Blog da Qualidade

Qualidade no Processo de Gerenciamento de Projetos

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Daiany Silva

Daiany Silva

+ posts

Líder de implantação MPS-BR e ISO:9001 no Grupo Forlogic. Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR, e pós-graduada em Testes de Software pela UEL. Mais informações no Linkedin.

Estou em ritmo de certificação e isso realmente me deixa muito animada. Eu entendo que o conhecimento é mais eficaz quando compartilhado, por isso resolvi iniciar uma série de artigos onde vou contar a experiência que estou vivenciando na conquista da certificação do PMBOK, destinada para melhorar a performance de gerenciamento de projetos.
O que é?
Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um guia que traz um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo Instituto PMI – Project Management Institute, uma instituição internacional sem fins lucrativos que associam profissionais de gestão de projetos. O PMBOK é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos pelos profissionais da área. Em sua 5ª edição (publicada em 2013), ele traz em seu conteúdo, práticas para as seguintes áreas de conhecimento:

  • Integração
  • Escopo
  • Tempo
  • Custos
  • Qualidade
  • Recursos Humanos
  • Comunicações
  • Riscos
  • Aquisição
  • Partes Interessadas

Mas o que é necessário para ser um profissional certificado pela PMI, ou seja um PMP – Project Management Professional
É necessário passar por um exame afirmando que esse profissional possui requisitos de educação e experiência em gerência de projetos, e que concorda com o Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct).
Para comprovação da experiência, existem duas categorias:

  • Categoria I (profissionais com 3º grau completo): 4.500 horas de experiência nos últimos 6 anos;
  • Categoria II (profissionais com 2º grau completo): 7.500 horas de experiência nos últimos 8 anos.

Serei avaliada na Categoria I. Para isso, além de consultar ao guia PMBOK, contarei com a minha experiência adquirida em gerenciamento de projetos decorrente das certificações que ajudei a implantar na empresa que atuo. Também farei um curso específico para essa certificação nos próximos meses. O PMBOK é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que tange ao Gerenciamento de Projetos, reconhecida pela International Organization for Standardization (ISO) 9001, se você tiver curiosidade de saber mais sobre esse exame consulte: http://pmisp.org.br/certificacao/pmp.
É uma conquista que vai exigir muito esforço, mas conforme o andamento do processo, vou compartilhar com vocês, leitores, o que eu aprender sobre cada área de conhecimento da gerência de projetos e vou comentar como aplicá-las, de acordo com minhas experiências. Espero com isso melhorar ainda mais o gerenciamento dos meus projetos, e motivar discussões aqui no Blog para chegarmos a melhores resultados.
Continuem acessando o Blog da Qualidade e aguardem os próximos posts. 😉

Sobre o autor (a)

6 comentários em “Qualidade no Processo de Gerenciamento de Projetos”

  1. Que interessante, não conhecia essa certificação. Muito legal, vou apresentar para os colegas de trabalho.Quem sabe alguém se habilita também. Parabéns.

  2. A melhoria no gerenciamento de processos só tende a aumentar após sua certificação. Vale a pena, muito bom.

  3. Valdirene Mendes Do Amaral

    Muito esclarecedor o artigo, Daiany… Preciso de uma ajuda, vocês indicariam algum livro(s) sobre gerenciamento de projetos com foco em PMI? … É para um trabalho de conclusão de curso!

    Quem tem prática de gerenciamento de projeto está na frente no mercado!

    Obrigada pela ajuda,
    Valdirene Mendes do Amaral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!