Graduado em Engenharia Elétrica e MBA em Gestão da Qualidade com certificação Black Belt.
- Arthur Orciolihttps://blogdaqualidade.com.br/author/arthur-orcioli/
- Arthur Orciolihttps://blogdaqualidade.com.br/author/arthur-orcioli/
- Arthur Orciolihttps://blogdaqualidade.com.br/author/arthur-orcioli/
- Arthur Orciolihttps://blogdaqualidade.com.br/author/arthur-orcioli/
Depois de realizar diversas auditorias aqui na ForLogic, pude concluir que um relatório de auditoria mal elaborado pode gerar contestações por parte do auditado e prejudicar a credibilidade do processo de auditoria como um todo.
De fato, o relatório de auditoria é a peça mais importante e aguardada, pois é por meio dele que os resultados da auditoria são comunicados.
Por isso, hoje falarei especificamente sobre o relatório de auditoria e me basearei nas diretrizes da Norma ISO 19011, mais precisamente no item 6.6, que nos orienta sobre a preparação, aprovação e distribuição do relatório.
Qual o propósito de um relatório de auditoria?
O relatório de auditoria mostra o que foi examinado na auditoria.
É nesse momento que a direção da empresa tem em mãos dados e fatos para orientar a tomada de decisões e aprimorar a eficácia dos processos organizacionais e operacionais.
Com base na ISO 19011 – Diretrizes para auditorias e sistemas de gestão, seguem as 8 informações que CONVÉM ter em um relatório de Auditoria:
1 – Os objetivos da auditoria.
Definir os objetivos de uma Auditoria é importante para orientação do trabalho dos auditores.
Além disso, para garantir que a auditoria seja eficaz e eficiente e para que as partes interessadas na Auditoria possam entender claramente o que está sendo avaliado e quais os resultados esperados.
2 – O escopo da Auditoria
A definição do escopo de Auditoria, ajuda a garantir que a Auditoria seja objetiva e imparcial.
É importante pois auxilia os auditores a se concentrarem nas áreas mais importantes e relevantes para a organização.
3 – Identificação do cliente da Auditoria
A Auditoria deve ser realizada com base nas necessidades e expectativas do cliente.
Ao identificar o cliente da Auditoria, garantimos que suas expectativas sejam atendidas e ajudamos na definição do escopo da Auditoria e os critérios de avaliação.
4 – Identificação do líder da equipe da Auditoria e seus membros
Ao identificar o líder da auditoria e seus membros, a equipe de auditoria pode ser organizada de forma adequada, com base nas habilidades e conhecimentos necessários para a auditoria.
Isso ajuda a garantir que a auditoria seja conduzida por uma equipe qualificada e experiente, e que a auditoria atenda aos objetivos estabelecidos.
5 – As datas e lugares onde as atividades da Auditoria foram realizadas
É extremamente importante e essencial deixar bem claro e definido a data e o lugar que será realizada a Auditoria.
Além de evitar confusões, ajuda quem ler o relatório a entender o cenário que foi avaliada as evidências e constatações.
6 – O critério da Auditoria
O critério define os requisitos ou expectativas que serão avaliados e comparados com as práticas e procedimentos reais da organização.
A partir disso, ficará muito claro sobre qual ótica as evidências foram avaliadas. Elas respondem o porquê da super conformidade ou não conformidade, comparando o planejado com o executado.
7 – As constatações da Auditoria
As constatações também são importantes porque constituem a base para o relatório de auditoria e ajudam a garantir que o relatório seja objetivo, preciso e completo.
As constatações fornecem informações essenciais que apoiam as recomendações da auditoria e ajudam a organização a entender as implicações dos resultados da auditoria e tomar decisões informadas.
8 – As conclusões da Auditoria
As conclusões são importantes porque fornecem uma visão geral da eficácia do sistema de gestão da organização auditada.
Elas indicam se a organização está operando de acordo com as expectativas e requisitos estabelecidos e se estão sendo adotadas as melhores práticas.
Garanta a qualidade da informação em seu Relatório de Auditoria, para ter qualidade na decisão
O Qualiex é uma ferramenta essencial para simplificar e otimizar o processo de auditorias de Qualidade.
Ele oferece um relatório de Auditoria completo e detalhado, além de automatizar tarefas como: a criação de checklists e a geração de relatórios, simplificando todo o processo.
Além disso, o Qualiex armazena todas as informações relevantes em um único lugar, facilitando o acesso e a organização dos dados.
Com seus recursos avançados de análise de dados, a ferramenta ajuda a identificar tendências e áreas de melhoria para impulsionar a melhoria contínua na organização.
Relatório de auditoria com apenas um clique
O Qualiex é uma ferramenta poderosa para simplificar, agilizar e garantir a precisão do processo de auditoria de Qualidade.
Sua preocupação se concentra em fazer uma boa auditoria, anotar os pontos principais e, executando um bom trabalho, o relatório pode ser gerado com apenas um clique.
Apresente seu bom trabalho de maneira assertiva
É importante lembrar que você pode ter feito um excelente trabalho durante a auditoria, mas se não souber apresentá-lo devidamente, todo o esforço pode ser em vão.
É crucial dedicar tempo à análise e estratégia da empresa, em vez de gastá-lo na consolidação de informações. É fundamental utilizar todos os recursos disponíveis para garantir uma apresentação clara e precisa.
Nesse sentido, o Qualiex é uma ferramenta valiosa que pode ajudar a tomar boas decisões e apresentar o seu trabalho de maneira eficaz. Com sua ajuda, você pode ter certeza de que todo o seu trabalho árduo na auditoria será reconhecido e apreciado.
Conheça a solução definitiva que facilitará suas auditorias, simplificando e otimizando o processo de ponta a ponta.
Agende uma demonstração CLIQUE AQUI.
3 comentários em “Relatório de Auditoria: As 8 informações que não podem faltar”
O conteúdo foi bastante claro e objectivo. Parabéns 🎊
Excelente abordagem. Assunto de extrema relevância para as Organizações. Parabéns!
Interessante orientação, principalmente para que está a iniciar com a carreira.