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O que é Política da Qualidade?

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Monise Carla

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Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Diretora de Novos Negócios na ForLogic! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Você pode me encontrar noInstagram e Linkedin.

A Política da Qualidade é uma das primeiras coisas que a gente faz quando inicia a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade. É uma das atividades da Alta Direção e contém orientações gerais, intenções e objetivos da organização referente à qualidade.

Mas afinal, o que é uma política da Qualidade? E como saber se minha política está correta?

Uma política é um sistema de princípios definidos para orientar decisões que levarão a alcançar resultados mensuráveis, ou seja, é uma declaração formal do que é a qualidade para empresa. O que significa QUALIDADE para a sua organização? É isso que a política deve responder!

A política da qualidade é um compromisso que a empresa declara para suas partes interessadas. Assim como a missão, visão e valores ajuda a alta direção a tomar decisões de priorização de projetos, contratação ou desligamento de contratos e estratégias para alcançar resultados, a política da qualidade deve ser formalizada para que ajude as pessoas a tomarem decisões sobre processos e produtos.

Imagine que a Política da Qualidade de uma pizzaria seja: “Fazer entregas rápidas, que satisfaçam os clientes e gerem lucro para a empresa”, toda vez que uma melhoria de processo ajudar a fazer uma entrega mais rápida, ela está colaborando para a empresa ter mais qualidade. É claro que um critério não pode ferir o outro, não adianta fazer a entrega rápida e não satisfazer o cliente.

De acordo com o requisito 5.2.1 da ISO 9001:2015:

A Alta Direção deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade que:

a) Seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico;

b) Proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade;

c) Inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis;

d) Inclua um comprometimento com a melhoria continua do sistema de gestão da qualidade.

Uma Política da Qualidade realmente boa é aquela que é usada, ou seja, se a sua política da qualidade fica colada em um edital, escrita com letras pequenas no rodapé do e-mail ou guardada em algum repositório de documentos físico ou eletrônico, mas não é comentada em nenhuma reunião onde se toma decisões, existe uma grande probabilidade de sua política não servir para nada.

Por isso, sua política deve estar coerente a missão, visão e valores da sua empresa. Deve também considerar o planejamento estratégico da sua organização, para que seja desdobrada em melhorias nos processos e impulsione o crescimento da sua organização.

É a partir desta declaração formal do que é qualidade para sua empresa que você dará o primeiro passo para estruturar uma cultura da qualidade forte, onde “a qualidade significa fazer certo quando ninguém está olhando”, como diria Henry Ford.

Quer iniciar um projeto de cultura da qualidade na sua empresa? Comece pela Política da Qualidade!

 

Artigo originalmente publicado no dia 8 de novembro de 2016.

Sobre o autor (a)

23 comentários em “O que é Política da Qualidade?”

  1. Marcos Vinícius

    Parabéns pelo artigo, realmente muito bom. Todas as empresas deveriam balizar suas decisões na Política da Qualidade para que cada vez mais o que está escrito lá possa ser alcançado.

  2. E como eu comunico a minha política da qualidade para o governo, já que ele é uma das partes interessadas?

  3. Paulo Ramos

    Parabéns pelo conteúdo do blog. Vocês são muito profissionais. Foi a faculdade que frequento quem me indicou este blog.

  4. Olá Monise, participei de um treinamento e o instrutor explicou que a Politica da Qualidade tem que ser um documento a parte da empresa, ou seja, ele não pode está inserido no MGQ da empresa… A Politica da minha empresa está descrita em nosso MGQ e em um quadro a parte onde todos da empresa pode ver e também em nosso site. Gostaria de tirar essa dúvida, tenho que fazer um documento a parte somente para a Política ou posso deixa-la no MGQ da empresa?

  5. Luzia Santana da Silva

    Boa tarde!
    A Política de Qualidade é extraída do Contexto da Organização, ou o contexto deve ser a partir da Política?

  6. Bom dia Monise, ótima explicação mas ainda não consigo entender o que seria esses requisitos aplicáveis na política da qualidade?

  7. Rodrigo Freitas

    Muito boa essa abordagem sobre esse assunto vocês estão de parabéns pelos conteúdos que vocês publicam….

  8. Ivete Matos

    Olá Monise, obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Uma dúvida: Como certificada em ISO 9001:2015, preciso ter MISSAO, VISÃO E POLÍTICA DE QUALIDADE, OU SOMENTE A POLITICA DE QUALIDADE ATENDE O 5.2 ?

  9. Cristiane Nunes Duarte

    Olá gostei da forma simples e fácil de sua escrita. Mas me ocorreu uma dúvida, em um processo de implantação de um SGQ numa Organização, a elaboração da Política da Qualidade se dá durante as etapas de planejamento estratégico? ou após finaliza-lo? Se durante, deve ser elaborada depois da definição de Missão, Visão e Valores ou da definição dos Objetivos, Metas e Indicadores?

    1. Avatar photo
      Juliana Geremias

      Olá Cristiane,
      Ao iniciar a Implantação de um SGQ, você deve começar estabelecendo uma política de qualidade na empresa. Pois, é ela quem determinará o que sua empresa entende como qualidade e dará um “norte” para as tomadas de decisões.

  10. Parabéns pela clareza na explicação. A Política da Qualidade só tem sentido de fato se ela está acessível e clara para todas as partes interessadas, ressaltando também a importância da política fazer com que os processos e seus operadores também se sintam parte dela!

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