Blog da Qualidade

Engajamento da diretoria: sobre comunicar informações do SGQ

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Davidson Ramos

Davidson Ramos

+ posts

Auditor Líder ISO 9001:2015 e autor de centenas de artigos sobre Gestão da Qualidade, sempre acreditei que as pessoas têm o poder de mudar o mundo a sua volta, desde que estejam verdadeiramente engajadas nisso. Por isso me dedico a ajudar as pessoas a criar laços verdadeiros com seu trabalho, porque pessoas engajadas mudam o mundo!

Saber comunicar as informações do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) é fundamental para o engajamento da diretoria. Afinal, se você não conseguir fazer as informações fluírem, provavelmente não vai conseguir demonstrar o valor da Qualidade para os diretores (tema do nosso 1º artigo sobre engajamento da alta direção).

Por isso, reservamos um artigo só para falar sobre comunicação. A própria ISO 9001:2015 tem um item q21ue fala sobre isso, então sabemos que esse é um assunto bastante debatido. Porém, muito mais importante que sabe “o quê” comunicar é saber “como” comunicar. E esse é o tema central desse texto.

Comunicar informações do SGQ é traduzir o que é importante para as pessoas

Já recebemos diversos e-mails de profissionais que não sabem quais são os objetivos da qualidade na empresa. Que “a diretoria não deixa claro, não quer discutir isso”.

Ok, então vamos voltar um pouco ao nosso artigo anterior. Em um dos capítulos, sugerimos algumas perguntas para orientar o trabalho da Qualidade. Perguntas que ajudam a conectar o nosso trabalho a aspectos importantes para quem dirige a empresa. A proposta de discussão era essa:

“Sabe aqueles produtos que não são entregues? Está vendo essa reclamação de cliente? Está vendo esta linha de produção que faz apenas 50% dos produtos dentro do planejado? Esses produtos que são refeitos? A gente pode resolver isso dessa ou daquela forma. E se fizéssemos isso ou aquilo?” (se você não leu o artigo, pode ler neste link)

Essas são questões que dificilmente um diretor vai se recusar a discutir com você. Pois elas têm impacto direto nos resultados da empresa. Agora, pense comigo, se você as discutir com a alta direção e vocês decidirem trabalhar nisso, você já não tem um Objetivo da Qualidade (ou vários)?

Cuidado com o “Qualitês”

Até aqui tudo bem, certo? O problema é que a ISO 9001:2015 diz que “A organização deve estabelecer objetivos da qualidade” (item 6.2.1)! Então, o que acontece, é que a gente sente a necessidade inefável de convocar uma reunião formal. De colocar meio mundo de gente em volta de uma mesa e fazer o ritual dos rituais. Tudo isso para, então, no final, a gente se irrita por a diretoria “só querer o certificado na parede“.

Perceba, enquanto você estiver aplicando a norma cegamente na sua empresa, a sua empresa vai receber a norma de forma igualmente cega. Pois não adianta querer aplicar regras, cláusulas e procedimentos e querer colher conscientização e engajamento. (Seja da diretoria ou dos colaboradores)

Dessa forma, nosso papel, como profissional da Qualidade, é traduzir normas e rotinas da qualidade em ações úteis ao SGQ e, assim, à empresa. Parte primordial do nosso trabalho é dar significado às coisas. Porque enquanto não nos dermos conta disso, vamos sofrer mais e mais com falta de engajamento e conscientização.

Precisamos falar a língua que as pessoas entendem

Se você está atento ao texto e leu o artigo anterior, deve ter percebido, então, que não é possível demostrar valor sem saber comunicar as informações do SGQ. Afinal são dois assunto extremamente relacionados. Tanto que, quando divulguei o texto sobre valor, um leitor do LinkedIn antecipou o artigo sobre comunicação. Olha só:

 

Comentário de um leitor sobre a importância de saber comunicar as informações do SGQ para engajar a diretoria.
Comentário de um leitor sobre a importância de saber comunicar as informações do SGQ para engajar a diretoria.

A colocação do Diogo Alvez foi perfeita. Tanto que eu realmente “roubei a frase dele” para o nosso texto, hehe. Então, vale ressaltar:

A qualidade precisa falar a linguagem da diretoria, e a linguagem da diretoria é, por muitas vezes, a financeira!

É sempre uma questão de absoluta clareza!

Resumindo tudo: seja muito claro sobre resultados, entradas e saídas de processos e sobre como isso impacta o trabalho e a estratégia como um todo. E não, você não precisa usar a linguagem da norma. (Não precisa e, muitas vezes, não deve)

A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é estratégica, não é um enfeite para a empresa. Então, assim como toda a empresa, a Qualidade tem de trabalhar para ajudar a alcançar os objetivos da organização. Não para atender normas!

Esse “alinhamento de expectativas” nada mais é do que conscientizar as pessoas a respeito dos resultados esperados (de novo, seja diretoria ou colaboradores). E mais, resultados esses que têm de ajudar a empresa a chegar na sua estratégia de curto e longo prazo. Que têm de ajudar a empresa alcançar sua visão, cumprir os objetivos estratégicos!

Objetivos definidos, é hora de executar!

Agora é hora de utilizar todos os seus conhecimentos e todas as ferramentas da qualidade disponíveis para fazer o que precisa ser feito.

O engajamento está intimamente ligado aos resultados. Pois não é possível engajar a diretoria sem entregar resultados. E sim, a responsabilidade aqui é enorme, tão grande quanto a possibilidade de ações que você pode executar. Talvez, agora, você provavelmente deve ter pensado:

Mas e se os resultados não vierem?

A gente sabe: dá um frio na espinha só de pensar (e sim, pode acontecer). Porém, se você, por exemplo, rodar um PDCA de forma consciente, envolvendo as pessoas e utilizando as ferramentas certas, estudando o que será feito, não tem como não dar certo. Você vai alcançar algum resultado! Entretanto, pode até acontecer de não ser exatamente o resultado que você esperava.

Mas veja, mesmo que você só alcance 50% do objetivo, por exemplo, você poderá mostrar o que foi feito e as conclusões a que você chegou! Ainda usando o PDCA, você precisa entender que, após rodar um ciclo completo, você aprenderá muito sobre o processo e sobre o objetivo que você queria alcançar, e isso é muito valioso!

Portanto, não se esqueça: o que você aprende durante todo o processo também é um resultado do que foi feito! Até porque isso vai te ajudar a fazer melhor no próximo ciclo. E alcançar mais resultados.

Comunicação é parte concreta do processo

Muitas vezes, também, o resultado não vai vir logo de cara. Você terá de trabalhar muito e também terá que contar com pessoas que trabalham junto com você. Isso significa (e reforça) que você terá de ser um excelente comunicador!

Você terá de trazer as pessoas para perto de você. Mas as pessoas não acreditarão ou trabalharão naquilo que elas não acreditam que possa impactar no trabalho delas. É aqui que você precisa conectar o trabalho com a realidade das pessoas. (E, mais uma vez, não importa se estamos falando de diretoria ou de colaboradores!)

Essa conexão precisa ser criada para que você consiga fazer um bom trabalho, contando com o apoio de todos. E nós não vamos te enganar, não vamos mentir: não, não é fácil, não é simples! (Por exemplo, aqui na Forlogic, para fazer um trabalho bem-feito, precisamos dedicar uma semana de atividades ao Planejamento Estratégico 2019). Então, prepare-se, vai ser um trabalho diário, contínuo e muito preciso. Mas acredite, vai valer muito a pena! 😉

Sobre o autor (a)

2 comentários em “Engajamento da diretoria: sobre comunicar informações do SGQ”

  1. Diogo Alves das Neves

    Bom Davidson, o que dizer!!??? Você arrebenta nos artigos. Conhece as dificuldades que todo aquele que trabalha na área na Qualidade teve, tem ou terá. É disso que estou falando. Algo que nos mostre que é possível mostrar um trabalho com excelência, por mais que haja muito trabalho duro, existe também um resultado eficaz.
    Continuo lendo seus artigos e contribuindo no que puder….

    PS.: obrigado por citar minha frase hahaha…..

    1. Davidson Ramos

      Haha, que isso Diogo! Eu que agradeço o feedback e, é claro, o insight que usei no artigo! Muito grato por acompanhar a gente!

      Ah, estou esperando aquele artigo para publicarmos, hein?

      Forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!