Líder de implantação MPS-BR e ISO:9001 no Grupo Forlogic. Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR, e pós-graduada em Testes de Software pela UEL. Mais informações no Linkedin.
Estou em ritmo de certificação e isso realmente me deixa muito animada. Eu entendo que o conhecimento é mais eficaz quando compartilhado, por isso resolvi iniciar uma série de artigos onde vou contar a experiência que estou vivenciando na conquista da certificação do PMBOK, destinada para melhorar a performance de gerenciamento de projetos.
O que é?
Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um guia que traz um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo Instituto PMI – Project Management Institute, uma instituição internacional sem fins lucrativos que associam profissionais de gestão de projetos. O PMBOK é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos pelos profissionais da área. Em sua 5ª edição (publicada em 2013), ele traz em seu conteúdo, práticas para as seguintes áreas de conhecimento:
- Integração
- Escopo
- Tempo
- Custos
- Qualidade
- Recursos Humanos
- Comunicações
- Riscos
- Aquisição
- Partes Interessadas
Mas o que é necessário para ser um profissional certificado pela PMI, ou seja um PMP – Project Management Professional?
É necessário passar por um exame afirmando que esse profissional possui requisitos de educação e experiência em gerência de projetos, e que concorda com o Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct).
Para comprovação da experiência, existem duas categorias:
- Categoria I (profissionais com 3º grau completo): 4.500 horas de experiência nos últimos 6 anos;
- Categoria II (profissionais com 2º grau completo): 7.500 horas de experiência nos últimos 8 anos.
Serei avaliada na Categoria I. Para isso, além de consultar ao guia PMBOK, contarei com a minha experiência adquirida em gerenciamento de projetos decorrente das certificações que ajudei a implantar na empresa que atuo. Também farei um curso específico para essa certificação nos próximos meses. O PMBOK é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que tange ao Gerenciamento de Projetos, reconhecida pela International Organization for Standardization (ISO) 9001, se você tiver curiosidade de saber mais sobre esse exame consulte: http://pmisp.org.br/certificacao/pmp.
É uma conquista que vai exigir muito esforço, mas conforme o andamento do processo, vou compartilhar com vocês, leitores, o que eu aprender sobre cada área de conhecimento da gerência de projetos e vou comentar como aplicá-las, de acordo com minhas experiências. Espero com isso melhorar ainda mais o gerenciamento dos meus projetos, e motivar discussões aqui no Blog para chegarmos a melhores resultados.
Continuem acessando o Blog da Qualidade e aguardem os próximos posts. 😉
6 comentários em “Qualidade no Processo de Gerenciamento de Projetos”
Que interessante, não conhecia essa certificação. Muito legal, vou apresentar para os colegas de trabalho.Quem sabe alguém se habilita também. Parabéns.
A melhoria no gerenciamento de processos só tende a aumentar após sua certificação. Vale a pena, muito bom.
Muito obrigada pessoal !!! Que bom que gostaram!!!
Muito esclarecedor o artigo, Daiany… Preciso de uma ajuda, vocês indicariam algum livro(s) sobre gerenciamento de projetos com foco em PMI? … É para um trabalho de conclusão de curso!
Quem tem prática de gerenciamento de projeto está na frente no mercado!
Obrigada pela ajuda,
Valdirene Mendes do Amaral