Blog da Qualidade

Pesquisa Cenário da Qualidade: quais são os principais tendências e desafios do setor?

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Leonardo Mendes Bueno

Leonardo Mendes Bueno

Você já se perguntou se os desafios que você tem aí na sua empresa são comuns a outras pessoas? E se eu te contar que essa e outras informações relevantes você consegue encontrar na Pesquisa Cenário da Qualidade 2023?

A Pesquisa Cenário da Qualidade é um panorama sobre a área da Qualidade em que você tem a oportunidade de fazer benchmark com os dados de diversas organizações brasileiras. Ela foi realizada pela ForLogic em parceria com a Templum e outras empresas que atuam na área.

Se você é um profissional da Qualidade e quer saber as características, desafios e tendências do setor, continue a leitura. Vamos te trazer alguns detalhes que abordamos ao longo da pesquisa!

Você conhece o Cenário da Qualidade no Brasil?

A segunda edição da Pesquisa do Cenário da Qualidade no Brasil, foi lançada recentemente em sua versão 2023. Nossa primeira análise do panorama nacional da Qualidade ocorreu em 2019, em um contexto pré-pandemia.

Agora, o cenário mudou de forma brusca, e alguns aspectos relacionados ao mercado já são um pouco diferentes. A pesquisa busca trazer luz a diferentes características da área da qualidade para que você, leitor, fique informado e obtenha insights para aplicar em sua própria empresa.

Como a Pesquisa Cenário da Qualidade foi realizada?

A Pesquisa Cenário da Qualidade foi feita com cerca de 2.600 respondentes, entre julho de 2022 e janeiro de 2023. Os profissionais que a responderam eram da área da qualidade e correlatas.

Todos os dados foram anonimizados, respeitando e atendendo às diretrizes relacionados ao tratamento e segurança da informação. Este cuidado com os dados obtidos se reflete, inclusive, nas certificações ISO 27001 e 9001 que alcançamos.

Participaram da pesquisa empresas de 25 estados brasileiros, com diferentes tamanhos e setores. Isso mostra a diversidade de respostas que tivemos ao longo do projeto.

Eram ao todo 80 questões, sendo que 75 forneceram dados quantitativos, enquanto as outras 5, dados qualitativos. As últimas nos ajudaram a compreender o contexto das empresas e profissionais de uma forma mais aprofundada.

Por que é importante conhecer o Cenário da Qualidade?

Você deve estar se perguntando: “mas, por que eu deveria baixar essa pesquisa?”. Nela, você encontrará diversos insights não apenas relacionados aos dados levantados, mas também de referências da área da Qualidade, em forma de artigos.

Você poderá descobrir quais são as principais dificuldades apresentadas pelos profissionais da área. Assim como tendências que podem gerar resultados impactantes para seu negócio.
Além disso, você poderá compreender qual o nível de maturidade de gestão das empresas respondentes e faça a comparação com seu cenário. No fim, você ainda terá uma perspectiva muito maior do mercado e conseguirá dados relevantes para trabalhar em busca de seus objetivos.

Isso pode se materializar em ações práticas ou em uma mudança na maneira como você e sua equipe enxergam este cenário. Nossa missão é contribuir com informações que balizem sua tomada de decisão, o ajudando a destravar o potencial da qualidade aí na sua empresa.

Quais as tendências para Qualidade nos próximos anos?

Para você ter ideia, algumas das principais tendências apresentadas na Pesquisa Cenário da Qualidade dizem respeito à tecnologia e aos clientes. Veja:

1- Experiência do Cliente

Mais de 35% dos respondentes apontaram a experiência do cliente como algo importante para o futuro da empresa em que trabalha. Ou seja, o cliente, mais do que nunca, deve ser o centro de suas ações diárias.

Se você ainda tem dúvidas como o cliente se conecta com a Qualidade, assista a esse episódio especial do Qualicast, onde nossos hosts Monise Carla e Jeison Arenhart abordam exatamente esse tema:

2- Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) foi lembrada por cerca de 30% dos participantes como uma peça relevante para os próximos anos. Mais do que nunca, a IA está em pauta em todos os segmentos do mercado.

A tecnologia pode ser uma aliada nos processos do dia a dia, seja para organização de tarefas ou para execução das mesmas.

É muito importante que você não fique para trás. Por isso, comece a entender como tecnologias emergentes podem ajudar no dia a dia da gestão da qualidade em sua empresa.

3- Internet das coisas

Outro elemento citado pelos respondentes foi a internet das coisas, que foi mencionada em pouco mais de 13% das respostas. Mais uma vez, um forte indicativo para você ficar de olho em novas tecnologias.

A Internet das Coisas refere-se à conexão de objetos do mundo real por meio da internet. O objetivo da IoT é criar um ambiente onde objetos e dispositivos possam se comunicar, colaborar e oferecer serviços de maneira inteligente e eficiente.

Na prática, isso significa que uma variedade de objetos, desde eletrodomésticos e veículos, dispositivos médicos até sensores industriais e agrícolas, estão equipados com tecnologia para se conectar à internet.

Ela desempenha um papel crucial na coleta e análise de dados para tomada de decisões mais informadas. Também contribui para o aumento da eficiência operacional e criação de soluções inovadoras em diversos setores.

E quais são os principais desafios da Qualidade no Brasil?

Além das tendências na área, também abordamos os principais desafios enfrentados pelos profissionais. Vou te dar uma palhinha do que constatamos na Pesquisa:

1- Engajamento de pessoas

Mais da metade (53,20%) dos participantes disseram que o engajamento de pessoas é um desafio enfrentado na organização.

Isso pode ser atribuído à falta de compreensão sobre a importância das práticas de qualidade ou à falta de envolvimento nas decisões.

A cultura organizacional desfavorável e escassez de recursos e apoio também podem elementos que influenciam esse desafio. Assim como a resistência à mudança e comunicação ineficaz.

A abordagem para superar essas dificuldades inclui promover uma cultura que valorize a qualidade e incentivar a participação dos colaboradores.

Outras estratégias para lidar com esse desafio são oferecer recursos e reconhecimentos adequado. Além de comunicar de forma clara os objetivos e benefícios das práticas de qualidade.

O próprio William Edwards Deming aborda o assunto em seu 3º princípio. Assista a mais um episódio especial do Qualicast para entender mais sobre esse desafio:

2- Inovação no Sistema de Gestão

Já para aproximadamente 10% dos profissionais que responderam à Pesquisa apontaram dificuldades em inovar no Sistema de Gestão.

A inovação precisa de tempo, de recursos e de uma cultura que a priorize no dia a dia. Sem falar do foco no cliente, que é essencial para inovar, seja no produto ou em processos. Sem isso, você não consegue trazer novas ideias e pode ficar sempre na mesmice.

Mas talvez você não precise ir longe para inovar. Contratar uma ferramenta para ajudar gestão da Qualidade pode ser um primeiro passo.

3- Gestão muito manual

O relatório também revelou que cerca de 7,4% dos respondentes citaram a gestão muito manual como um desafio na Gestão da Qualidade. Isso está relacionado com o ponto anterior.

O fato de utilizar planilhas e fazer a gestão manual, seja de riscos, não conformidades ou mesmo de indicadores, é um indicativo de que é preciso inovar em seus processos.

Por exemplo, com um Software para Gestão da Qualidade, você consegue fazer todos esses processos de forma automatizada, não perdendo informações e tempo com as ações diárias.

Como transformar o Cenário da Qualidade no Brasil?

Compreendendo o Cenário da Qualidade, podemos pensar em estratégias para transformá-lo, impulsioná-lo e fortalecê-lo. Seja superando desafios ou aproveitando tendências que podem impactar positivamente os negócios.

Faça o Download gratuito da Pesquisa Cenário da Qualidade 2023 e tire insights poderosos para impulsionar os resultados de sua organização! Parafraseando o próprio ebook que você irá baixar:

“Que este ebook não seja apenas uma fonte de informação, mas um chamado à ação, inspirando todos os profissionais a serem agentes de mudança e a moldarem um futuro em que a ‘Qualidade seja a pedra angular’ do sucesso empresarial no Brasil.”

Qualiex: O melhor Software para a Gestão da Qualidade! 

Gostou do esclarecimento sobre a Pesquisa Cenário da Qualidade no Brasil? O Qualiex contribui positivamente com o cenário da qualidade, com ele você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa. 

 E tem mais: Se você é pequena empresa pode contar com a tecnologia Qualiex disponível sob medida para sua organização. O Qualitfy é perfeito para encaixar no orçamento de sua pequena empresa e fazer ela conquistar os resultados que busca. 

Além de sermos o melhor software para gestão da qualidade, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco! 

 

Sobre o autor (a)

2 comentários em “Pesquisa Cenário da Qualidade: quais são os principais tendências e desafios do setor?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados