Blog da Qualidade

Gestão de riscos na área de alimentos

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Rogério Meira

Rogério Meira

Acredito em Modelos de Sistemas de Gestão, especialmente Normas Internacionais e Critérios de Prêmios, e que Bons Auditores Transformam Organizações ! Sou Fundador, Diretor Executivo e CKO – Chief Knowledge Officer da ATSG – Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão, orgulhosamente um importante player na Formação de Auditores Líderes de Sistemas de Gestão com diversos e importantes reconhecimentos formais. Mantenho um Canal no YouTube com insights originais sobre Sistemas de Gestão. Engenheiro Mecânico pela PUC-RS e Mestre em Gerenciamento da Qualidade pela ENSAM Paris / França. Também atuo como Professor convidado em diversos programas de pós-graduação nas áreas de Sistemas de Gestão baseados em Normas ISO e como Auditor Líder de Sistemas de Gestão com base em múltiplas Normas ISO. Estou no Instagram e LinkedIn.

A gestão de riscos na área de alimentos é um processo particularmente vital para assegurar a segurança dos consumidores e a conformidade com os requisitos legais aplicáveis.

O objetivo é identificar, avaliar e tratar os riscos associados ao processo de produção, distribuição e consumo de alimentos, e implementar medidas preventivas.

O que é prioritário na gestão de riscos na área de alimentos?

Se fôssemos aplicar o princípio de Pareto, um dos principais riscos na área de alimentos é a contaminação microbiológica, que pode resultar em doenças transmitidas pelos alimentos.

Para manter esse risco sob controle e dentro dos níveis aceitáveis, é necessário implementar boas práticas de higiene na produção e manipulação dos alimentos, além de monitorar regularmente a qualidade microbiológica dos produtos.

Também vale destacar os riscos associados à contaminação química, que pode ocorrer durante a produção ou armazenamento dos alimentos.

Para mitigar esse risco, é fundamental controlar o uso de produtos químicos na produção, bem como monitorar a presença de resíduos químicos nos alimentos.

Dois outros que merecem destaque são os riscos físicos, como a presença de corpos estranhos nos alimentos, e os riscos alergênicos, como a presença de ingredientes que possam causar reações alérgicas nos consumidores.

Metodologias essenciais para lidar com a gestão de riscos na área de alimentos

Uma das metodologias mais disseminadas e aplicadas para a gestão de risos na área de alimentos, é a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Essa abordagem requer a identificação de perigos potenciais na produção de alimentos e a implementação de medidas preventivas para controlá-los.

Caso você queira se aprofundar, existe uma Norma Mercosul (NM 223) que apresenta requisitos para um Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

E também é importante lembrar que a ISO 22000 : 2018 requer um Plano de Controle de Perigos, que pode ser atendido por um robusto APPCC.

Não poderíamos deixar de abordar a importância das auditorias na gestão de riscos na área de alimentos, que também contribuem fortemente com a conformidade aos requisitos legais de segurança de alimentos aplicáveis.

Gestão de riscos é um processo ESSENCIAL na área de alimentos

Em resumo, a gestão de riscos na área de alimentos é um processo essencial para garantir a segurança dos consumidores e a conformidade com os requisitos legais.

Para isso, lembre-se de:

  1. implementar um sistema de baseado no APPCC,
  2. realizar auditorias periódicas,
  3. implementar Boas Práticas,
  4. gerenciar os riscos de contaminação microbiológica e química, da mesma forma que os riscos físicos e alergênicos.
Gestão de Riscos na Área de alimentos
http://www.atsg.news/la22

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados