Blog da Qualidade

webinar ocorrências

Gestão da Qualidade Total (TQM)

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

A Gestão da Qualidade Total ? TQM (Total Quality Management) é uma abordagem para melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade da organização. Está relacionada com a maneira de planejar, organizar e compreender cada atividade que depende de cada individuo, em cada nível na empresa.
O TQM fornece um conceito relacionado a melhoria contínua, pois sua filosofia contém uma sistemática integrada e consistente na perspectiva de toda organização, que envolve a participação das pessoas em equipes multifuncionais, tendo como prioridade o atendimento ao requisitos do cliente, o compromisso da gestão, o  treinamento e educação dos colaboradores que é uma necessidade para os processos de melhoria.

RELAÇÃO ENTRE TQM E A ISO 9000

Algumas vezes surgem alguns questionamentos referentes a familiaridade existente entre o TQM e a ISO 9000. A abordagem TQM e as normas ISO 9000 são inter-relacionadas, mas não são sinônimos. Uma organização que aplica a ISO 9000 em procedimentos básicos pode na próxima fase implantar a iniciativa TQM.
Existem diferenças e semelhanças entre TQM e a ISO 9000:

  • A ISO 9000 é focada na consistência da produção de produtos/serviços por meio de um sistema que pode ser auditado e certificado. O TQM, apesar de ter este foco, não define necessariamente um sistema e não garante a certificação.
  • Possuir a certificação ISO 9000 pode ser considerada uma estratégia de evolução da empresa, o que também pode ser conquistado com o TQM. Contudo, o TQM pode proporcionar melhores resultados na produtividade, na manutenção dos equipamentos e na motivação dos colaboradores.

Porém, o foco das iniciativas é diferente:

  • O TQM tem foco mais acentuado no compromisso da gestão, na mudança cultural, no treinamento e educação do empregado e no atendimento dos requisitos dos clientes.
  • A ISO 9000 na gestão por processos e na satisfação dos clientes.

O TQM tem sido descrito como uma iniciativa de gestão e uma maneira de pensar que tem ajudado muitas organizações a alcançar o status de classe mundial. Ele ajuda a criar uma cultura de confiança, participação, equipes de trabalho, zelo pela melhoria contínua, aprendizado contínuo e uma cultura de trabalho que contribui para o sucesso e existência da empresa.
Tanto a ISO 9000 quanto a TQM tem valor dentro da empresa e promovem a qualidade na organização, cada uma com seu foco, mas vale lembrar que apenas a ISO 9000 também traz atrelada a sua implantação o certificado, que muitas vezes serve de pré-requisitos em contratos clientes ou parceiros.

REFERÊNCIAS

ALVAREZ, Maria Esmeralda Ballestero. Administração da qualidade e da produtividade: abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2001.
DRUMOND, H. Movimento pela qualidade: de que o gerenciamento de qualidade total realmente trata. São Paulo: Littera Mundi, 1998.

 

Sobre o autor (a)

7 comentários em “Gestão da Qualidade Total (TQM)”

  1. Boa tarde Rosimary,

    Estou iniciando em Gestão da Qualidade e é esclarecedor o seu artigo quanto ao foco de TQM x SGQ.

    Também no TQM deve ser elaborado um MANUAL DA QUALIDADE e seguido o padrão de documentação de SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE?

    Entendi que devo elaborar e devo NOMEAR como MANUAL DA QUALIDADE – Gestão da Qualidade Total, observando que o objetivo, foco, é gestão, deixando a certificação para o momento onde um sistema será implantado.

    Ou, posso classificar como SISTEMA mas não obrigatoriamente visar a certificação, no momento inicial.

    Qual é a sua orientação?

    Abraços,

    Lilian Khenayfis

  2. Boa tarde Lilian,
    Agradeço sua visita em nosso blog e seu interesse pelo assunto. Bem, toda empresa deve elaborar um manual da qualidade, independente do tipo do sistema de controle trabalhado e sempre levando em conta a implantação de uma certificação mais adiante. Levando tudo isso em consideração, você poderá classificar seu tipo de sistema, visando acima de tudo a sua qualidade, mas não obrigatoriamente visando a certificação, mas se preparando para recebê-la no futuro.
    Espero ter esclarecido e me coloco à disposição para futuros questionamentos.
    Um grande abraço!

  3. alguem pode me ajudar?

    A Gestão da Qualidade Total (TQM em inglês) possui visões diferentes. A visão que engloba a Gestão da Qualidade Total feita por especialistas, cheia de regras e burocráticas e focadas no controle é a?

    Resposta:
    A. Visão americana.
    B. Visão brasileira.
    C. Visão europeia.
    D. Visão japonesa.
    E. Visão coreana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

ocorrênias 500x800

deixou de acompanhar as ações de
um projeto e ATRASOU a entrega?

O Qualitfy pode ajudar