Líder de implantação MPS-BR e ISO:9001 no Grupo Forlogic. Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR, e pós-graduada em Testes de Software pela UEL. Mais informações no Linkedin.
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Vou falar nesse post sobre como fazer as pazes com as não-conformidades. Há alguns posts muito bons, escritos nesse blog sobre elas, mas quando se trata do assunto todo esclarecimento é bem-vindo. É um assunto que deve ser de domínio de todos os colaboradores ou pelo menos dos principais líderes dos setores e não apenas da equipe da Qualidade e Representante da Direção, pois quanto mais pessoas envolvidas e comprometidas com a identificação da causa e da resolução dos planos de ações definidos, melhores os resultados.Uma não-conformidade segundo o post “O que é Não-Conformidade?”, é o resultado insatisfatório de um processo, que resulta em um produto que não atende aos requisitos especificados.
Como identificar uma Não-conformidade?
Um passo importante é treinar toda a equipe e deixá-los conscientes de quando é necessário o registro de uma não-conformidade, e o que é importante tratar dentro do contexto estratégico da empresa, para que não tenham dúvidas quando se depararem com uma.A equipe da qualidade deve fazer uma análise prévia de quais casos serão tratados como não-conformidades e divulgar para toda a equipe. Podem estar nesses casos:- Reclamações de Clientes;
- Cancelamento de Clientes;
- Não execução de um processo;
- Não atendimento de um requisito de produto;
- Problemas com a infra-estrutura.
4 comentários em “Fazendo as pazes com as Não-Conformidades”
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