Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, atualmente produtora jornalística na empresa Rádio Graúna FM.
As não conformidades referem-se a situações em que um produto, serviço, processo ou sistema não atende a um conjunto específico de padrões, especificações ou requisitos previamente definidos. Esses padrões podem ser internos (definidos pela própria organização, normas como a ISO) ou externos (como normas regulatórias, leis ou padrões de qualidade internacionais).
Qual o contexto das não conformidades?
Em um contexto empresarial ou de gestão da qualidade, não conformidades são importantes porque:
- Indicam Problemas de Qualidade: Revelam falhas que podem afetar a satisfação do cliente e a eficiência operacional.
- Requerem Ação Corretiva: A organização deve investigar a causa raiz e implementar medidas para evitar recorrências.
- Podem Levar a Melhorias: O tratamento de não conformidades pode ser uma oportunidade para melhorar processos e produtos.
- Fundamentais para Certificação de Qualidade: Gerenciar não conformidades de forma eficaz é essencial para manter certificações como a ISO 9001.
Suponhamos que a empresa tenha optado por manter um procedimento de teste para formalizar e padronizar o processo de checagem. A empresa estabelece e cumpre o requisito de testar 100% dos produtos que saem da linha de montagem, conforme determinação do processo.
Talvez seja, e provavelmente é, um tanto exagerado verificar todas as peças que saem da linha de produção. Porém o importante é entender que esse é um requisito da empresa, por esse motivo, deve ser executado. Caso perceba-se que isso não é necessário, e ainda está prejudicando a execução, é preciso atualizar o o processo, melhorando-o.
Como tratar Não Conformidades?
As não conformidades também estão, muitas vezes, relacionadas a processos que geraram resultados insatisfatórios. Ou seja, produtos não conformes e que, como já dito, não atendem a um determinado requisito. Tais como as normas ISO, processos e procedimentos da empresa.
Para que os processos gerem produtos conformes, as empresas têm, cada vez mais, adotado Sistemas de Gestão, como a norma ISO 9001:2015, que ajuda na padronização dos métodos e práticas de uma organização, evitando assim produtos fora dos requisitos esperados pelos clientes e aumentando a qualidade das saídas da organização.
É muito comum que esses sistemas utilizem-se da metodologia PDCA para executar as melhorias provenientes das NCs (abreviatura de Não Conformidades), garantindo assim um ciclo de análises e a preparação de planos de ação mais eficientes.
Diferença entre as não conformidades e defeitos
É comum que alguns profissionais confundam as não conformidades com os defeitos, mas é importante frisar que esses conceitos não são sinônimos! Todo defeito é uma não conformidade, mas nem toda não conformidade representa um defeito.
Pode-se dizer também que, a não conformidade é mais abrangente que o defeito. Pode acontecer, por exemplo, de ocorrer um erro durante o processo de fabricação de um produto (o que é uma não conformidade!) e que mesmo assim, o produto saia perfeito, sem nenhuma alteração quanto ao esperado para ele.
Mesmo assim, esse erro ainda é uma não conformidade e precisa ser tratado, pois aconteceu algo que não estava planejado no processo.
O produto não conforme é o resultado de um processo que gerou determinado item fora do esperado, isto é, o não atendimento completo de um requisito. Já o defeito é mais específico, definido como o não atendimento de um requisito relacionado ao uso pretendido ou especificado do produto. Uma não conformidade não afeta só o uso do produto, ao contrário do defeito.
Resumindo, um defeito torna o produto impróprio para utilização, a não conformidade apenas diz que ele está fora do padrão esperado. Por exemplo:
- Não conformidades: um brinquedo que saiu de fábrica com as cores trocadas: uma carrinho que deveria ser azul e, por erro no processo, acabou sendo pintado de vermelho. Ele continua “funcionando” normalmente, mas algo não saiu como o esperado.
- Defeito: Agora, se esse carrinho sair da fábrica com as rodas travadas, o que torna impossível que ele deslize quando o cliente (a criança) for brincar.
Melhoria contínua
Os Sistemas de Gestão contam com várias ferramentas usadas para gerenciar não conformidades e melhorias de processos. Por meio de uma gestão eficaz, podemos criar estratégias que evitem sua reincidência, gerando vantagem competitiva para a organização e apontando caminhos para a melhoria contínua, a redução de NCs e de defeitos.
Na gestão das não conformidades, também é possível identificar pontos de melhoria que podem aperfeiçoar os processos ou métodos de trabalho. visando a melhoria continua. A melhoria contínua consiste na contínua busca por perfeição, indo além, inclusive, dos próprios conceitos de qualidade, entendida como “sempre fazer corretamente o trabalho, com o objetivo satisfazer os clientes internos e externos“.
É realmente preciso tratar as não conformidades?
Sim, é fundamental. A empresa precisa estabelecer metas para garantir sua sobrevivência por meio de um plano estratégico que garanta a correção das não conformidades, pois essa é uma das formas mais eficazes de aperfeiçoar os processos, melhorando-os junto com os produtos ou serviços produzidos.
Para isso, é possível utilizar ferramentas da qualidade que atuarão nas causas raízes, eliminando, revendo, verificando, registrando e conduzindo a análise e resolução das não conformidades.
Dessa forma, é possível atuar nas causas das não conformidades e garantir que elas não ocorram mais. A não reincidência das NCs permite que a empresa evolua o fluxo dos processos, sem gastar tempo e recursos em correções.
Quer saber mais sobre não conformidades? então confira o episódio #091 do Qualicast.
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REFERÊNCIAS:
CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Nova Lima: INDG, Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.
HARRINGTON, James. Aperfeiçoando processos empresariais. Makron Books, Editora, São Paulo, 1993.
MARSHALL JUNIOR, Isnard et al. Gestão da qualidade. 9. Ed., Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
MELLO, Carlos Henrique Pereira et al. ISO 9001:2000: Sistema de Gestão da Qualidade para Operações de Produção e Serviços. São Paulo: Atlas, 2002.
27 comentários em “Não conformidades: transforme desafios em oportunidades”
Boa noite, trabalho na construtora camargo corrêa na area de qualidade, e temos algumas duvidas com relação de tipos de não conformidades: como definir uma não conformidade se a não conformidade é de produto ou de processo?
Olá Marcelo, tudo bem?
vamos dividir sua pergunta em duas, primeiro: “como definir uma não conformidade”?
para você definir uma NC, você deve ter uma norma, ou um requisito que não foi atendido. Algo que deveria sair de uma forma, e saiu de outra. Cuidado com a ilusão, “aqui sabemos como a coisa deve ser feita”, então é simples, escreva isso, faça disso uma instrução de trabalho ou um procedimento. É muito mais fácil apontar uma NC baseada em um requisito que estava documentado e não foi atendido.
Segundo ponto: “a NC é de produto ou de processo”?
A evidência que a NC ocorreu, é um produto, ou um serviço, fora do padrão esperado. Geralmente, quando isso ocorre, e uma NC é identificada, você deve atacar a causa raiz do problema, que pode ser, qualificação de pessoal, qualidade da matéria prima, ou mesmo chegar a modificar o “processo”. O grande objetivo da gestão das NCs é melhorar os processos.
Marcelo, espero que eu tenha ajudado, o que escrevi está longe de ser a “verdade absoluta” mas é um caminho.
Consegui ajudar? Por gentileza, continue compartilhando com a gente suas dúvidas!
Abraços,
Oii, bom, dia, faço curso técnico em segurança do trabalho e preciso fazer um trabalho, sobre nao conformidades em algum setores de uma empresa de cosméticos, mas nao estou achando.. gostaria de saber se podem me ajudar com isso, os setores são: Produção,
Transporte do produto, Empacotamento, Separação do produto, Mistura, Aromatização, Rotulagem, Armazém Enchimento do produto, Colagem da tampas.
Bom dia Amanda, para isso você deve identificar uma empresa na área que você mencionou e entrar em contato com a equipe de controle da qualidade.
Eu pessoalmente não possuo nenhum contato em empresas de Cosméticos, mas não conformidades podem ocorrer em todo processo produtivo, claro que cada empresa, tem suas características e peculiaridades.
Continue compartilhando suas dúvidas,
um forte abraço.
Excelente artigo!
E como é sempre bom ter um mecanismo que permita determinar fontes e custos das não conformidades e claro para quem possa interessar aqui fica um software gratuito usado na nossa empresa
phkapa.phalakaline.eu
Desculpem o url esta mal , aqui fica o link correcto para esta ferramenta da qualidade http://phkapa.phalkaline.eu
Olá. Pode me ajudar? Pode me dar um exemplo prático como posso efetuar a descrição completa de uma não conformidade, contemplando as três partes características de uma descrição de não conformidade. Grato
Boa tarde Andrey!
Acho que entendi a sua pergunta. Vou resumir, mas caso você queira mais informações entre em contato comigo no meu e-mail abaixo. Respondendo a sua pergunta você deve descrever a NsC (exemplo: foi enviado ao cliente um lote de tubos com diâmetro maior que o específicado xx mm), descrever a ação imediata (exemplo: Foi enviado ao cliente um novo lote com o diâmetro correto e retirado o lote com diâmetro errado), determinar a causa (exemplo: A máquina APMT 1 estava desregulada causando variação no diâmetro) e por fim identificar a(s) ação(ões) a serem realizadas e seus respectivos responsáveis (exemplo: Adriano Torres – Encarregado de produção – Realizar calibração das máquinas de corte).
Andrey foi muito resumido e espero ter ajudado, conforme dito anteriormente em caso de dúvidas entre em contato comigo e inscreva-se no meu canal do youtube: https://www.youtube.com/channel/UCIQ_CeDhXZDc8BEaMFFXi0g
Adriano Torres, MBA, CAPM®
adrianopaulo2307@gmail.com
Agora uma outra questão que também chega a ser um problema para o Sistema da Qualidade. Como definir se a Não Conformidade é de SISTEMA – PROCESSO – PRODUTO. Na empresa que trabalho tudo para a liderança é PROCESSO mesmo quando uma análise é realizada e indica que é PRODUTO. Espero que me ajudem.
Gostei muito da forma tratada por vocês através do site. Estarei sempre indicando para outros a leitura do site.
Abraços.
Olá, Boa Tarde !
Sou parte integrante das aberturas de não-conformidades na empresa que trabalho, e sempre encontramos dificuldade em encontrar uma ação corretiva quando se trata de um produto do fornecedor, e poucas opções para trocar de fornecedor. Será que alguem poderia dar uma ideias nas ações p/ serem tomadas nesses casos?
Boa tarde Rafael! Espero poder te ajudar!
O seu problema é bem comum e muito complexo, mas vou te dar uma dica que comigo deu certo.
Marque uma reunião com o seu fornecedor e o incetive a fazer parte do seu SGQ, pois como bem sabemos é um sistema, logo o fornecedor é uma parte interessada e deve estar a par do mesmo. Realize uma auditoria para você verificar como é o processo e as atividades do seu fornecedor, faça uma avaliação e mostre ao teu forncedor como o processo dele está e como pode ficar, junto com estas informações mostre para ele números $$$ como benefício.
Espero ter ajudado. Qualquer coisa entre em contato comigo:
adrianopaulo2307@gmail.com
Aproveite e inscreva-se no meu canal do youtube para ficar por dentro das informações e mais a frente falarei sobre NC na prática: https://www.youtube.com/channel/UCIQ_CeDhXZDc8BEaMFFXi0g
Adriano Torres, MBA, CAPM®
Olá Jeison…maravilhoso o seu Blog, muito instrutivo e dividir conhecimento é engrandecer a alma !
Tenho uma dúvida e gostaria de sua opinião sobre ela, se trata de Não Conformidade em relação a registros.
Em um procedimento descrevo todo o processo de Backup, nele cito que tenho que entregar uma fita mensal a um diretor.
No procedimento não reza que tenho que ter um protocolo de entrega ou “registro” desse fato, pois a fita é retirada pelo Diretor diretamente no departamento.
Minha pergunta é:
Eu tenho uma planilha em que controlo os dias que ele retirou essa fita, esse controle é meu, pois gosto de saber das datas dessas retiradas. Se o Auditor ver essa planilha ele pode me dar uma Não Conformidade por falha no Controle de Registros ???
Forte Abraço,
Wagner
Boa noite! Estou em um Plano de Ação e preciso ter uma ideia de como gerenciar os registros das FNC ( Reclamações, Sugestões, Não conformidades, Elogios…) Sou a Gestora do Sistema no qual os Gestores tem que efetuar o registro, porem como são muitos FNC acabo perdendo o controle. Tenho planilhas de exporto do Sistema, mais acaba que todo mês no prazo estimado eles ainda não cumpriram, então minha Gestora abriu um Plano de Ação para que eu, tenha esse controle. Alguma ideia? Sugestão?
Att,
Juh Navarro
oi sou trabalhador de controlo e Qualidade numa empresa do ramo petrolifero e tenho algumas dificuldades em analisar e establecer quando é que devemos necessariamente abrir uma não conformidade. pois as veses me deparo com casos que podemos abrir um cartão de observação ou ate mesmo um relatorio de sugestão e melhoria,
Olá, é assim mesmo, você quem decide quando é o que. Mas lembre-se que a não conformidade é o não cumprimento de algo que está definido para acontecer. Quando for isso, é uma NC, quando for algo não previsto ou esperado, e que não gerou um defeito ou falha, pode ser uma oportunidade de melhoria!
Boa Noite
Recebemos uma NC em relação ao não cumprimento de prazo para realização da Analise Crítica do SGQ anual, este descumprimento do prazo teve como fato gerador atraso na realização da auditoria interna por indisponibilidade de data da equipe auditora (problemas particular do Auditor Especialista). O Procedimento Administrativo que normatiza o prazo não prevê atrasos mesmo que por força maior, isto foi o que foi alegado para a equipe auditora, porém os auditores não concordam com a Causa, os mesmos alegam que o procedimento mesmo que não prevendo força maior é eficaz uma vez que o prazo de 12 meses entre as ANALISES CRÍTICAS é determinado como obrigatório. Não sei como aplicar uma ação de correção para o caso concreto, poderia me ajudar?
Oi Marcos, tudo bem?
Bom, não sei qual é a norma que você está atendendo, mas com base na ISO 9001 e minha experiência com sistemas de gestão, tentarei te responder.
Acredito que a discussão que devemos fazer não é sobre a possibilidade de atrasos ou os motivos do atraso de uma reunião de Análise Crítica. As ações em relação a isso é o quanto seu processo de planejamento foi eficiente em relação as auditorias. Será que não era bom ter um “plano B” nesse procedimento? Treinar alguém para que pudesse fazer essa atividade, justamente prevendo que algo desse tipo, um dia, poderia acontecer? A reunião de Análise Crítica é uma das práticas sagradas da ISO, justamente porque traz a Qualidade para Diretoria, mostra os resultados da mesma e toma ações para melhorar, e se isso não acontece, se ninguém olha pra isso criticamente e gera evidencias do mesmo, quem garante que a Qualidade está saudável e funcionando?
E tem mais, a ISO 9001 fala no item 5 inteirinho sobre o quanto a Diretoria deveria estar cobrando esses dados e assegurando para que este planejamento aconteça.
Eu tenho uma visão um pouco genérica da sua situação, mas olhando daqui, vejo que é um sério problema de planejamento e execução.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição.
Abraço!
Boa noite. Sou funcionaria do Hospital Central de Nampula! O meu laboratorio participa no FOGELA(fortalecimento de gestao de laboratirio) e tebho duvida de como preecher uma nao conformidade. Por ex paragem de equipamento facscalibur por causa dos controis que saem valores anormais. Se pudessem me ajudar com um formulario prenchido como ex agradecia.
Bom Dia. Gostaria de saber qual a diferença entre não conformidade analítica e sintética?
Como você diz que uma não conformidade não afeta o uso do produto? Se defeitos são uma não conformidade e afetam o uso do produto, então uma não conformidade pode afetar o uso do produto.
Olá Matt, tudo bem?
O que estava querendo dizer ali, é que uma NC, “pode não afetar” o uso do produto, pode ser um NC que não causa impacto direto no que o cliente utiliza. Um setup de máquina que gastou mais matéria prima, ou algo do gênero.
Esse artigo é de 5 anos atrás, e você tem razão faltou um “pode não afetar” … 🙂 . Consegui explicar? ficou claro agora?
Muito bom, bem claro e objetivo! Parabéns, pessoal!
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Olá. Sou assistente da qualidade e estou aprendendo nessa nova função. Minha gestora pediu para abrir uma NC para o setor de suprimentos que não aplicou as avaliações de forncedor e não controla adequadamente as homolagações. Para o caso da não avaliação eu não consigo pensar em bons plano de ação para corigir esse problema. Tem alguma dica?. A pessoa responsável pela aplicação das avalições disse que esta sobrecarregada e não teve tempo de aplicar as pesquisas.
Olá, Stefhani,
Vou te indicar um artigo, que explica todo o fluxo de uma NC link: https://blogdaqualidade.com.br/fluxo-para-tratamento-de-nao-conformidades-o-que-e-e-como-montar/
Para mais esclarecimentos ficamos a disposição, Forte Abraço!