,

Blog da Qualidade

Como evitar o retrabalho e registrar não conformidades

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Gabriel Souza

Gabriel Souza

+ posts

Graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR-CP, atualmente desenvolvedor na empresa Forlogic Software.

Você já se deparou com algum problema dentro da sua empresa que já havia acontecido a algum tempo atrás e que foi eficazmente resolvido, porém não se lembra mais dessa “genial solução”? Saiba então o quanto registrar uma não conformidades pode te ajudar nesses casos.

Mas abertura de não conformidade não é algo negativo? Em todas as etapas da nossa vida, seja pessoal ou profissional, nos esbarramos com obstáculos e imperfeições pelo caminho e aprendemos muito com elas. As não conformidades estão aí para isso, uma não conformidade hoje, pode ser uma oportunidade de melhoria no processo, uma forma de evitar retrabalho e ajudar a equipe a crescer.

Muitas vezes vemos a não conformidade como inimiga, como forma de encontrar um culpado para determinada falha. Porém elas são extremamente úteis, com elas podemos ter um histórico de todo o ocorrido e das atitudes tomadas, isso pode vir a facilitar caso ela ocorra novamente, pois podemos solucioná-la rapidamente ou até mesmo montar uma estratégia para mitigarmos o ocorrido e assim a empresa toda sai ganhando.

Melhoria contínua

Segundo a ISO 9000:2015 não conformidade trata-se de um não atendimento a um requisito pré-estabelecido, seja ele em relação ao produto, fornecedor, algum fator interno ou externo. Por exemplo, se um cliente reclama que não recebeu seu produto na determinada data pré-estabelecida, logo temos um requisito de cliente que não foi atendido.

Trabalhamos prezando pela qualidade extrema, mas sabia que em muitos casos encontrar uma não conformidade é algo excelente para a organização? Mas como assim? Exatamente isso, ao encontrar uma não conformidade podemos estar aprimorando nosso processo de trabalho, Seguem, alguns exemplos de oportunidades:

  • Treinamento dos colaboradores para que possam atender aos requisitos e trabalhar em ações corretivas e preventivas com assertividade;
  • Criação de indicadores para acompanhar o processo e a não conformidade de perto;
  • Uso de novas ferramentas que irão agilizar nossa rotina de trabalho.

Agora entramos em outra questão, mas quem pode estar apontando e gerando novas não conformidades? Todos nós colaboradores da empresa, pois nada melhor do que as pessoas que vivenciam a rotina para sinalizar que tem algo aparentemente “fora dos trilhos”. Obviamente a empresa pode ter um setor especializado na tratativa, porém todos nós podemos contribuir em busca de um trabalho mais assertivo e de qualidade, para que nosso produto/serviço chegue da melhor maneira ao cliente.

 

Otimize seu sistema de gestão promovendo o engajamento do time. Clique aqui e saiba como

 

Tratando não conformidades com o Qualiex

E que tal contar com o auxílio da tecnologia para tratar suas não conformidades? No Qualiex possuímos módulos específicos para cadastro de não conformidades e para registrar indicadores de riscos por exemplo para complementar a tratativa. Com eles conseguimos fazer um ágil gerenciamento e acompanhamento das nossas NC’s. Dentro dos módulos existem algumas ferramentas como Diagrama de Ishikawa e Diagrama dos 5 Porquês que permite-nos realizar uma análise profunda na busca pela causa raiz do ocorrido. 

Existem diversas outras funcionalidades, como emissão de relatórios, possibilidade de anexar documentos e um histórico completo da tratativa, o que permite que acompanhemos as etapas da resolução, enquanto mantemos uma base de informações de fácil acesso para consultas futuras.

Além do mais, o software conta com apoio integral da equipe Qualiex, que está sempre acompanhando o cliente de perto e trazendo novidades constantes para facilitar a rotina de trabalho com o auxílio da tecnologia. Quer saber mais? Acesse: https://qualiex.com/gestao-de-nao-conformidades/ 

Estamos à procura de conformidades

É importante ressaltar que sempre estamos à procura de encontrar os pontos fortes e os aspectos positivos no nosso processo e na rotina de trabalho, mas se por acaso nos depararmos “com uma pedra no caminho […]”, nada melhor do que tornar este caminho mais limpo removendo-a ou até quem sabe fazendo uma bela escultura com essa “pedrinha” encontrada, não é mesmo?

Em um mundo no qual as empresas estão a cada dia prezando mais e mais pela qualidade, devemos analisar constantemente nossos processos, buscando a melhoria contínua. E se precisar de uma ajudinha nessa caminhada já sabe… pode contar com a equipe Qualiex e com o Blog da Qualidade para te auxiliar.

 

Referências:

MELLO, Carlos Henrique Pereira et al. ISO 9001:2000: Sistema de Gestão da Qualidade para Operações de Produção e Serviços. São Paulo: Atlas, 2002.

https://blogdaqualidade.com.br/o-que-e-nao-conformidade/

https://qualiex.com/

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nossos softwares:
Gestão da Qualidade https://qualiex.com/ | Gestão da Metrologia https://metroex.com.br/

Sobre o autor (a)

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Software para gestão da qualidade

Próximo evento Forlogic!

Conheça nossos canais

Conheça o que CEOs e especialista nos assunto estão fazendo para desenvolver as estratégias de suas empresas

Planejamento Estratégico | Transmitido ao vivo em 21 de jan. de 2021

Qualicast - O Podcast da QUALIDADE

21 de Setembro de 2021
Gestão de Documentos para Sua Empresa