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Informação documentada: registro ou documento?

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Davidson Ramos

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Auditor Líder ISO 9001:2015 e autor de centenas de artigos sobre Gestão da Qualidade, sempre acreditei que as pessoas têm o poder de mudar o mundo a sua volta, desde que estejam verdadeiramente engajadas nisso. Por isso me dedico a ajudar as pessoas a criar laços verdadeiros com seu trabalho, porque pessoas engajadas mudam o mundo!

Sempre recebemos dúvidas aqui no blog. São perguntas sobre gestão, excelência e, principalmente, sobre Qualidade e ISO 9001:2015. Tempos atrás, recebemos uma dúvida legal, e resolvi escrever esse artigo baseado nela. Esse vai ser um artigo um pouco mais técnico, e vai falar sobre informação documentada.

Na dúvida, a leitora perguntou pra gente se ela precisava atualizar os registros da empresa em que ela trabalha toda vez que, por exemplo, atualizasse um processo ou procedimento. Para responder isso, vamos entender um pouco melhor qual é a função da informação documentada na empresa e, depois, entender porque ela deve ser atualizada ou não. Bora lá:

O que é informação documentada?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é informação documentada, mas, caso você já seja um manjador dos paranauês, pode pular esse capítulo e ir direto para o próximo tópico (Qual informação documentada devo atualizar?), ok?

Basicamente, a informação documentada se divide em 2 tipos: documentos e registros. Vejamos as funções de ambos na empresa:

Documentos

Os documentos são informações que estabelecem onde a empresa quer chegar, como os colaboradores deverão agir e como as tarefas deverão ser executadas. Eles servem para orientar as pessoas em relação à algum processo, procedimento, tarefa e etc; servem para mostrar como a atividade deverá ser executada.

Processos e procedimentos formalizados, instruções de trabalho, tutoriais, manuais, guias, modelos de propostas, modelos de ficha ou checklists são exemplos desse tipo de informação documentada.

Registros

Já os Registros são anotações do que aconteceu no passado ou tudo o que mostra o resultado de alguma coisa que foi executada. Eles servem como “prova” de que algo aconteceu, literalmente registrando fatos. Eles são criados para serem consultados e mostram como uma atividade, projeto ou plano de ação foi executado no passado.

Fotos, vídeos, nota fiscais, atas de reunião, evidências de auditorias, propostas assinadas por clientes, formulários de dados preenchidos são exemplos desse tipo de informação documentada.

Qual informação documentada devo atualizar?

Tendo em mente que: os documentos orientam o futuro e os registros mostram o que foi feito no passado, fica mais fácil entender o que deve ser atualizado. Você consegue alterar o passado? A não ser que você seja o Schwarzenegger e tenha voltado para deter a Skynet, acho que não, hehe.

Mas, resumindo, como os documentos falam do futuro, de como as atividades devem ser executadas, eles estão sujeitos à revisão. Afinal, se eu identificar uma melhoria, eu posso adicioná-la ao meu processo por exemplo, né não?

Já os registros não podem ser revisados, porque eles mostram o que aconteceu e isso não pode ser mudado. Para um registro ser alterado, você terá de gerar um novo registro, que vai substituir o antigo. Por exemplo, se você gravou um vídeo e quer mudar alguma coisa nele, você precisará gravar outro vídeo. Se seu cliente assinou um contrato com você, você precisará fazer outro contrato, não poderá simplesmente mudar uma cláusula. E por aí vai.

E como fica a ISO 9001:2015 nessa história?

Se você está um pouco mais atento, percebeu que eu não falei de ISO até agora. Entretanto a informação documentada está sim na ISO, é inclusive ponto chave da norma. Mas não é para criar burocracia, e sim para:

  • apoiar os processos da sua empresa (item 4.4);
  • preservar um dos ativos mais importantes da organização: o conhecimento (item 7.1.6);
  • ajudar a empresa a desenvolver competências (item 7.2);
  • auxiliar o planejamento da organização (item 8.1);
  • garantir melhores produtos e serviços (item 8.3);
  • Entre outros itens.

Só é burocracia se não tiver motivo, razão e utilidade!

Criar, reter e manter registros e documentos não deve ser feito porque a ISO 9001:2015 pede, mas sim porque eles vão ajudar você e sua empresa a serem melhores. Vão ajudar a executar com mais precisão e a alcançar resultados mais conscientes e, com isso, melhores.

Então, se alguém te pedir para produzir informação documentada que nunca vai ser lida ou usada por ninguém, e se essa pessoa (inclusive auditor) te disser: “Faça esse documento porque a norma pede!”. Bem, caia fora! A norma em si, nunca vai executar nada na sua empresa!

[vídeo] Qual a periodicidade ideal para revisão da informação documentada?

A Marina Beffa, Analista da Qualidade aqui da Forlogic, gravou um vídeo falando um pouco sobre a periodicidade de revisão da informação documentada. Ela explicou as diferenças entre documentos e registros e falou da periodicidade ideal para cada empresa.  Essa é uma dúvida que sempre recebemos aqui no blog, então vale a pena assistir!

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19 comentários em “Informação documentada: registro ou documento?”

  1. Lorena Brito

    Amei o artigo Davidson! Aproveitei para mandar para uma galerinha da empresa e explicar a diferença hahaha parabéns, ficou muito claro e fácil de entender.
    Grande abraço parça =]

  2. Ana Cláudia Marquadt

    Davidson, adorei o artigo! Ele me ajudou a compreender que registro está relacionado a fatos do passado e os documentos estão relacionados ao futuro, e como tudo isso pode contribuir com a gestão, de acordo com a ISO. Parabéns =D

    1. Davidson Ramos

      Muito obrigado Ana!

      Fiquei muito feliz com o comentário e por você ter gostado! <3

      Forte abraço!

      Ps: também estou amando seus artigos no Blog da Metrologia! =D

  3. Michelly Oliveira

    Adorei a explicação. Deixei salvo aqui pra quando me pedirem pra criar um novo documento. Onde eu trabalho tenho muita dificuldade que as pessoas aceitem outras formas de registro além de papel. Pra tudo querem um papel impresso. Socorro! haha

    1. Davidson Ramos

      Socorro mesmo, haha!

      Eu também sou muito fã de usar papel, adoro rascunhar as coisas nele! Mas nem sempre o papel é a melhor forma de documentar, existem várias outras formas, muito mais práticas, que podem ser utilizadas. Manda meu artigo pro pessoal, kkkk.

      Muito obrigado pelo comentário, Michelly!

      Forte abraço! 😉

  4. Muito bom esse texto, Davidson. Explicou a diferença de um jeito bem simples e objetivo, estilo Blog da Qualidade, haha. Parabéns mesmo, orgulho ter esse texto teu publicado aqui! <3

  5. Carla Rodrigues

    Excelente artigo! Explica de maneira simples a diferença entre documento e registro.
    Parabéns!!

  6. Kelson Edjorge

    Gostei da explicação mas tenho uma questão.

    Será que pode existir informação documentada fidedigna em presença de sistemas de informação adulterados?

    1. Davidson Ramos

      Fala Kelson! Tudo bom? Você poderia explicar a sua questão um pouco melhor. Não sei se entendi direito. À princípio, se o sistema de informação (acredito que seja de Gestão de Documentos) estiver adulterado, será muito mais difícil, não sei se possível, manter a integridade dos documentos. Seria isso?

  7. Duane Barbosa

    Bom dia, Davidson. Ainda tenho uma duvida.
    Em relação a Documentos, esses que instruem procedimentos de trabalho, é obrigatório que tenha evidências de que o colaborador tenha sido treinado (por exemplo, lista de treinamentos assinada pelo mesmo)?

    1. Davidson Ramos

      Uma dúvida, Duane, você está se referendo ao documentos ou ao registro de treinamento? Você citou 2 informações documentadas diferentes na pergunta.

      O colaborador tem de ser treinado no processo, assim tem de conhecer os procedimentos, ITs, etc. E para evidenciar treinamento é preciso ter registros, que podem ser listas de presença, certificados, etc.

      Espero que tenha respondido sua dúvida!

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