Blog da Qualidade

Relatório de Auditoria: As 8 informações que não podem faltar

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Arthur Orcioli

Arthur Orcioli

+ posts

Graduado em Engenharia Elétrica e MBA em Gestão da Qualidade com certificação Black Belt. 

Depois de realizar diversas auditorias aqui na ForLogic, pude concluir que um relatório de auditoria mal elaborado pode gerar contestações por parte do auditado e prejudicar a credibilidade do processo de auditoria como um todo.  

De fato, o relatório de auditoria é a peça mais importante e aguardada, pois é por meio dele que os resultados da auditoria são comunicados 

Por isso, hoje falarei especificamente sobre o relatório de auditoria e me basearei nas diretrizes da Norma ISO 19011, mais precisamente no item 6.6, que nos orienta sobre a preparação, aprovação e distribuição do relatório. 

 

Qual o propósito de um relatório de auditoria? 

O relatório de auditoria mostra o que foi examinado na auditoria.  

É nesse momento que a direção da empresa tem em mãos dados e fatos para orientar a tomada de decisões e aprimorar a eficácia dos processos organizacionais e operacionais.  

Com base na ISO 19011 – Diretrizes para auditorias e sistemas de gestão, seguem as 8 informações que CONVÉM ter em um relatório de Auditoria: 

 1 – Os objetivos da auditoria. 

Definir os objetivos de uma Auditoria é importante para orientação do trabalho dos auditores. 

Além disso, para garantir que a auditoria seja eficaz e eficiente e para que as partes interessadas na Auditoria possam entender claramente o que está sendo avaliado e quais os resultados esperados. 

2 – O escopo da Auditoria 

A definição do escopo de Auditoria, ajuda a garantir que a Auditoria seja objetiva e imparcial 

É importante pois auxilia os auditores a se concentrarem nas áreas mais importantes e relevantes para a organização. 

3 – Identificação do cliente da Auditoria 

A Auditoria deve ser realizada com base nas necessidades e expectativas do cliente 

Ao identificar o cliente da Auditoria, garantimos que suas expectativas sejam atendidas e ajudamos na definição do escopo da Auditoria e os critérios de avaliação. 

4 – Identificação do líder da equipe da Auditoria e seus membros 

Ao identificar o líder da auditoria e seus membros, a equipe de auditoria pode ser organizada de forma adequada, com base nas habilidades e conhecimentos necessários para a auditoria.  

Isso ajuda a garantir que a auditoria seja conduzida por uma equipe qualificada e experiente, e que a auditoria atenda aos objetivos estabelecidos. 

5 – As datas e lugares onde as atividades da Auditoria foram realizadas 

É extremamente importante e essencial deixar bem claro e definido a data e o lugar que será realizada a Auditoria.  

Além de evitar confusões, ajuda quem ler o relatório a entender o cenário que foi avaliada as evidências e constatações. 

6 – O critério da Auditoria 

O critério define os requisitos ou expectativas que serão avaliados e comparados com as práticas e procedimentos reais da organização. 

A partir disso, ficará muito claro sobre qual ótica as evidências foram avaliadas. Elas respondem o porquê da super conformidade ou não conformidade, comparando o planejado com o executado. 

7 – As constatações da Auditoria 

As constatações também são importantes porque constituem a base para o relatório de auditoria e ajudam a garantir que o relatório seja objetivo, preciso e completo.  

As constatações fornecem informações essenciais que apoiam as recomendações da auditoria e ajudam a organização a entender as implicações dos resultados da auditoria e tomar decisões informadas. 

8 – As conclusões da Auditoria 

As conclusões são importantes porque fornecem uma visão geral da eficácia do sistema de gestão da organização auditada.  

Elas indicam se a organização está operando de acordo com as expectativas e requisitos estabelecidos e se estão sendo adotadas as melhores práticas. 

Garanta a qualidade da informação em seu Relatório de Auditoria, para ter qualidade na decisão 

O Qualiex é uma ferramenta essencial para simplificar e otimizar o processo de auditorias de Qualidade.  

Ele oferece um relatório de Auditoria completo e detalhado, além de automatizar tarefas como: a criação de checklists e a geração de relatórios, simplificando todo o processo.  

Além disso, o Qualiex armazena todas as informações relevantes em um único lugar, facilitando o acesso e a organização dos dados.  

Com seus recursos avançados de análise de dados, a ferramenta ajuda a identificar tendências e áreas de melhoria para impulsionar a melhoria contínua na organização.  

Relatório de auditoria  com apenas um clique

O Qualiex é uma ferramenta poderosa para simplificar, agilizar e garantir a precisão do processo de auditoria de Qualidade. 

Sua preocupação se concentra em fazer uma boa auditoria, anotar os pontos principais e, executando um bom trabalho, o relatório pode ser gerado com apenas um clique. 

Relatório de auditoria

 

 

Apresente seu bom trabalho de maneira assertiva 

É importante lembrar que você pode ter feito um excelente trabalho durante a auditoria, mas se não souber apresentá-lo devidamente, todo o esforço pode ser em vão.  

É crucial dedicar tempo à análise e estratégia da empresa, em vez de gastá-lo na consolidação de informações. É fundamental utilizar todos os recursos disponíveis para garantir uma apresentação clara e precisa.  

Nesse sentido, o Qualiex é uma ferramenta valiosa que pode ajudar a tomar boas decisões e apresentar o seu trabalho de maneira eficaz. Com sua ajuda, você pode ter certeza de que todo o seu trabalho árduo na auditoria será reconhecido e apreciado. 

Conheça a solução definitiva que facilitará suas auditorias, simplificando e otimizando o processo de ponta a ponta.  

Agende uma demonstração CLIQUE AQUI. 

Sobre o autor (a)

3 comentários em “Relatório de Auditoria: As 8 informações que não podem faltar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!