, estou estudando sobre processos e mapeamento etc, mais sera que vc poderia por favor me mandar alguma coisa que de exemplos de diferençças de processos,sub processos e macro processos, ficarei muito agradecido.

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